Destaque

Ram Classic pode sair de linha na virada do ano

Mudança feita na Ram 1500 pode fazer com que a Classic saia de linha muito em breve. Mas haverá substituta?

RAM Classic Night Edition [divulgação]
RAM Classic Night Edition [divulgação]

Preparando o terreno para a chegada da Dakota, que foi recentemente confirmada por um sindicato da marca, a Ram Classic pode sair de linha na virada do ano. A renovação da linha 1500 fez com que a discrepância para a velha Ram ficasse ainda mais evidente, indicando que o fim de produção pode estar próximo.

Segundo informações do site The Drive, a ausência da linha 2024 para a Ram Classic no configurador da marca nos EUA pode indicar o fim de vida do modelo. Consultada, a assessoria de imprensa da Stellantis nos EUA afirmou que não anunciou nada até o momento, mas que avisará assim que houver algo.

A suspeita do site é que a mensagem esquivando do assunto indique que a Ram Classic de fato será descontinuada. Atualmente ela é produzida no México, o que a torna substancialmente mais barata que a Ram 1500, ao menos para os brasileiros. Hoje a Classic mais cara sai por R$ 375.150 e a 1500 de entrada custa R$ 496.990.

Nos EUA, a diferença da Classic mais barata para a 1500 de entrada é de apenas US$ 3.400 (R$ 16.712). Aqui no Brasil, atualmente a Classic é a Ram mais vendida entre as grandes – afinal, em dois meses a Rampage se tornou lider. Segundo a Fenabrave foram 1.824 unidades da Classic no ano contra 1.367 unidades da 2500 e 1.229 unidades da 1500.

Pode ser culpa do V8

Atualmente, os EUA recebem a Classic nas versões Tradesman e Warlock. A primeira é totalmente voltada ao trabalho, com visual basicão dotado de para-choques pretos e rodas de aço. Já a Warlock tem pegada off-road como a 1500 Rebel. Nenhuma delas é igual às versões Laramie e Laramie Night Edition oferecidas no Brasil.

RAM Classic Laramie [divulgação]
RAM Classic Laramie [divulgação]

Outra evidência da possível morte da Ram Classic se dá por conta do motor 5.7 HEMI V8 entrar em processo de descontinuação. As Ram mais modernas usarão motor seis cilindros, enquanto outros modelos da Stellantis trocarão o V8 por uma unidade híbrida ou pelo próprio V6 da nova 1500. Como a Classic só usa o V8, seus dias podem estar contados.

Para você, a Ram Classic fará falta? Conte nos comentários.

.

>>Ram Rampage vende mais que Chevrolet S10 em outubro

>>Ram Classic é o gigantismo contra o clichê | Avaliação

>>Ram 1500 vira híbrida que faz 1.110 km com um tanque