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RAM Dakota (1200) é flagrada novamente com menos camuflagem

Flagrada no Brasil, a RAM Dakota (1200) chegará em breve para concorrer com as médias Toyota Hilux e Ford Ranger

Flagra RAM 291 [CarScoops]
Flagra RAM 291 [CarScoops]

As montadoras americanas já lideram o segmento de luxo das picapes no Brasil, mas ainda falta um nicho que será dominado muito em breve. A RAM Dakota, que também poderá ser chamada de 1200, foi flagrada novamente no Brasil, agora perdendo mais camuflagens e disfarces.

Fotos recentes obtidas pelo site CarScoops mostram que a picape está rodando no Brasil com menos disfarces e já com o visual de produção final. Felizmente o protótipo perdeu as grandes peças de papelão preto que a Stellantis utilizava para esconder com mais vigor o seu design.

RAM Dakota (ou 1200)

Antes de tudo vale ressaltar que, embora seja conhecida informalmente como Dakota, a nova picape pode adotar algum outro nome. Devido ao uso dos numerais nos nomes dos modelos da RAM, também é possível que ela se chame 1200. Contudo, Dakota, com certeza, seria mais emblemático e chamativo. Por isso é o batismo mais esperado.

Flagra RAM Dakota [CarScoops]
Flagra RAM Dakota [CarScoops]
Os flagras brasileiros mostram que aos poucos a picape está perdendo a timidez e revelando mais seu design. A dianteira emprega uma grade com barras horizontais, ao menos nesse modelo de testes. Os faróis parecem ser mais finos do que aqueles utilizados pelas irmãs maiores, como 1500, 2500 e 3500.

Na lateral podemos ver rodas de cinco raios (provavelmente provisórias) e retrovisores relativamente grandes, maiores que os da Fiat Toro. Assim como esperado, o novo modelo da RAM parece adotar linhas um pouco mais joviais e esportivas em comparação com as irmãs maiores.

Flagra RAM Dakota [CarScoops]
Flagra RAM Dakota [CarScoops]
Olhando a traseira percebemos facilmente que a Stellantis está utilizando uma grande peça para esconder a região superior da caçamba. Falando nisso, a tampa do compartimento de carga parece ser bem alta, enquanto as lanternas serão verticais e muito provavelmente totalmente iluminadas em LED.

Qual o segmento da Dakota?

O Grupo Stellantis ainda está fazendo muito mistério a cerca de muitas informações dessa nova picape. Porém, sabemos que ela está sendo projetada sobre uma versão alongada da plataforma Small Wide 4×4, que é utilizada pelos Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro.

Flagra RAM Dakota [CarScoops]
Flagra RAM Dakota [CarScoops]
Contudo, é importante dizer que o novo modelo não será só uma Fiat Toro bombada como muitos imaginavam. Fontes ligadas à marca contaram ao Auto+ que esse era o visual utilizado no começo do desenvolvimento, mas que a Stellantis decidiu distanciar mais as duas camionetes. “Esquece da Toro. A Dakota é outro carro. Não vai ter nenhuma peça igual”, nos disse a fonte.

Tudo indica que o novo modelo terá um porte maior em relação a Toro, que tem 4,94 m. Por esse motivo podemos esperar um porte bem próximo ao de picapes médias como a Toyota Hilux e Ford Ranger, que possuem 5,32 m e 5,35 m, respectivamente.

Flagra RAM Dakota [CarScoops]
Flagra RAM Dakota [CarScoops]
A intenção da RAM é ter uma caminhonete com carroceria monobloco para brigar com as tradicionais médias feitas sobre chassis. Isso deve ser feito, mas trazendo uma proposta um pouco mais urbana, algo que está cada vez mais comum nas picapes. Sendo assim, espera-se que o uso off-road não seja o foco, e sim o conforto e espaço.

De acordo com o apurado pelo Auto+ anteriormente, a Dakota será o modelo mais refinado da Stellantis produzido no Brasil. Ela será fabricada na mesma planta dos Jeep nacionais e da Toro, em Goiana (PE). Esse fato indica que nós podemos esperar uma lista de equipamentos muito recheada, assim como bastante conforto e um interior bem luxuoso.

Flagra RAM Dakota [CarScoops]
Flagra RAM Dakota [CarScoops]

Novos motores

O novo produto da montadora também terá motores inéditos no Brasil até então. Duas motorizações estão sendo desenvolvidas para os Jeep Compass e Commander, e é exatamente eles que a nova RAM provavelmente utilizará.

Estamos falando de um propulsor 2.0 turbo flex de quatro cilindros em linha, que será baseado no conjunto do Jeep Wrangler, e de um 2.2 turbo diesel. Este também tem quatro cilindros em linha e já é utilizado na Europa.

RAM Dakota com camuflagem mais pesada [BFMS]
RAM Dakota com camuflagem mais pesada [BFMS]
Para que não haja falta de desempenho, os dois devem trazer potências acima dos 200 cv, principalmente porque o mercado de picapes médias não aceita muito bem os motores com potência menor que essa. A transmissão deve ser a já conhecida automática convencional de 9 velocidades, enquanto a tração 4×4 ficará disponível também para as duas motorizações.

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