Destaque

Skoda Fabia, que será base para o VW Gol SUV, terá versão esportiva

Nova geração do Skoda Fabia Monte Carlo revelada em sketch abre caminho para um possível Volkswagen Gol SUV GTS no futuro aqui no Brasil?

Volkswagen Gol SUV
Skoda Fabia Monte Carlo [divulgação]

Base para o futuro Volkswagen Gol SUV, o Skoda Fabia ganha primeiro teaser de uma versão apimentada. Batizada de Monte Carlo, a variante esportiva do hatch compacto poderia ser um presságio de um possível Gol SUV GTS?

Os Skoda Monte Carlo, em geral, têm poucas mudanças visuais em relação aos modelos regulares. São alterações sutis para dar aquele toque a mais de esportividade: até mais discretas do que os Volkswagen GTS vendidos no Brasil. Na dianteira, por exemplo, o Skoda Fabia Monte Carlo tem apenas grade preta e uma saia discreta.

Novas rodas de liga-leve com desenho esportivo e aro grande chamam atenção. Elas casam com o teto e retrovisores com pintura preta, que estarão presentes no Volkswagen Gol SUV. Já na traseira, ele traz lanternas escurecidas, aerofólio, nome Skoda em preto e poderá contar com saída de escape aparente.

Volkswagen Gol SUV
Skoda Fabia Monte Carlo [divulgação]
Por dentro, o Fabia Monte Carlo traz elementos em fibra de carbono contrastando com faixas vermelhas no painel, portas e próximo da manopla de câmbio. O volante esportivo com base reta traz o emblema Monte Carlo e costuras vermelhas junto ao couro. Painel de instrumentos digital é de série, como será no Gol SUV, enquanto a central multimídia maior é opcional.

A Skoda ainda não falou sobre a motorização do Fabia Monte Carlo, mas apenas duas opções são cotadas. Os modelos de entrada terão motor 1.0 TSI três cilindros turbo de 110 cv – o mesmo que equipará o Volkswagen Gol SUV, mas com mais potência no modelo nacional. Já o Monte Carlo mais apimentado terá motor 1.5 TSI de 150 cv.

Skoda Fabia Monte Carlo [divulgação]
O 1.0 TSI será pareado à transmissão manual de seis marchas, enquanto o 1.5 TSI (versão evoluída do 1.4 TSI usado por Polo GTS, Virtus GTS, T-Cross Highline e Taos no Brasil) será exclusivamente ligado a caixa de dupla embreagem DSG com sete marchas. Opcionalmente haverá suspensão mais baixa e firme, como acontece com o Polo GTI europeu.

>>Exclusivo: este é o novo Volkswagen (246) Gol SUV 2023

>>Volkswagen Taos é o único carro 5 estrelas no Latin NCAP

>>VW Nivus volta a ter central multimídia de série, mas encarece de novo