Sobrou para a gêmea da Fiorino

Stellantis faz recall em carros da Jeep e Ram e afeta 350 mil carros

A Stellantis está preocupada com problemas no Jeep Grand Cherokee e na Ram Promaster e está com um grande recall, só que lá fora

Jeep Grand Cherokee Summit 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee Summit Reserve 4xe [divulgação]

Os recalls são efetuados para a correção de problemas de produção nos carros. A Stellantis está em alerta e exigiu que as marcas Jeep e Ram chamassem alguns modelos para correção de alguns inconvenientes. Se somados, o chamado afeta mais de 350 mil unidades do Grand Cherokee e até da Ram Promaster Rapid, um clone da Fiat Fiorino brasileira.

O problema que mais chama atenção é o que acomete os Grand Cherokee produzidos entre 2021 e 2023. Cerca de 338 mil unidades do SUV precisam ir com urgência para uma oficina da montadora, pois o parafuso que une a coluna de direção com a carroceria pode se soltar. Caso isso aconteça, toda a peça se desprende do painel e um possível acidente com consequências graves pode vir a acontecer.

Até a variante L do Grand Cherokee está envolvida nesse recall, batizado de 24V-132. Os mecânicos irão substituir esses parafusos que vieram danificados de produção por novos de forma gratuita. A Jeep revelou que ao passar por uma lombada e o modelo fizer um ruído anormal, é ideal que o condutor procure assistência da marca. Por sua vez, os modelos produzidos entre 2023 e 2024 também precisam voltar para as oficinas, só que o problema é um pouco menos grave.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Clone da Fiorino?

Já outros 9.433 Grand Cherokee com produção entre o ano passado e este ano, estão com dificuldade na iluminação. O que acontece é que caso a haste do farol esteja no modo automático, o farol alto pode não ser ativado quando o motorista o apertar. Neste caso, haverá um técnico especializado na atualização do software dessa peça. Assim, o problema será corrigido.

Por fim, outro modelo da Stellantis e que está sob alerta de recall é a Ram Promaster Rapid. Ela nada mais é do que a Fiorino vendida no Brasil, só que com leves modificações e o logo da Ram. Ela só é voltada para exportação. Aproximadamente 270 unidades fabricadas entre 2022 e 2023 apresentam falha no detector do cinto de segurança do motorista. Ou seja, o cinto pode estar afivelado, mas o sensor não reconhece. O serviço é feito em uma concessionária da marca.

RAM ProMaster Rapid [divulgação]
RAM ProMaster Rapid [divulgação]

Já viu algum desses modelos da Stellantis? Conte nos comentários


>>Nivuszão? VW T-Roc se transformará em Nivus tamanho M

>>Novo SUV compacto elétrico da Toyota chega em 2025

>>Fiat salvou a Dodge e Chrysler de fazer carros com Nissan e Chery