Manutenção

Saiba como cuidar dos faróis do seu carro

Peça importante dos carros, os faróis auxiliam e muito na condução, só que exigem certos cuidados para funcionarem corretamente

Lei do farol aceso mudou [pixabay]
Lei do farol aceso mudou [pixabay]

Item essencial dos carros desde sempre, os faróis funcionam como os olhos humanos. Sua principal função é iluminar e ajudar o motorista a enxergar o que há na via e dessa forma, poder evitar um possível problema. Já que se trata de um acessório imprescindível, conheça neste tutorial como cuidar corretamente dos faróis do carro.

Farol sem direção

É comum em veículos que trafegam em muitas vias, lidarem com pisos irregulares. Estes por sua vez, podem desregular muitas peças, entre elas os faróis. Para evitar grandes problemas, o motorista deve estacionar o carro em um local plano e próximo de uma parede. Assim, ao ligar os faróis ele irá perceber caso os faróis estejam em perfeito estado ou não. Se eles estiverem com o direcionamento errado, basta apenas abrir o capô do modelo, encontrar os parafusos dessas peças e regulá-los corretamente.

Possíveis defeitos

Como estas duas peças são fundamentais para os veículos, se por acaso os faróis estiverem com o ângulo de iluminação diferente do reto, é aconselhado uma visita a uma oficina especializada na parte eletrônica. Outro problema comum, são as falhas ao desligar os faróis, pois quando eles não são desativados corretamente, pode ser que os fusíveis estejam sobrecarregados ou a parte elétrica esteja precisando de uma revisão. Nada que um especialista no assunto não possa ajudar o piloto.

Farol do carro
Farol do carro [Divulgação]

Clima intrometido

Parece estranho, mas não é. Os efeitos climáticos afetam os humanos e também os carros, principalmente os faróis. Desse modo, o motorista não deve deixar o modelo exposto por muito tempo aos raios solares nem a chuva intensa. Se puder, estacione o veículo em um espaço coberto e tome cuidado com a umidade. Se o automóvel tiver ido para a praia, é recomendado na volta, que o condutor lave os faróis, assim eles não sofrerão com a maresia.

Cuidado com a vedação

Não é um bom sinal ver água dentro do farol do automóvel e caso isso aconteça, é sinal que a borracha de vedação precisa ser trocada. Já que, um curto-circuito nesta peça pode trazer problemas graves. Se mesmo com a nova borracha de vedação o problema persistir, o condutor precisará trocar o suporte completo.

DRL é diferente dos detalhes em LED no farol [pixabay]
DRL é diferente dos detalhes em LED no farol [pixabay]

Você sabia de todos esses cuidados que os faróis dos carros exigem? Tem alguma dúvida sobre manutenção dos veículos? Conte nos comentários

>>Aprenda a cuidar corretamente do escapamento dos carros

>>Aprenda a cuidar corretamente do câmbio automático

>>Saiba como escolher a gasolina ideal para seu carro