Ao vivo
Home » Destaque » Sucessor do Audi TT e R8 com visual polêmico já roda nas ruas antes do lançamento

Destaque

Já chegou?

Sucessor do Audi TT e R8 com visual polêmico já roda nas ruas antes do lançamento

Apresentado no Salão de Munique, o cupê elétrico da Audi quer repetir o mesmo impacto do TT nos anos 1990

3 min de leitura

Quando a Audi revelou o Concept C no início de setembro, durante o Salão de Munique, muitas pessoas achavam que seria só mais um conceito futurista que depois somem no tempo. Mas a marca das quatro argolas resolveu provar o contrário. Pouco mais de um mês depois, o carro já está rodando pelas ruas da Europa, devidamente emplacado, piscas, limpadores e buzina, como um carro de verdade.

O Concept C é o embrião do sucessor elétrico do TT e do R8, dois esportivos que deram tchau ao mundo entre 2023 e 2024, vítimas da eletrificação e da busca por margens mais rentáveis. 

Segundo o CEO da Audi, Gernot Döllner, esse conceito marca o chamado TT Moment 2.0, ou seja, uma tentativa de causar o mesmo impacto que o primeiro TT teve nos anos 1990, quando reinventou o design da marca.

Referências no design ousado

Audi Concept C em movimento na estrada
Audi Concept C substituto do TT e R8 [Divulgação]

Visualmente, o Concept C é uma verdadeira colagem da história da Audi. Ele mistura elementos do TT, do superesportivo R8, do conceito Avus de 1991, dos monopostos Auto Union Type C e até do raro Rosemeyer, mostrado no ano 2000. 

O resultado é um cupê de linhas musculosas, com 4,52 metros de comprimento, 1,98 m de largura e apenas 1,27 m de altura. Dimensões essas que o aproximam muito mais de um R8 do que de um TT.

Audi Concept C estático
Audi Concept C substituto do TT e R8 [Divulgação]

Outro detalhe curioso é o teto rígido retrátil em duas partes, o primeiro na história da Audi. Ele transforma o cupê em um roadster com poucos toques, antecipando o que veremos na produção em 2027.

Mecânica e plataforma compartilhada

Segundo Daniel Schuster, porta-voz de desenvolvimento técnico da Audi ouvido pelo site Motor1.com, o Concept C usa uma nova arquitetura desenvolvida dentro do Grupo Volkswagen, que será compartilhada com os futuros Porsche 718 elétricos (Boxster e Cayman), previstos para 2026.

Audi Concept C estático ao lado do TT
Audi Concept C substituto do TT e R8 [Divulgação]

Por enquanto, o protótipo feito para fazer as imagens utiliza um único motor elétrico traseiro, com velocidade máxima limitada a cerca de 145 km/h. A versão de produção, porém, deve oferecer tração integral (quattro) e potências que podem chegar perto dos 1.000 cv, além de autonomia de até 700 km no ciclo WLTP.

O conjunto de baterias fica atrás do motorista e à frente do eixo traseiro, simulando o comportamento de um carro com motor central, como os antigos R8. Com 1.690 kg, ele pesa praticamente o mesmo que um R8 V10 Spyder.

Audi Concept C estático ao lado do TT
Audi Concept C substituto do TT e R8 [Divulgação]

A Audi afirma que 87% do design atual ficará para a versão final. O Chief Creative Officer Massimo Frascella confirmou que o modelo definitivo será oferecido apenas como conversível, sem versão cupê tradicional. Além disso, a produção está confirmada para 2027, com uma tiragem anual “na casa dos baixos cinco dígitos”, segundo Döllner.

Será que a Audi vai conseguir fazer o Concept C causar o mesmo impacto que o TT teve nos anos 1990? Compartilhe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar