Quando a Audi revelou o Concept C no início de setembro, durante o Salão de Munique, muitas pessoas achavam que seria só mais um conceito futurista que depois somem no tempo. Mas a marca das quatro argolas resolveu provar o contrário. Pouco mais de um mês depois, o carro já está rodando pelas ruas da Europa, devidamente emplacado, piscas, limpadores e buzina, como um carro de verdade.
O Concept C é o embrião do sucessor elétrico do TT e do R8, dois esportivos que deram tchau ao mundo entre 2023 e 2024, vítimas da eletrificação e da busca por margens mais rentáveis.
Segundo o CEO da Audi, Gernot Döllner, esse conceito marca o chamado TT Moment 2.0, ou seja, uma tentativa de causar o mesmo impacto que o primeiro TT teve nos anos 1990, quando reinventou o design da marca.
Referências no design ousado



Visualmente, o Concept C é uma verdadeira colagem da história da Audi. Ele mistura elementos do TT, do superesportivo R8, do conceito Avus de 1991, dos monopostos Auto Union Type C e até do raro Rosemeyer, mostrado no ano 2000.
O resultado é um cupê de linhas musculosas, com 4,52 metros de comprimento, 1,98 m de largura e apenas 1,27 m de altura. Dimensões essas que o aproximam muito mais de um R8 do que de um TT.

Outro detalhe curioso é o teto rígido retrátil em duas partes, o primeiro na história da Audi. Ele transforma o cupê em um roadster com poucos toques, antecipando o que veremos na produção em 2027.
Mecânica e plataforma compartilhada
Segundo Daniel Schuster, porta-voz de desenvolvimento técnico da Audi ouvido pelo site Motor1.com, o Concept C usa uma nova arquitetura desenvolvida dentro do Grupo Volkswagen, que será compartilhada com os futuros Porsche 718 elétricos (Boxster e Cayman), previstos para 2026.



Por enquanto, o protótipo feito para fazer as imagens utiliza um único motor elétrico traseiro, com velocidade máxima limitada a cerca de 145 km/h. A versão de produção, porém, deve oferecer tração integral (quattro) e potências que podem chegar perto dos 1.000 cv, além de autonomia de até 700 km no ciclo WLTP.
O conjunto de baterias fica atrás do motorista e à frente do eixo traseiro, simulando o comportamento de um carro com motor central, como os antigos R8. Com 1.690 kg, ele pesa praticamente o mesmo que um R8 V10 Spyder.



A Audi afirma que 87% do design atual ficará para a versão final. O Chief Creative Officer Massimo Frascella confirmou que o modelo definitivo será oferecido apenas como conversível, sem versão cupê tradicional. Além disso, a produção está confirmada para 2027, com uma tiragem anual “na casa dos baixos cinco dígitos”, segundo Döllner.
Será que a Audi vai conseguir fazer o Concept C causar o mesmo impacto que o TT teve nos anos 1990? Compartilhe seu comentário!



