Destaque

Sucessor do Fiat Uno será baseado no novo Citroën C3

Com visual inspirado nos SUVs, mas carroceria quadrada, sucessor dos Fiat Uno e Panda nascerá a partir do Citroën C3

Fiat Centoventi [divulgação] Uno Mille escada no teto
Fiat Centoventi [divulgação]

Lançado no Brasil e na Índia, a quarta geração do Citroën C3 se tornará global em breve, mas também dará origem a um novo Fiat. A nova geração do Panda, primo europeu do Fiat Uno, será baseada no compacto francês. E há chance de que o Uno ressurja no Brasil usando a mesma estratégia.

Segundo informações do Foro Coches Electricos, a Stellantis planeja produzir o novo Citroën C3 e o sucessor o Fiat Panda na Europa, mas não necessariamente na mesma fábrica. Para a Europa, a Stellantis fará melhorias de acabamento e de refinamento na construção para tornar o C3 compatível com a realidade do mercado.

Contudo, ele será vendido lá somente com motor elétrico, ao contrário do novo Panda. O Fiat usará os motores 1.2 PureTech da Citroën e da Peugeot, além de opções elétricas. Como a marca italiana precisa ganhar volume no Velho Continente, não pode abrir mão dos motores a combustão agora. O ë-C3 e o Panda elétrico terão motores de 82 cv ou 109 cv.

Citroën C3 [divulgação]
Citroën C3 [divulgação]
O novo Panda será fortemente inspirado no conceito Centoventi apresentado em 2019. O modelo é inspirado na primeira geração do Panda que era, basicamente, um mini Fiat Uno. Ou seja, as linhas da botinha ortopédica mais amada do Brasil estarão lá também. Só que, por mais que seja baseado no novo C3, não haverá peças de carroceria compartilhada entre eles.

A ideia é exatamente a mesma que já ocorre entre Opel Corsa e Peugeot 208, ou entre Opel Astra e Peugeot 308. São modelos com mesma base, diversos componentes compartilhados, mas é impossível ver um no outro.

Fiat Centoventi [divulgação]

Mas e o Brasil?

A atual geração do Fiat Panda nada mais era do que um Fiat Uno gourmet para a Europa. Tanto que os modelos dividiam diversos componentes de carroceria. Além disso, o desenvolvimento do novo Citroën C3 foi feito fortemente pelo time de design e engenharia da PSA e depois da Stellantis em nosso país.

Como Panda e C3 se tornarão carros muito próximos, cresce exponencialmente a chance de que o modelo possa ser vendido no Brasil como Uno. A ideia é que a plataforma CMP / STLA Small seja usada por todos os modelos pequenos do grupo. Em algum momento o Mobi e o Argo precisarão ser substituídos e esse projeto tem potencial para o nosso mercado.

Citroën C3 [divulgação]
Citroën C3 [divulgação]

>>Futuro SUV da Citroën pode ser uma perua 7 lugares do novo C3

>>Novo Citroën C3 vai dar origem a um sedã no Brasil em breve

>>Citroën C3 2023 está pronto para ser uma revolução | Impressões