Destaque

SUVs tartarugas: conheça os 10 mais lentos do Brasil

Os SUVs são a categoria da moda hoje no Brasil, mas nem sempre eles são ávidos a velocidade. Especialmente esses 10 modelos

Omoda 5 EV [Auto+ / João Brigato]
Omoda 5 EV [Auto+ / João Brigato]

Há pouco tempo o Auto+ revelou a lista dos 10 carros mais lentos vendidos no Brasil. Com resultados surpreendentes, tivemos na lista uma caminhonete, dois carros elétricos e apenas um SUV. Só que hoje os SUVs dominam o mercado brasileiro como categoria preferida, era hora de saber quais são os mais lerdos do Brasil.

Os dados de aceleração de 0 a 100 km/h foram computados pelos nossos parceiros da Jato e foram fornecidos oficialmente pelas montadoras. E os resultados são verdadeiramente surpreendentes.

1. Peugeot 2008 1.6 – 14 segundos

Peugeot 2008 Roadtrip [divulgação]
Peugeot 2008 Roadtrip [divulgação]
E o título de SUV mais lento do Brasil vai para o Peugeot 2008 com motor 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm. Prestes a ser aposentado, o modelo é mais lento que muitos hatches com motor 1.0 aspirado e pede 14 segundos para chegar aos 100 km/h. O interessante, nesse caso, é que ele tem câmbio automático de seis marchas.

2. Toyota Corolla Cross Hybrid – 13 segundos

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Único híbrido da lista, o Toyota Corolla Cross também é o mais lento entre os SUVs eletrificados vendidos no Brasil. O modelo conta com motor 1.8 flex quatro cilindros aspirado ligado a um motor elétrico rendendo 122 cv. É o motor de maior deslocamento entre todos os SUVs da lista e, mesmo assim, o segundo mais lento. 

3. Renault Duster Iconic 1.6 CVT – 12,4 segundos

Renault Duster [divulgação]
Renault Duster [divulgação]
Por conta do peso extra causado pelos equipamentos e pneus diferentes, o Renault Duster com seu motor 1.6 aspirado aparecerá nessa lista em diversas configurações. Na versão topo de linha com motor aspirado de 120 cv e 16 kgfm de torque traz câmbio CVT e uma lista generosa de itens de série. 

4. Hyundai Creta Action, Nissan Kicks, Citroën C4 Cactus 1.6 e Renault Duster Intense 1.6 manual – 12 segundos

Quatro SUVs compactos empatados em quarto lugar com eternos 12 segundos para atingir os 100 km/h. Coincidência ou não, os quatro vem equipados com motor 1.6 quatro cilindros aspirado. O Creta entrega 130 cv e 16,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas. O mesmo câmbio está no Cactus de 120 cv e 15,7 kgfm. Nissan Kicks apresenta 114 cv e 15,5 kgfm, mas vem com câmbio CVT. Já o Duster aparece de novo, mas com câmbio manual.

5. Honda HR-V 1.5 – 11,8 segundos

Honda HR-V EXL Honda Sensing [Auto+ / João Brigato]
Honda HR-V EXL Honda Sensing [Auto+ / João Brigato]
Reconhecidamente lento, o Honda HR-V com motor 1.5 aspirado está entre os SUVs que mais se transformam ao ganhar uma variante mais potente. São 126 cv e 15,8 kgfm de torque que não deixam o motorista tão alegre quanto os 177 cv e 24,5 kgfm de torque vindos do HR-V com motor turbo.

6. Fiat Pulse Drive 1.3 manual – 11,7 segundos

carros
Fiat Pulse 1.3 Drive [divulgação]
Por causa do câmbio manual de cinco marchas, o Fiat Pulse Drive consegue ser mais lento que a variante com o mesmo motor e transmissão CVT. Dentre todos os SUVs da lista, o Pulse é o mais fraco e com o motor de menor deslocamento entre os aspirados, Trata-se de um 1.3 quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,2 kgfm de torque. 

7. Jeep Commander diesel – 11,6 segundos

Jeep Commander Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]
Jeep Commander Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]
Único SUV diesel da lista, o Jeep Commander mostra o quanto o motor 2.0 quatro cilindros turbo da Stellantis já não dá conta de modelos maiores que Compass e Toro. São 170 cv e 38,7 kgfm de torque, números que fazem ele ser o mais potente e torcudo de todos os SUVs da lista. Mas pesando 1.908 kg, ele fica para trás de muito modelo 1.0 turbo.

8. Hyundai Creta 1.0 turbo – 11,5 segundos

Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]
Por falar em SUVs 1.0 turbo, o Hyundai Creta é o mais lento do Brasil com esse tipo de motor. São 120 cv e 17,5 kgfm de torque providos pelo seu três cilindros turbinado. Coincidência ou não, a potência é idêntica à do C4 Cactus e do Peugeot 2008, mas o torque um pouco mais generoso o fez ficar em posições mais baixas na lista. 

9. Mitsubishi Eclipse Cross 4WD, Renault Duster Zen 1.6 manual e Fiat Pulse Drive CVT – 11,4 segundos

Três SUVs completamente diferentes empatados na penúltima posição. Mitsubishi Eclipse Cross com tração 4×4 e motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque é tão lento quanto um Fiat Pulse 1.3 aspirado com câmbio CVT e um Renault Duster Zen 1.6 manual. Os modelos da Renault e da Fiat já apareceram na lista, mas em posições piores.

10. Chevrolet Tracker 1.0 – 10,9 segundos

Chevrolet Tracker Midnight 2024 [divulgação]
Chevrolet Tracker Midnight [divulgação]
Fechando a lista dos SUVs mais lentos do Brasil, o Chevrolet Tracker com motor 1.0 turbo só é mais rápido que o Hyundai Creta com o mesmo tipo de motor. É o primeiro modelo da lista a ficar abaixo de 11 segundos para chegar aos 100 km/h. Mas seus 116 cv e 16,8 kgfm de torque precisam lutar com o câmbio automático de seis marchas para chegar a isso.

>>5 carros de 7 lugares que poderiam brigar com o C3 Aircross no Brasil

>>Projeto dos novos carros populares pode sair ainda neste mês

>>Lesmas sobre rodas: conheça os 10 carros mais lentos do Brasil