Enquanto no Brasil a Suzuki foi reduzida somente ao Jimny Sierra em suas concessionárias, a marca japonesa lançou um novo modelo barato na Índia. Seu principal mercado no mundo, mais importante até que o Japão, a Índia agora tem a nova geração do Alto K10. O modelo de entrada da marca é rival do Renault Kwid e do Citroën C3 por lá e custa a partir de R$ 25.990 (399 mil rúpias na Índia).
Porém em preço, o Alto K10 fica acima apenas do Alto 800, que não tem relação direta com o novo modelo. Ele é um pouco mais barato que o Renault Kwid indiano, que começa em R$ 30.210 (464 mil rúpias) por lá. Já o Citroën C3 parte de 588 mil rúpias, equivalente a R$ 31.270, ou seja mais caro. Isso se da pelo fato de que o modelo da Renault tem motor 0.8, enquanto o Alto K10 já vem com um 1.0 aspirado e o C3 com um 1.2 aspirado.
No Suzuki, o motor 1.0 três cilindros K10C é o mesmo usado pelos compactos Celerio e S-Presso, vendidos unicamente na Índia. Ele entrega 67 cv e 9 kgfm de torque. Serão oferecidas quatro versões com câmbio manual de cinco marchas (STD, LXi, VXi e VXi+) e duas com transmissão automatizada de embreagem única (VXi e VXi+). Os preços chegam no máximo a 584 mil rúpias (R$ 38 mil).
![Maruti Suzuki Alto K10 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/maruti_suzuki_alto_k10_5_edited-750x450.jpg)
Simplicidade ao máximo
Em relação ao Alto 800, o novo Alto K10 é 8,5 cm mais longo e 4,5 cm mais alto, mas mantém a mesma largura de 1,49 m do modelo antigo. Com isso, ele marca 3,53 m no comprimento e 1,52 m na altura. Comparando ao Kwid vendido no Brasil, o Suzuki indiano é 15 cm mais curto, 8 cm mais estreito e 5 cm mais alto. Contudo, a plataforma é a nova Heartect usada no Celerio.
![Maruti Suzuki Alto K10 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/maruti_suzuki_alto_k10_2_edited-750x451.jpg)
![Maruti Suzuki Alto K10 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/maruti_suzuki_alto_k10_87_edited-750x450.jpg)
>>Suzuki lança programa SIS para seminovos com garantia no país
>>Toyota prepara rival do Renault Kwid E-Tech com ajuda da Suzuki
>>Suzuki Brasil deveria ser mais indiana e menos Mitsubishi parte 2


![Maruti Suzuki Alto K10 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/maruti_suzuki_alto_k10_85_edited-1200x720.jpg)

A Suzuki tem nome por aqui, principalmente por causa das motocicletas. Mas a insegurança jurídica, altos impostos e tributos insanos afastam a possibilidade de entrar no mercado de entrada no Brasil. Por isso que se limita ao Jimny…
Os direitos de importação da Suzuki automóveis está nas mãos do antigo grupo Souza Ramos, MMC
Gostei muito dele, mais bonito que o Mobi e o kwid de 3 parafusos na roda e bate mais que escola de samba, seria bom que a Suzuki trouxe-se ele para o Brazil para aumentar a concorrência e quem sabe melhor os preços com o c3 o kwid baixou 3mil com esse aumentaria a concorrência e teríamos mais opções.