A apresentação da nova geração da Toyota Hilux já fez todo o mercado virar os olhos para o seu irmão SUV, o SW4. Como é natural de se esperar, se a Hilux ganhou uma nova geração, é questão de tempo até que o SW4 também mude. Certo? Pois bem…parece que um outro SUV da Toyota tem feito a marca japonesa repensar sobre o futuro do SUV superestimado.
Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota, em entrevista ao CarExpert revelou que o futuro do SW4, ao menos na Austrália, é sair de linha: “O Fortuner (nome do Toyota SW4 fora do Brasil) foi um ótimo produto para nós ao longo dos anos e encontrou uma parcela pequena, mas entusiasta de consumidores”.
“Mas as preferências dos consumidores mudaram na Austrália e tomamos a decisão de descontinuar o Fortuner (Toyota SW4)”, completa. Só que essa decisão na Austrália pode afetar o restante do mundo, visto que esse é um dos principais mercados para SUVs chassi sob carroceria derivados de caminhonetes médias.

Sai SW4, entra Land Cruiser
Segundo a mídia local, grande parte dos consumidores do SW4 têm migrado diretamente para a linha Land Cruiser, recentemente expandida. Hoje a marca vê o Land Cruiser Prado como modelo de maior sucesso com seu visual retrô e porte bem parecido com o SW4. Mesmo mais caro, ele tem vendido mais nos mercados em que ambos são oferecidos.
Além disso, a recente apresentação do Land Cruiser FJ pode ser outro prego no caixão do Toyota SW4, visto que o porte também é semelhante, mas ele é um carro bem mais barato e tem apelo visual fortíssimo. Segundo a mídia australiana, a Toyota tem revisto seus planos de atualização do SW4 porque ele se torna redundante frente aos irmãos Land Cruiser.

Há outro ponto, a nova geração da Hilux, por mais que tenha mantido a parte central e arquitetura eletrônica idência ao modelo atual, mudou de plataforma. A base IMV foi trocada pela TNGA-F, que é a mesma do Land Cruiser Prado e do 4Runner, o irmão norte-americano do SW4.
Na prática, portanto, a Toyota tem SW4, Land Cruiser Prado, 4Runner e Land Cruiser FJ atuando no mesmo segmento. Pensando globalmente, não faz sentido ter tantos SUVs de sete lugares assim. Como a ideia é fundir a família Hilux e Tacoma no futuro, SW4 e 4Runner devem se tornar o mesmo carro ou, ao que tudo indica, saírem de linha para abrir espaço para os Land Cruiser.

Você acredita que o Toyota SW4 vai sair de linha? Conte nos comentários.



Não trocou plataforma nenhuma 😂 só vcs mesmo pra acreditar numa ideia dessa.
Os profissionais engenheiro estão perdidos
Que modelo de veículo feio.
A SW4 é muito mais superior.
Eu acredito, fui proprietário de SW4 nos ultimos 24 anos, e atualmente estou com um TANK300 da GWM, estou gostando e comprei o TANK 300 exatamente porque sou apaixonado por um TOYOTA Land Cruiser, ou o FG e sem possibilidades de comprar pois os mesmos não são vendidos aqui
Eu não acredito que a SW4 vá sair de linha mas espero que a Toyota venda muito a SW4, e a Hilux solar 2026, pois depois da COP 30 que fala justamente da mudança do clima e das matrizes energética seria bom a Toyota investir em veículos solar e elétrico.
Matriz energética limpa é meus ovos
Os caras reúnem p cuspir nompovo q paga as contas deles enquanto poluem em seus jatos e iates e um monte de otario ainda fica nessa de defender matriz limpa . É muita babaquice ficar defendendo esses bandidos
👏👏👏
Bem falado meu amigo 🙏 não se viram a reportagem ,o hotel barco que suposto presidente está hospedado gasta a em média 120a 150 litros de óleo diesel pôr hora pode procurar aí que vao. ver , que coisa horrorosa !!!
SW4 é a mais bonita e já tem sua clientela fiel ao menos no Brasil, parar de fabricar será um tiro no próprio pé da Toyota.
Concordo com ravi silveira Campos Sousa
Que a sw4 não vai sair de linha
Na minha opinião a sw4 da de 10 a 0 no Land cruiser .
Vai sair de linha sem a Toyota resolver o problema do empeno do disco de freio?
ESTOU AGUARDANDO NOVO VISUAL DA SW4, PARA EU COMPRAR UMA.
TENHO UMA 2019
Eu acredito que mude sim. Assim como já tem mudança na Toyota Hilux, a Sw4 tbm logo logo será mexida tbm. Não vai ficar a mesma coisa.
SW4 sair de linha é um fora da Toyota já estou na terceira, acabei de trocar a minha 2020 por uma 2025!! Fiz vários test drive com o H9 da Haval, vários consultores tentaram fazer minha cabeça q era melhor mas não conseguiram!! A SW4 é insuperável!!
Nilton, vendi recentemente uma 2020 e só não comprei ainda a 2025 por conta do biodiesel. Isso de trocar de filtros a casa 5k e ainda arriscar com os bicos e a borra no tanque não te preocupa?
A Toyota do Brasil seria muito ingênua para retirar um produto como a SW4 de linha, haja vista a sua clientela fiel que sempre tem disposição de pagar ao redor de 80.000 dólares por um veículo. A Prado e SW4 são produtos destinados a públicos diferentes, pelo menos no Brasil. Já comprei Sw4 e Prado e, apesar de serem SUV de grande capacidade, tem visual e características diferentes. Espero que o MKT e Comercial não apontem para a retirada da SW4, assim como fez com o Etios que se constitui em um dos melhores carros do mercado nacional, considerando produto superior com preços competitivos, infelizmente descontinuado no BRASIL, tendo deixado uma lacuna enorme no segmento de entrada, que poderia estar sendo ocupado pelos Etios, hatch e sedan, já que o Yaris sempre foi posicionado por um valor de venda maior. Como proprietário de um Etios sedan 2021 tenho a impressão que a saída do Etios foi uma grande “bola fora” da Toyota no Brasil. E la nave va …
Sw4 é maravilhosa! Jamais deveriam tirar ela de linha.
Tiro no pé da Toyota, retirar a sw4, a Toyota tem público fiel a esse modelo e jamais migraria para outro.
Sw4 é um carro que vc só toca por outra Sw4 mais nova. Sou fã.
Que venham novidades, chega de mesmice
A Land Cruize é um suv superior que a SW4. Seria uma ótima solução.
Seria excelente voltarmos a ter 4Runner (fabricação japonesa desde a primeira geração e não americana como muitos pensam) como SW4, como foi entre os anos de 1993-2001 na segunda e terceira geração.
Para mim seria um retorno, já que a Toyota fez no passado essa jogada de chamar o Fortuner de Hilux SW4 e, posteriormente de SW4 de fabricação argentina para substituir a japonesa, provavelmente estratégia de mercado. Mas como os tempos mudaram o consumidor brasileiro paga por um SW4 que já tem 10 anos de carreira, o ideal seria o retorno do 4Runner com motorização mais moderna, híbrida, maior refinamento de projeto e tecnologia. Isso para quem quer um SUV raiz.
Para aqueles que querem um Crossover mais “chique”, familiar de 7 lugares poderíamos ter junto com 4Runner o Grand Highlander. E para um mercado mais seleto o Land Cruiser Prado, tenho minhas dúvidas se a Toyota substituiria A SW4 por um Prado, acho bem distante. Alem disso não sei se o consumidor brasileiro apreciaria de pronto o produto sendo necessário bom marketing pra emplacar, especialmente pelo design, apesar de ja estar cansado, o SW4 é muito bonito e chama atenção até hoje.
Eu acho que já passou da hora de modernizar a SW4, . É o tipo de carro de uso misto , não pode ficar tão pobre em tecnologia, como é hoje . E sempre manter a motorização a diesel e híbrido se possível .
Sair de linha não é solução plausível, pois será muito desvalorizada no mercado, ademais a Hilux sw4, tem um excelente conceito e deve continuar.
A Toyota deve respeitar seus clientes.
Não é só na Austrália que o “nosso” SW4 é chamado de Fortuner, É NO MUNDO INTEIRO!
Inclusive os primeiros modelos no Brasil do “SW4” eram o modelo Global do 4Runner, inclusive aqui na América Latina, como Chile por exemplo, tem o 4Runner na geração atual, com o clássico vidro da tampa traseira que sobe e desde por acionamento de botão no painel.
Não creio que o Land Cruiser (Prado, FJ) seria o melhor modelo para substituir por aqui, e sim o 4Runner.
Sou proprietario de Hilux a 29 anos e entendo que ela deveria ficar mais compacta, se adaptando a nova realidade dos novos tempos….
Outros sites estão dizendo que a plataforma da nova Hilux permanece a mesma. Tem como confirmar essa informação?
Os amantes do Fortuner não são os mesmos do Prado, pelo menos aqui em África. A gente ama Hilux e o Fortuner, o Prado, tirando a linha premium, é visto como mais um carro da praça.