Destaque

Tommykaira: a marca que parece só existir no Gran Turismo

Preparadora japonesa e desconhecida fabricante de modelos esportivos é conhecida por muitos só por conta do Gran Turismo

Tommykaira ZZ [divulgação]
Tommykaira ZZ [divulgação]

Por anos, o game Gran Turismo era praticamente refém de marcas japonesas e soluções alternativas para ter alguns modelos, a exemplo da Ruf que substitui os Porsche. Mas uma marca sempre chamou atenção dos ocidentais, a Tommykaira. Que fabricante é essa que parece só existir no game de corrida de PlayStation (e também no Forza Motorsports 2)? 

Criada em 1968 em Kyoto, no Japão por Tomita Yume Koujou, a Tommykaira é uma preparadora de carros, mas que se tornou fabricante alguns anos depois. A oficina fazia trabalhos em diversos carros, tendo como seu modelo mais emblemático um Mercedes-Benz 190E preparado com o nome de Tommykaira M19.

Contudo, a preparadora se voltou exclusivamente a carros japoneses a partir de 1988 graças a contratos de exclusividade com a Nissan e com a Subaru. Inclusive, a Tommykaira se especializou em modificações estéticas e mecânicas para os Nissan Skyline e March, além dos Subaru Legacy e Impreza. A maioria deles está no Gran Turismo.

Tommykaira R [divulgação]
Tommykaira R [divulgação]

As modificações eram tão extensas, que os carros saiam direto da fábrica sem número de chassi e eram rebatizados com nomes específicos feitos pela Tommykaira. Um processo muito semelhante ao que a Ruf faz com os Porsche, o que dava à japonesa o status de fabricante de automóveis.

De preparadora a fabricante

Ela só se tornou de fato uma fabricante quando lançou o ZZ em 1997. Presente em diversos Gran Turismo, o esportivo compacto é uma espécie de Lotus Elise japonês. Ele era fabricado em Norfolk, Inglaterra, e contava com motor 2.0 quatro cilindros aspirado da Nissan com 195 cv. Era leve, esportivo e divertido de dirigir.

Tommykaira ZZ [divulgação]

Contudo, a fabricação durou pouco tempo. Em 1999 o Ministério de Transportes japonês modificou as regras de impacto frontal do padrão europeu para o americano e fez com que o Tommykaira ZZ não fosse mais legalizado nas ruas ocidentais. Assim, a Tommykaira vendeu os direitos do projeto para a Leading Edge Sportcars que continuou a fazer o modelo até 2002.

A marca produziu um protótipo do que seria a segunda geração do ZZ. Batizado de Tommykaira ZZ-II, o modelo trocaria o motor 2.0 por um novo seis cilindros em linha 2.7 biturbo de 550 cv também provido pela Nissan. A ideia era brigar diretamente com esportivos de elite, mas o projeto ficou caro demais. 

Gran Turismo
Tommykaira ZZ-II [divulgação]

Presenças em Gran Turismo

No Gran Turismo, é possível comprar o modelo nas edições 2, 3, 4, 5 e 6. Já o terceiro ZZ foi um protótipo com motor 2.0 aspirado que só apareceu em Gran Turismo 2. O modelo original, oferecido no Gran Turismo como Tommykaira ZZ-S, está presente desde a segunda até a sexta edição do game. 

Hoje a Tommykaira segue como fabricante de peças e preparadora de modelos japoneses. Ela nunca mais se aventurou em criar modelos independentes. A marca quase faliu em 2008 quando a crise econômica japonesa bateu às portas. A parceria com a fabricante de peças Rowen a salvou, mas também resultou em brigas por divergências de ideias.

Tommykaira B4 [divulgação]
Tommykaira B4 [divulgação]

>>Subaru lança versão no estilo Adventure Locker para o Crosstrek

>>Forza Horizon 5: esses são os 5 carros mais rápidos do game

>>Nissan Kicks 2025 se transformará em um mini Qashqai