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Toro, Compass, Commander e Renegade 1.3 vão perder potência

Para se adequar à nova lei de emissões de poluentes, Toro, Compass, Commander, Renegade e uma versão do Fastback vão perder potência

3 min de leitura

E nova regra de emissões de poluentes está presetes a vigorar no Brasil. Com isso, aklgumas marcas já trabalham na eletrificação parcial de alguns modelos e também na redução de emissões de poluentes de seus motores. Com isso, em breve os Fiat Toro e Fastback, além dos Jeep Compass, Commander e Renegade vão ficar menos potentes.

A partir de 2025, o Proconve PL8 entra em ação. A nova lei de emissões de poluentes fará com que os carros atuais precisem passar por mudanças drásticas para se manterem em uma média saudável de emissões, além de obrigar as marcas a investirem em modelos híbridos e elétricos.

Hoje a lei determina que todos os carros possam emitir até 80 mg/km de Nmog + Nox, para modelos de passeio, enquanto comerciais leves flex (caminhonetes, vãs e furgões) podem emitir até 140 mg/km e modelos diesel ficam com 320 mg/km. Na nova fase, será necessário que a média geral de cada categoria fique em 50 mg/km para carros de passeio.

Fiat Toro [divulgação]

Com isso, as marcas podem investir em modelos híbridos e elétricos para baixar sua média. Entretanto, será necessário ficar de olho na emissão dos modelos a combustão de maior volume. Prova disso, é que a Stellantis vai mexer no motor 1.3 quatro cilindros turbo para baixar potência.

Os Abarth vão escapar.

Com exclusividade, o Auto+ revela que o motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo da Stellantis vai baixar de potência dos atuais 185 cv para 176 cv. A baixa de 9 cv visa melhorar o consumo de combustível e baixar as emissões de poluentes. Hoje, esse motor é aplicado em seis carros diferentes e só dois vão escapar das alterações.

Jeep Renegade sem nome [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade sem nome [Auto+ / João Brigato]

Mesmo com a nova lei, como o que conta é a média de emissão de poluentes, a Fiat vai conseguir manter os 185 cv no Fastback Abarth e no Pulse Abarth. Entretanto, o Fastback Limited Edition Powered by Abarth passará a ter 176 cv. Do lado Fiat, ainda teremos a Fiat Toro flex com essa redução de potência, mesmo ela sendo uma caminhonete. 

Já do lado Jeep teremos uma redução de potência para todas as versões do Jeep Renegade, enquanto Compass e Commander terão a baixa somente nas variantes flex. O motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel será limado do Compass. Enquanto o Commander terá o novo 2.2 turbo diesel, já que o atual diesel não passa na regra de emissões.

Jeep Commander Overland Flex [divulgação]

Você acha correto o movimento de baixa de potência no motor T270 da Stellantis? Conte nos comentários.


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17 comentários em “Toro, Compass, Commander e Renegade 1.3 vão perder potência”

  1. Michel Breis

    E a Toro diesel? Terá qual motor, Atual 2.0 ou novo 2.2?

  2. João Carlos

    Olá ! Em um país que tem poucas estradas para o limite de 120 k/h , isso não ira encomodar , as fabricas devem encontrar um ponto , que esses carros com redução de potência, fiquem com um torque satisfatória para não se perder em segurança de ultrapassagens , o exemplo é tentar ultrapassar um caminhão de boa potência. esse é o ponto.

  3. Donald Acap Acap

    Só fazer uma maldadezinha depois numa oficina independente. Tá td certo rs

  4. Pèpe

    Vai ficar uma bosta… tenho um compass 2023 T270 e o que me fez comprar foi a potência do motor que é incrível. Agora vão mudar? É uma piada com o consumidor!!

  5. Eduardo

    Não vai ter mudança significativa. Talvez até melhore o torque em baixa e fique melhor de andar na cidade no dia a dia.

  6. Eduardo

    Mistérioooooo, kkkkkkk

    Mas, por unificação de motores, por ser un motor melhor, por ser feita na mesma fábrica da Jeep em Goiana e, pelo atual 2.0 não passar no limite de poluentes, eu apostaria fortemente no 2.2.

  7. Norival de Souza Cavalcante

    Potência estrangulada para fazer marketing, pura gambiarra da Stellantis, mas a molecada sem noção adorava esse motor beberrão e queimador de óleo.
    É claro que não iria passar em nenhuma regulamentação de controle ambiental.

  8. TijucaBH

    Essas regras de emissões nao fazem muito sentido. Tive um HB20 turbo 2020. O bicho era estranho (bagre) mas andava muito e consumia pouco. Viajando rápido era facil fazer 14 km/l com ar ligado. Agora peguei um mais novo que entrou no proconve L7 e apesar de teoricamente manter a mesma potencia, anda menos e consome mais. Como pode um motor gastar mais combustível e poluir menos?
    Li muitos relatos que Onix e Polo turbo tambem pioraram consumo e desempenho.

  9. TijucaBH

    2.2 mas se vc tem uma toro mais velha sem uso de Arla, nao espere maior desempenho no 2.2.
    Hoje a toro 2.0 está bem lerda comparando com as versões anteriores ao Arla. Esse 2.2 com tantas restrições de emissões, terá o mesmo desempenho do antigo 2.0.

  10. RO

    O Polo foi um carro que ficou HORRÍVEL quando mudaram o mapa do MPI pra adaptar ao PL7.

    É um carro extremamente fraco em baixa rotação.

    Espero que não façam o mesmo com o T270.

  11. RO

    Óleo era problema de calibração. Foi corrigido muito no inicio. E não tinha nada a ver com potência. Era pressão do óleo em baixa rotação.

  12. RO

    O Polo 1.0 aspirado PL7 é horrível de ruim. Pra arrancar em cidade, precisa fazer quase um lauch control com a embreagem. É muito fraco em baixa rotação.

  13. Sérgio Afonso

    Não é a lei? Ninguém tem que achar nada…

  14. Roberto Vasconcelos

    O Brasil é mesmo uma país de faz de conta, aqui só piora e nada melhora.
    Que país desgraçado!
    Cada governo faz uma merda e todos aceitam calados feitos lesmas!

  15. The Doctor

    Pegava uma Japonesinha, nós jogavamos street fighter eu com o Ken e ela com a Chun Lee, passado algumas horas, nós transavamos no quarto dela, ela gostava de ficar fungando e gemendinho no travesseiro, ela tinha dois bichanos, e eles ficavam assistindo tudo de cima da penteadeira, volta e meia um deles soltava um miadinho… Já ela tinha uns gemidinhos mais fofos q já ouvi na vida, adorava ouvir aqueles gemidinhos, como se fosse um delicioso sofrimento, adorava macetar o sachimizinho.
    Quando queríamos privacidade por causa dos bichanos, íamos no carro dela, ela tinha um UP, era apertado lá mas conseguíamos fazer bem grudadinhos no banco de trás.
    Gostaria q ela tivesse um Taos, assim poderíamos fazer coisas mais hardcore com todo aquele espaço interno, mas foi bom no upzinho tbm.
    Foi um tempo memorável e peculiar na minha vida.
    Precisava compartilhar isso, o mundo precisa saber.
    Obrigado quem leu e curtiu.

  16. Rafael Carvalho

    Eu tive Onix Plus 2020 LT manual antes do recall do incêndio e ele era mais econômico e andava mais que o pós recall 2023 LTZ manual que tive depois. E foi entregar um e pegar outro. A diferença era nítida

  17. Nailton Ferraz de Almeida

    Meu Renegade 2021 foi mais um daqueles que entrou líquido de arrefecimento no câmbio. A Stellantes sabe do problema mas não resolve nunca. Ao invés de corrigir essa bizarrice de trocador de calor arrefecido com líquido do radiador e parar de enganar o consumidor, Ela foca em miudezas sem sentido.
    Renegade está com o filme queimado há tempos.

Os comentários estão encerrado.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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