Menos potência no 1.3 turbo

Toro, Compass, Commander e Renegade 1.3 vão perder potência

Para se adequar à nova lei de emissões de poluentes, Toro, Compass, Commander, Renegade e uma versão do Fastback vão perder potência

Jeep Compass Longitude  [divulgação]
Jeep Compass Longitude [divulgação]

E nova regra de emissões de poluentes está presetes a vigorar no Brasil. Com isso, aklgumas marcas já trabalham na eletrificação parcial de alguns modelos e também na redução de emissões de poluentes de seus motores. Com isso, em breve os Fiat Toro e Fastback, além dos Jeep Compass, Commander e Renegade vão ficar menos potentes.

A partir de 2025, o Proconve PL8 entra em ação. A nova lei de emissões de poluentes fará com que os carros atuais precisem passar por mudanças drásticas para se manterem em uma média saudável de emissões, além de obrigar as marcas a investirem em modelos híbridos e elétricos.

Hoje a lei determina que todos os carros possam emitir até 80 mg/km de Nmog + Nox, para modelos de passeio, enquanto comerciais leves flex (caminhonetes, vãs e furgões) podem emitir até 140 mg/km e modelos diesel ficam com 320 mg/km. Na nova fase, será necessário que a média geral de cada categoria fique em 50 mg/km para carros de passeio.

Fiat Toro [divulgação]

Com isso, as marcas podem investir em modelos híbridos e elétricos para baixar sua média. Entretanto, será necessário ficar de olho na emissão dos modelos a combustão de maior volume. Prova disso, é que a Stellantis vai mexer no motor 1.3 quatro cilindros turbo para baixar potência.

Os Abarth vão escapar.

Com exclusividade, o Auto+ revela que o motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo da Stellantis vai baixar de potência dos atuais 185 cv para 176 cv. A baixa de 9 cv visa melhorar o consumo de combustível e baixar as emissões de poluentes. Hoje, esse motor é aplicado em seis carros diferentes e só dois vão escapar das alterações.

Jeep Renegade sem nome [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade sem nome [Auto+ / João Brigato]

Mesmo com a nova lei, como o que conta é a média de emissão de poluentes, a Fiat vai conseguir manter os 185 cv no Fastback Abarth e no Pulse Abarth. Entretanto, o Fastback Limited Edition Powered by Abarth passará a ter 176 cv. Do lado Fiat, ainda teremos a Fiat Toro flex com essa redução de potência, mesmo ela sendo uma caminhonete. 

Já do lado Jeep teremos uma redução de potência para todas as versões do Jeep Renegade, enquanto Compass e Commander terão a baixa somente nas variantes flex. O motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel será limado do Compass. Enquanto o Commander terá o novo 2.2 turbo diesel, já que o atual diesel não passa na regra de emissões.

Jeep Commander Overland Flex [divulgação]

Você acha correto o movimento de baixa de potência no motor T270 da Stellantis? Conte nos comentários.


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