Destaque

Toyota quer marca acima da Lexus para brigar com Rolls-Royce

Separar a linha Century da Toyota para atuar acima da Lexus e brigar com Rolls-Royce e Bentley é um passo lógico da marca japonesa

Toyota Century [divulgação]
Toyota Century [divulgação]

Ainda que a Lexus tenha sido criada para ser a marca de luxo da Toyota, a fabricante do Corolla tem dois modelos com refinamento muito acima de qualquer Lexus. Os modelos Century e Century SUV são vendidos como Toyota e em concessionárias da marca no Japão. Mas isso pode mudar com a nova ambição internacional.

Segundo reportagem da Forbes, um executivo ligado à marca declarou que ela pretende separar a linha Century como marca. Assim, os modelos que hoje são vendidos como Toyota, passarão a ostentar uma marca própria que será posicionada acima da Lexus. A ideia é que os modelos briguem com Bentley e Rolls-Royce.

Será a primeira vez que veremos uma marca japonesa de altíssimo luxo. Afinal, até hoje, o máximo de refinamento que temos é Lexus, Acura e Infiniti, interpretações japonesas de Audi, BMW e Mercedes controladas por Toyota, Honda e Nissan, respectivamente. A nova marca Century já nasceria com dois modelos e destinada a mercados internacionais.

Toyota Century SUV [divulgação]
Toyota Century SUV [divulgação]
Para os japoneses, um Toyota Century é um símbolo gigantesco de luxo. Afinal, o modelo existe desde 1967 e é um grande sinônimo de sofisticação. O carro nasceu como um sedã com ares de limusine e contou com motores V8 e V12, mas hoje é servido por um V8 híbrido, também usado no seu irmão SUV.

Toyota Century [divulgação]
Toyota Century [divulgação]

Mais que um Toyota

A grande questão é que a separação deixará ainda mais claro, para não japoneses, o tipo de cuidado e posicionamento dos modelos Century. Na fábrica da Toyota no Japão, apenas 40 trabalhadores são bons o suficiente para ter o direito de produzir esses modelos. Internamente, é um enorme símbolo de status fazer parte dessa linha de produção.

Toyota Century SUV [divulgação]
Toyota Century SUV [divulgação]
Atualmente, tanto o Century sedã, quanto o SUV, demoram 12 vezes mais tempo para serem fabricados do que um Corolla, por exemplo. Tudo por conta do obsessivo alinhamento de peças, cuidado extra com a montagem e peças feitas a mão para garantir maior qualidade. 

Acha que a Toyota tem cacife para brigar com Bentley e Rolls-Royce? Conte nos comentários.

>>Corolla Hybrid é um sorvete de creme da Häagen-Dazs | Avaliação

>>Toyota copia Defender e terá mini Land Cruiser

>>Yaris Cross de luxo pode ganhar motor do GR Corolla