Ao vivo
Home » Destaque » Toyota Prius finalmente fica bonito e ganha versão de 223 cv

Destaque

Toyota Prius finalmente fica bonito e ganha versão de 223 cv

Adeus lanternas escorridas e visual esquisito, a nova geração do Toyota Prius mostra que a marca japonesa finalmente acertou em design

4 min de leitura

A revolução dos modelos híbridos e elétricos tem um grande responsável por isso: o Toyota Prius. Ao longo de suas quatro gerações, ele provou que um híbrido de alto volume era viável e se tornou objeto de desejo por muitos. Mas a Toyota errou a mão feio no design do último modelo. Para corrigir isso, a quinta geração muda radicalmente e fica mais eficiente.

Esqueça as lanternas escorridas ou a frente esquisita, a nova geração do Toyota Prius quer colocar o design também como argumento de vendas. Afinal, se antes ele ser híbrido era um diferencial de mercado, agora é algo mundano. Por isso, o modelo japonês precisa se destacar para além de sua motorização.

Inspirado na linha de elétricos bZ da Toyota e no novo Crown, o Prius 2023 chama atenção pelo vidro dianteiro muito inclinado que acompanha o ângulo do capô. Junto à traseira curta como um cupê, o efeito é de um modelo bem mais esportivo visualmente e com baixo arrasto aerodinâmico. Maçaneta das portas traseiras na coluna ajudam nessa impressão.

Toyota Prius 2023 [divulgação]
Toyota Prius 2023 [divulgação]

Ponto preto

Tal qual o Crown e os bZ3 e bZ4X, a frente do Toyota Prius é marcada por faróis em C, divididos por uma peça plástica na cor da carroceria. A entrada de ar no para-choque é fininha e com visual que parece ter sido inspirado nos SUVs. Dos utilitários vêm também as molduras pretas nas caixas de roda.

Já a traseira apresenta lanternas conectadas transparentes envoltas e uma sessão de plástico preto. Há uma leve lembrança ao modelo antigo com um vinco no final desse elemento preto que remete às lanternas escorridas do antigo Toyota. O nome Prius vem estampado no meio da tampa do porta-malas.

Toyota Prius 2023 [divulgação]
Toyota Prius 2023 [divulgação]
A cabine tem um toque de Peugeot, com volante pequeno que faz com que os instrumentos sejam vistos por cima dele. Há muitas linhas horizontalizadas e um visual mais adulto. A péssima e minúscula manopla de câmbio foi trocada por uma unidade mais tradicional, enquanto materiais mais nobres e macios foram usados. A central multimídia é enorme.

Tradição e próximo passo

O que há debaixo do capô do Toyota Prius varia de mercado para mercado. No Japão ele ganhou um novo sistema híbrido que troca o motor 1.8 quatro cilindros aspirado por um 2.0 quatro cilindros aspirado junto a um sistema elétrico para entregar 193 cv. Um gigantesco aumento frente aos 122 cv de hoje.

Toyota Prius 2023 [divulgação]
Toyota Prius 2023 [divulgação]
Já para a Europa, o Toyota Prius 2023 será vendido somente com sistema híbrido plug-in. Nesse caso, ele usa o mesmo 2.0 quatro cilindros aspirado Dynamic Force do Corolla, mas combinado a um motor elétrico para prover 220 cv. Segundo a marca, a autonomia elétrica cresceu em 50%, mas não divulgou números.

Um dos pontos interessantes para aumentar a autonomia, é que a Toyota instalou painéis solares no teto do Prius. Eles podem gerar, segundo a marca, até 1.250 km de autonomia extra ao longo de um ano. Na prática, durante o dia a dia, será pequena a contribuição do sistema, que será mais usado para alimentar o ar-condicionado. 

Toyota Prius 2023 [divulgação]
Toyota Prius 2023 [divulgação]
A base é a TNGA, mas de nova geração. A marca promete melhora nas curvas, estabilidade elevada e mais prazer ao dirigir. Ela está mais rígida também, para atender regras mais exigentes de impacto e também tornar a condução mais interessante. Suspensão segue MacPherson na dianteira e independente na traseira.

Preços não foram divulgados e nem se o modelo será lançado no Brasil. Contudo, agora que ele tem uma diferença mais substancial quanto ao Corolla (e não é mais feio), pode ser que haja chance de o Toyota Prius voltar.

Toyota Prius 2023 [divulgação]
Toyota Prius 2023 [divulgação]

>>Cotada aqui, Toyota lança a Hilux Conquest na Argentina

>>Novo Toyota Crown é uma espécie de Logan CVT de luxo

>>SUV compacto da Toyota para o Brasil pode se chamar Taisor?

YouTube video

8 comentários em “Toyota Prius finalmente fica bonito e ganha versão de 223 cv”

  1. Eduardo Teixeira Kull

    Nunca consegui gostar, ou mesmo entender, o Prius. Sempre o achei feio (como costumavam ser carros híbridos e, principalmente, os elétricos). Tanto assim que, em havendo um Corolla híbrido, este faz muito mais sentido do que o Prius.
    Agora, este novo está com um design ES-PE-TA-CU-LAR e ainda vão oferecê-lo com motor do Corolla. Vai complicar o meio de campo…
    Sinceramente espero que este novo modelo venha ao Brasil e, quem sabe, seja feito aqui. Seria quase um “hatch médio” em nosso mercado.

  2. Gustavo

    Frente ficou elegante mas a traseira foi inspirada nos antigos Volvo S40.

  3. Max

    Imagina o preço que vai ser! Se já era caro na época agora então kkk vai beirar seus 400.000!

    • CICERO S S PAULA

      Verdade

  4. Marcio rosa

    Lindo carro, se vier para o Brasil, será um sucesso.

  5. Regina Barros

    Tenho um e amo demais esse carro.Simplesmente confortável, sem ruídos, macio, painel lindo,super econômico. Coloco gasolina uma vez por semana e zero problemas mecânicos. Recomendo. Quem não gosta, não sabe como é bom ter um!

  6. Fassini

    Bonito demais. Mas essa frente, tão pronunciada, vai bater muito no chão, como o atual. Poderiam ter corrigido isso nessa reestilização.
    No mais, adorei o designe.

  7. Marcius Henrique

    Ainda continua feio.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar