A revolução dos modelos híbridos e elétricos tem um grande responsável por isso: o Toyota Prius. Ao longo de suas quatro gerações, ele provou que um híbrido de alto volume era viável e se tornou objeto de desejo por muitos. Mas a Toyota errou a mão feio no design do último modelo. Para corrigir isso, a quinta geração muda radicalmente e fica mais eficiente.
Esqueça as lanternas escorridas ou a frente esquisita, a nova geração do Toyota Prius quer colocar o design também como argumento de vendas. Afinal, se antes ele ser híbrido era um diferencial de mercado, agora é algo mundano. Por isso, o modelo japonês precisa se destacar para além de sua motorização.
Inspirado na linha de elétricos bZ da Toyota e no novo Crown, o Prius 2023 chama atenção pelo vidro dianteiro muito inclinado que acompanha o ângulo do capô. Junto à traseira curta como um cupê, o efeito é de um modelo bem mais esportivo visualmente e com baixo arrasto aerodinâmico. Maçaneta das portas traseiras na coluna ajudam nessa impressão.
![Toyota Prius 2023 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/2023-Toyota-Prius-17-1_edited-750x450.jpg)
Ponto preto
Tal qual o Crown e os bZ3 e bZ4X, a frente do Toyota Prius é marcada por faróis em C, divididos por uma peça plástica na cor da carroceria. A entrada de ar no para-choque é fininha e com visual que parece ter sido inspirado nos SUVs. Dos utilitários vêm também as molduras pretas nas caixas de roda.
Já a traseira apresenta lanternas conectadas transparentes envoltas e uma sessão de plástico preto. Há uma leve lembrança ao modelo antigo com um vinco no final desse elemento preto que remete às lanternas escorridas do antigo Toyota. O nome Prius vem estampado no meio da tampa do porta-malas.
![Toyota Prius 2023 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/2023-Toyota-Prius-8-1_edited-750x450.jpg)
Tradição e próximo passo
O que há debaixo do capô do Toyota Prius varia de mercado para mercado. No Japão ele ganhou um novo sistema híbrido que troca o motor 1.8 quatro cilindros aspirado por um 2.0 quatro cilindros aspirado junto a um sistema elétrico para entregar 193 cv. Um gigantesco aumento frente aos 122 cv de hoje.
![Toyota Prius 2023 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/2023-Toyota-Prius-10-1_edited-750x450.jpg)
Um dos pontos interessantes para aumentar a autonomia, é que a Toyota instalou painéis solares no teto do Prius. Eles podem gerar, segundo a marca, até 1.250 km de autonomia extra ao longo de um ano. Na prática, durante o dia a dia, será pequena a contribuição do sistema, que será mais usado para alimentar o ar-condicionado.
![Toyota Prius 2023 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/2023-Toyota-Prius-20_edited-750x450.jpg)
Preços não foram divulgados e nem se o modelo será lançado no Brasil. Contudo, agora que ele tem uma diferença mais substancial quanto ao Corolla (e não é mais feio), pode ser que haja chance de o Toyota Prius voltar.
![Toyota Prius 2023 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/toyota-prius-2022_edited-750x450.jpg)
>>Cotada aqui, Toyota lança a Hilux Conquest na Argentina
>>Novo Toyota Crown é uma espécie de Logan CVT de luxo
>>SUV compacto da Toyota para o Brasil pode se chamar Taisor?

![Toyota Prius 2023 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/2023-Toyota-Prius-3-1_edited-1200x720.jpg)

Nunca consegui gostar, ou mesmo entender, o Prius. Sempre o achei feio (como costumavam ser carros híbridos e, principalmente, os elétricos). Tanto assim que, em havendo um Corolla híbrido, este faz muito mais sentido do que o Prius.
Agora, este novo está com um design ES-PE-TA-CU-LAR e ainda vão oferecê-lo com motor do Corolla. Vai complicar o meio de campo…
Sinceramente espero que este novo modelo venha ao Brasil e, quem sabe, seja feito aqui. Seria quase um “hatch médio” em nosso mercado.
Frente ficou elegante mas a traseira foi inspirada nos antigos Volvo S40.
Imagina o preço que vai ser! Se já era caro na época agora então kkk vai beirar seus 400.000!
Verdade
Lindo carro, se vier para o Brasil, será um sucesso.
Tenho um e amo demais esse carro.Simplesmente confortável, sem ruídos, macio, painel lindo,super econômico. Coloco gasolina uma vez por semana e zero problemas mecânicos. Recomendo. Quem não gosta, não sabe como é bom ter um!
Bonito demais. Mas essa frente, tão pronunciada, vai bater muito no chão, como o atual. Poderiam ter corrigido isso nessa reestilização.
No mais, adorei o designe.
Ainda continua feio.