Destaque

Toyota tira BMW do projeto do Supra, que terá câmbio manual

Com desenvolvimento solo, nova geração do Toyota Supra não usará mais componentes da BMW porque se transformará

Toyota [divulgação]
Toyota [divulgação]

As atuais gerações de Toyota Supra e BMW Z4 só existem por conta da parceria firmada entre as duas montadoras para o desenvolvimento dos esportivos. Contudo, a marca japonesa desistiu da parceria e vai tocar a próxima geração do Supra totalmente sozinha, inclusive mantendo o câmbio manual. Mas uma mudança radical virá junto a isso.

Ao contrário do atual Toyota Supra que conta com motores 2.0 quatro cilindros turbo ou 3.0 seis cilindros em linha da BMW, a próxima geração não será a combustão. Apesar de extremamente resistente à eletrificação total, a Toyota transformará o Supra de próxima geração em um esportivo 100% elétrico.

Segundo informações da Motor.es, o bólido usará a base e-TNGA que foi recentemente anunciada e dedicada totalmente a carros elétricos. Só que o grande atrativo é que ele terá câmbio manual. Sim, um carro elétrico com câmbio manual. Esse projeto tem sido tocado pela Toyota e Lexus para seus modelos esportivos e vai entrar em ação no novo Supra.

Toyota GR Supra manual [divulgação]
Toyota GR Supra manual [divulgação]
Além disso, para preservar ainda mais a raiz esportiva do modelo, ele contará com motor traseiro de 500 cv. Nada de tração integral que diminuiria a diversão purista proposta pelo câmbio manual. Transmissão automática convencional de carros elétricos também será disposta ao novo Supra, quando ele for lançado. 

A expectativa é que o esportivo também use o sistema de direção por cabos da Toyota. Esse sistema já está no Lexus RX e no SUV elétrico da Toyota, o bZ4X. Isso possibilitará ao Supra também ser equipado com a direção yoke, que se tornou moda graças à Tesla. O lançamento deverá ocorrer em 2025 e com pouca chance de aparecer no Brasil.

[divulgação]
[divulgação]

>>Toyota RAV4 2023 chega por R$ 322.890 e mais equipado

>>Toyota Corolla Hybrid vs Honda Civic e:HEV na ficha técnica

>>Dacia provoca BMW oferecendo bolsa térmica de graça