Destaque

Toyota SW4 deve ganhar um irmão menor e mais barato

Segundo rumores da Ásia, o Toyota SW4 vai ganhar uma opção menor e mais em conta em breve, para ficar entre o SUV e o Corolla Cross

Tesla Cybertruck [divulgação]
Tesla Cybertruck [divulgação]

O Toyota SW4 deve ganhar um irmão menor e que vai ser mais barato nos próximos anos. Segundo o site AutoIndustrya, a fabricante japonesa está desenvolvendo o modelo para ocupar a lacuna entre o Corolla Cross e o SW4, mesmo que em tese o RAV4 seja o carro responsável por isso atualmente.

Entretanto, o objetivo de se ter um SW4 menor é atender aos mercados que precisam da capacidade off-road deste veículo. Afinal, um SUV construído com a receita chassis e carroceria acaba sendo mais robusto que os veículos feitos com monobloco, embora seja preciso abrir mão de um pouco de conforto. 

Além disso, o SW4 consegue lidar melhor com trechos alagados e estradas esburacadas, o que agrada mercados como o da Tailândia, e que também se encaixa na realidade brasileira. E o rumor faz sentido, já que o SUV é derivado da Hilux e a nova geração da picape está em desenvolvimento e perto de ser lançada.

Toyota SW4 Diamond [divulgação]
Toyota SW4 Diamond [divulgação]
Dessa forma, é natural que a próxima geração do Toyota SW4 também esteja no forno, até porque o modelo atual já está há bastante tempo no mercado. De acordo com as informações do site, o SUV menor utilizaria diversos componentes do SW4, incluindo os mesmos motores, assim como as opções de transmissão e a tração nas quatro rodas.

O novo modelo deve ser apresentado entre o final de 2024 e o primeiro trimestre de 2025. Não há um nome definido para ele, já que por enquanto o projeto é conhecido pelo código interno 500D.

SUVs de 7 lugares
Toyota SW4 [Auto+ / João Brigato]
Como o lançamento está previsto para daqui um ano e meio, será necessário aguardar para sabermos quais serão os planos da Toyota. Pode ser que a marca opte por lançar um veículo com outro nome, ou então mantenha a nomenclatura SW4 ou Fortuner, como é chamado o veículo em outros mercados, fazendo com que o modelo menor seja apenas a versão de cinco lugares, enquanto o maior teria apenas os sete lugares como padrão. 

>> Caminhonete da Kia chega em 2025 e brigará com Hilux e Ranger

>> Só 8 sedãs ficarão mais baratos com programa de carro popular

>> Interior da Tesla Cybertruck mantém padrão simplista da marca