Destaque

Uno europeu: Fiat Panda ganha série 4x4 comemorando 40 anos

Primo do Uno que deixou de ser fabricado no Brasil, o Panda segue em linha e ganhou até uma edição especial com produção limitada

uno europeu
Fiat Panda 4X40° Limited Edition [divulgação]

O Fiat Uno pode ter morrido no Brasil, mas uma parte dele segue vivo na Europa, com direito a versão nova e tudo mais. O Fiat Panda, cuja atual geração estreou no final de 2011, e compartilha diversos elementos com o Uno brasileiro que deixou de ser produzido em 2021.

A principal diferença é que o Uno é mais simples, enquanto o Panda é mais sofisticado. E mesmo estando há tanto tempo sem grandes mudanças, o modelo ganhou uma edição especial para comemorar os 40 anos do lançamento da primeira geração com versão 4×4. Isso aconteceu em 1983, cerca de três anos depois de que o primeiro modelo foi vendido.

Conhecido por seu nome completo como Fiat Panda 4X 40° Limited Edition, o carro é limitado a 1983 unidades para combinar o seu ano de nascimento. Desde então, cerca de 800.000 exemplares da versão 4×4 foram entregues. O fabricante menciona que esse número representa cerca de 10 por cento de todos os carros compactos com tração nas quatro rodas que já foram vendidos. No entanto, a edição especial de aniversário só será vendida na Itália, França, Alemanha e Suíça.

Fiat Panda 4X40° Limited Edition [divulgação]
Fiat Panda 4X40° Limited Edition [divulgação]
Para se diferenciar, o modelo limitado tem detalhes especiais na carroceria, como a pintura branca e as rodas de dois tons de 15 polegadas. Os retrovisores, que são bem parecidos com os do Uno, ganham capas pretas e há os logotipos 4X40° vermelhos junto à silhueta do modelo original. Existem também uma insígnia 4X40° na coluna B do carro.

Em relação ao interior, o tema branco continua no carro onde é combinado com costura dupla vermelha e mais logotipos 4X40°, assim como 2023 bordado nos encostos dos bancos, onde as silhuetas do modelo original e do Panda 4×4 atual foram replicadas. A Fiat menciona que usou tecidos reciclados para os painéis centrais das peças.

A edição especial vem equipada com ar-condicionado automático, espelhos aquecidos e ajustáveis ​​eletricamente, sensores de estacionamento traseiros, além de sensores de luz e chuva. Há também uma central multimídia de sete polegadas com suporte para Android Auto e Apple CarPlay. A alavanca de câmbio e o volante são revestidos em couro e há ajuste de altura para o assento do motorista.

Se o Uno saiu de linha no Brasil no fim de 2021, o Panda ainda vai demorar para ser descontinuado na Europa. Um dos modelos mais baratos da Fiat por lá, o modelo deve seguir em linha até 2026, quando deve enfim ser aposentado.

>> Fiat Fastback sem nome estreia por R$ 115.990

>> Rampage já foi o nome da fracassada Fiat Strada da Dodge

>> 5 versões legais do Fiat Uno que nunca tivemos no Brasil