Destaque

Vendas da Ford Maverick subiram 461% nos EUA. No Brasil, vai devagar

Segmento de picapes intermediárias está explodindo nos EUA, com Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz crescendo mais de 200%

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

Apesar de ser a terra das caminhonetes gigantes como as RAM e a Ford F-150, os EUA abraçou fortemente as picapes intermediárias como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. Prova disso é que a dupla teve crescimento de mais de 200% nas vendas em 2022 quando comparado ao ano de lançamento em 2021. No Brasil, contudo, a Maverick ainda patina.

Segundo dados levantados pelo Ford Authority, a Maverick vendeu nos EUA 74.370 unidades em 2022 contra 13.258 unidades em 2021. Isso representou um salto absurdo de 460,94% nas vendas. Ou seja, ela quase quintuplicou as vendas. Sua rival direta, a Hyundai Santa Cruz, também cresceu – mas em menor proporção.

A picape do Tucson saiu de 10.042 unidades vendidas em 2021 para 36.480 unidades em 2022. Ou seja, um crescimento de 263,27% nas vendas. Esse salto da dupla fez o segmento sair de 23.300 unidades vendidas em 2021 para 110.850 unidades em 2022. A promessa é de mais aumento em 2023.

Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Vale ressaltar que as vendas da Maverick a fizeram superar a Ranger em 2022 nos EUA. Por lá, a média emplacou 57.005 unidades, uma queda de 39,84% em relação ao ano anterior. Foi a caminhonete média que mais perdeu vendas de um ano para o outro. Apesar disso, a Ford ainda vende mais Ranger (e Maverick) do que a GMC vende a Canyon.

Maverick no Brasil não vai tão bem

No Brasil, entretanto, a situação é um pouco diferente. Foram vendidas 1.382 Ford Maverick em 2022, segundo dados da Fenabrave. Isso fez com que ela vendesse menos que todas as intermediárias (Fiat Toro e Renault Oroch) e que todas as médias (Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier, Mitsubishi L200, VW Amarok e Chevrolet S10).

Ford Maverick Lariat FX4 [Auto+ / João Brigato]
Ford Maverick Lariat FX4 [Auto+ / João Brigato]
No Brasil, a Ford Maverick só vendeu mais que as gigantescas RAM 1500, 2500 e Classic. Ainda assim, perdeu para a RAM 3500, que vendeu 2.204 unidades até o final do ano passado. Em janeiro, ela abriu o ano com 79 unidades, perdendo para a Chevrolet Montana que acabou de ser lançada e já tem 90 unidades emplacadas.

Esse ano, contudo, o jogo da picape da Ford deve mudar. A marca anunciou que a versão híbrida será lançada em breve. Ela será a primeira caminhonete híbrida à venda no nosso país e custará menos que o cobrado pela versão 2.0 Lariat FX4 – atualmente a única comercializada. 

>>Ford Maverick Hybrid terá uma versão no Brasil com teto solar

>>E se Fiat Toro e Ford Maverick tivessem versão cabine simples?

>>Ford Maverick: testei a picape por um mês e 2.000km | Avaliação