Destaque

Volkswagen ID.7: Passat elétrico é lançado e roda até 700 km

Rival do Tesla Model 3, novo Volkswagen ID.7 é um sucessor elétrico para o Passat, com autonomia de até 700 km e potência de 286 cv

Volkswagen ID.7 [divulgação]
Volkswagen ID.7 [divulgação]

O Volkswagen ID.7 acaba de ser lançado de forma simultânea na China, Estados Unidos e Europa. Atuando como um substituto elétrico para o famoso Passat, o modelo traz uma autonomia de até 700 km, além de ter o motor mais potente da família de elétricos ID. da marca.

Design modesto

O ID.7 na verdade não traz um visual tão chamativo quanto em outros modelos da marca. Apesar das já conhecidas linhas mais sóbrias da Volkswagen, outros modelos da linha ID. chamam mais atenção, como o ID.3 e o ID.4, este que será lançado no Brasil em breve.

No caso da novidade, temos uma dianteira bem moderna e atraente, mas sem o abuso de vincos fortes ou peças muito agressivas. Assim como em outros carros da montadora alemã, o conjunto de iluminação é separado apenas pelo logotipo da Volkswagen, com uma barra de LED fazendo essa continuação das lanternas.

Volkswagen ID.7 [divulgação]
Volkswagen ID.7 [divulgação]
O para-choque é o único elemento que fica um pouco mais agressivo, mas percebe-se que o foco realmente não foi trazer esportividade, ao menos no visual. Na lateral chama atenção o acabamento em black piano que percorre toda a região mais baixa do veículo.

Já na traseira o destaque vai para as lanternas totalmente de LED que possuem um design bem diferente e ficam brancas quando as luzes estão desligadas. Posicionadas bem horizontalmente, elas também são separadas somente pelo logotipo da marca. Contam ainda com detalhes internos no formato colmeia.

Sem grandes destaques na região de trás, mas vale mencionar o para-choque todo printado em preto brilhante, contendo um grande elemento refletivo que também é horizontal, assim como o conjunto óptico traseiro.

Embora classificado como um sedã, o Volkswagen ID.7 tem uma traseira bem curta e um caimento mais pronunciado do vidro traseiro, então sendo quase um cupê de quatro portas. Já o teto é pintado em preto, independentemente da versão.

Volkswagen ID.7 [divulgação]
Volkswagen ID.7 [divulgação]

Interior minimalista, mas moderno

Seguindo a tendência mundial, sobretudo nos elétricos, o novo sedã da VW traz um visual bem minimalista no interior. O painel conta com uma linha totalmente horizontal, assim como as saídas de ar que possuem um filete cromado em toda sua extensão.

O volante de base reta é o já conhecido de outros modelos da marca, com acabamento em black piano nos comandos multifuncionais (que inclusive são sensíveis ao toque) e uma moldura em prata acetinado. Já o painel de instrumentos decepciona no tamanho, embora totalmente digital e bem posicionado.

Volkswagen ID.7 [divulgação]
Volkswagen ID.7 [divulgação]
Assim como no SUV elétrico ID.4 que virá ao Brasil, a alavanca de transmissão é diferente do tradicional. Neste caso é posicionada em uma haste na coluna de direção, do lado direito. A central multimídia tem uma imensa tela de 15”, que assim destoa do pequeno quadro de instrumentos.

Ela possui, por exemplo, um botão deslizante sensível ao toque para controle do volume ou da temperatura do ar-condicionado. Vale ressaltar também que da mesma forma que outros modelos dessa família de elétricos, há opções de interior com revestimento em branco, inclusive no volante.

Motor mais potente dos VW ID.

Entre todos os Volkswagen ID., o ID.7 de quase 5 m de comprimento tem o motor mais potente e com maior torque disponível. De acordo com a marca, são 286 cv e 56,1 kgfm entregues pela motorização elétrica.

Ela estará disponível em todas as versões, independentemente da capacidade de bateria escolhida. Essas opções diferentes de bateria, porém, ainda não foram reveladas ainda pela Volkswagen.

Apesar de bons números de potência e torque, o destaque na verdade vai para a autonomia. Os dados oficias mostram um alcance de até 700 km pelo ciclo europeu WLTP. A velocidade de recarga pode ser de até 200 kW.

Lista de equipamentos bem recheada

Por ser o modelo mais caro de toda a família ID., obviamente o ID.7 traz uma lista de equipamentos bem ampla. Há, por exemplo, head-up display com realidade aumentada e teto-solar elétrico panorâmico com vidro inteligente, que pode ser alternado entre configurações opacas e transparentes.

Volkswagen ID.7 [divulgação]
Volkswagen ID.7 [divulgação]
Os bancos dianteiros também são uma novidade, oferecendo pela primeira vez em um Volkswagen (ainda que sejam opcionais), a função Climatronic de resfriamento ou aquecimento que podem ser ajustados conforme a necessidade. Eles contam também com uma função de secagem e outra de massagem.

Como já era esperado, itens de condução semiautônoma também estão disponíveis no sedã elétrico, como estacionamento automático (Park Assist) com função de memória dos últimos 50 metros. Ele permite que o motorista monitore esse processo até mesmo fora do carro, através do smartphone.

Volkswagen ID.7 [divulgação]
Volkswagen ID.7 [divulgação]
Outra função é a chamada de Travel Assist, que é capaz de realizar uma mudança semiautomática de faixa. Quando o motorista comanda essa ação, o veículo troca a faixa de rodagem de forma automática, desde que a velocidade seja superior a 90 km/h.

Lançamento

Ainda sem previsão alguma para vir ao Brasil (se é que virá um dia), o Volkswagen ID.7 deverá ser lançado oficialmente na América do Norte em 2024. Enquanto isso, o mercado europeu deve receber o modelo entre setembro e dezembro de 2023, assim como o mercado chinês.

Volkswagen ID.7 [divulgação]
Volkswagen ID.7 [divulgação]

>> Volkswagen promete 10 novos elétricos até 2026 e ID.7 neste ano

>> Nova Volkswagen Saveiro pode ter gerado empregos no ABC paulista

>> Chefão da Volkswagen diz que combustível sintético é delírio coletivo

https://youtu.be/pzNAs4Sm32A