
Sem dó nem piedade, a Volkswagen limou três carros brasileiros na Argentina devido às vendas fracas. De uma vez, Voyage, Fox e up! fizeram as malas e saíram de linha no país vizinho. Será que eles vão seguir pelo mesmo destino aqui no Brasil?
A chegada do Nivus na Argentina é parte de um movimento forte de mudança dentro da Volkswagen, que vem acontecendo no Brasil desde a chegada do Polo. O SUV cupê é o primeiro modelo com motor 1.0 TSI e câmbio automático por lá e também inaugurou o novo logotipo.
E no Brasil?
Aqui temos uma situação tão complicada quanto. Fox e Voyage não vendem mal como acontece na Argentina, mas são produtos que estão ficando evidentemente cansados. O Fox tem no custo-benefício sua maior arma e vai continuar enquanto a legislação deixar.
Ele não vende bem, mas foi importante para a imagem da Volkswagen, em especial por conta do motor 1.0 TSI. Mas a marca ainda não lançou a linha 2021 com quatro lugares, removendo a posição central.
Já o Voyage ainda é essencial para o volume da Volkswagen. Vende menos que o Virtus, mas é campeão entre locadoras e empresas. É um dos menores sedãs compactos do mercado e está há mais de dez anos na mesma geração, mas é robusto e valente. Seu futuro depende única e exclusivamente do Gol, que pode virar um SUV.
>>SUV chinês Tayron deve substituir o Volkswagen Tiguan Allspace