A Ford tinha grandes planos para o EcoSport, mas quis o destino que o SUV compacto fosse enterrado junto das fábricas do Brasil e da Índia. A marca do oval azul já tinha pronta uma reestilização da segunda geração do modelo e desenvolvia aqui no Brasil a terceira, que deixaria de ser global.
O EcoSport mk3 (que foi desenvolvido no Brasil, mas nunca lançado) deverá permanecer oculto por muitos anos. Mas a reestilização que a Ford fez e jogou fora vazou tempos antes da fábrica indiana fechar. Em 19 de agosto de 2021, o Auto+ noticiou o flagra feito na Índia em que mostrava como ficaria o EcoSport 2022 indiano.
A reestilização não era programada para o Brasil por conta da nova geração, o que piorou ainda mais quando a Ford fechou a planta de Camaçari em 11 de janeiro de 2021. O EcoSport, até então, sobreviveria na Índia e na Romênia, que foi o último país a produzir o SUV compacto do Fiesta.

Territory Sport?
As mudanças visuais feitas na Índia eram inspiradas no SUV chinês Territory de primeira geração. Isso ficava evidente pelo desenho do LED diurno em L no para-choque. A grade frontal ganharia novo desenho, ficando maior e com molduras pretas. A parte interna com pontos em destaque serviria para lembrar o Fiesta Active europeu.
No para-choque, o EcoSport 2022 perderia o elemento em X em favor de mais plástico preto e um desenho mais quadrado e robusto. Para a traseira, não haveria novidades, mantendo o mesmo layout que a segunda geração carregou durante toda a sua vida. A única alteração, ao menos na Índia, era o friso cromado nas janelas no lugar do plástico preto.
![Ford EcoSport [autocarindia]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Ford-EcoSport_edited-750x450.jpg)
Por dentro poderia haver alguma atualização, mas o flagra feito na época não revelou nada. Vale lembrar que o EcoSport sempre foi criticado por seu acabamento ruim, mesmo que a última reestilização que de fato foi ao mercado tenha introduzido algumas superfícies macias ao toque (que contrastavam com os plásticos de qualidade decepcionante).
>>Ford Transit Chassi Cabine chega como mais barata da categoria


A Ford é fod*! Assim conhecida popularmente, No Brasil de norte a sul ela fechou tantas fabricas (que nas minhas pesquisas foram mais de 10) o que lhe confere como detentora de um triste record nacional, frustrando sonhos e prejudicando muitas familias e que só por isso deveria ser incentivada ao esquecimento, banida de vez, como ultima opção de compra.
Desde a década de 70 usava somente FORD, agora nem de graça eu quero um.
Tudo a mesma coisa.
A Ford aqui no Brasil mostrou um grande desrespeito ao consumidor/ admirador da marca. Tive varios modelos da marca e hoje ainda tenho um modelo Focus Titanium(acho um otimo veiculo) mas marca Ford para mim será passado dificilmente eu e muitos brasileiros irão pensar em comprar um Ford!!!!