Destaque Novidades

Fiat Toro 2022 e SUV do Argo têm data de lançamento revelada

Stellantis deverá lançar a nova Fiat Toro 2022 e o aguardado SUV do Argo primeiro no Brasil, mas Argentina já tem datas reveladas
Fiat 2022 Argo Trekking [divulgação]
Fiat Argo Trekking [divulgação]

A espera finalmente tem data para acabar e a Fiat terá um SUV em suas concessionárias. Vazado pelo Argentina Autoblog, o cronograma de lançamentos da Stellantis para a Argentina revelou quando o SUV do Argo e a Toro 2022 serão lançadas por lá. Isso significa também que o lançamento no Brasil já está agendado.

Como o SUV do Argo e a Toro são produzidos pela Fiat no Brasil, teremos os modelos antes do mercado argentino. Por lá, a picape está programada para ser lançada no terceiro trimestre do ano. Já o SUV, conhecido pelo projeto 363 B-SUV chegará no último terço do ano.

É bastante provável que ambos os modelos sejam lançados no Brasil antes, muito provavelmente ainda no primeiro semestre. Contudo, a ordem dos lançamentos será a mesma.

Sozinha e armada

A Fiat Toro 2022 é de grande importância para a marca, visto que é a única picape intermediária do país e que, em breve, terá a concorrência da Ford Maverick. A Stellantis ignorou totalmente a máxima que diz “em time que está ganhando não se mexe” e prepara mudanças profundas na picape.

Fiat Toro [divulgação]
Ela ganhará interior bem mais sofisticado, com direito a central multimídia vertical no estilo RAM 1500, painel totalmente digital e acabamento melhorado. É possível que ela adote superfícies emborrachadas nas versões mais caras, seguindo o padrão de Renegade e Compass.

A Toro 2022 ainda terá faróis full-LED e diversas tecnologias herdadas do Compass, como piloto automático adaptativo, park assist e sistema de manutenção em faixa. Ela ganhará ainda motor 1.3 Firefly turbo nas versões Freedom e Volcano, enquanto a Endurance permanecerá com o 1.8 flex com opção de câmbio manual.

Fiat Toro [divulgação]
Fiat Toro [divulgação]
O motor diesel deve ganhar mais potência, estratégia que será repetida nos irmãos Jeep. Essas variantes continuarão a ser as únicas com tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas. As versões flex turbo terão câmbio CVT do Toyota Corolla com dez marchas simuladas.

SUV do Argo

Com lançamento programado para o quarto trimestre de 2021 na Argentina, o SUV do Argo finalmente marcará a entrada da marca italiana nesse concorrido segmento. Enquanto o Jeep Renegade ficará na briga com modelos compactos, o Fiat batalhará com carros como Volkswagen Nivus, Honda WR-V e JAC T40.

Fiat Argo Trekking [divulgação]
Fiat Argo Trekking [divulgação]
A ideia é posicioná-lo na entrada do segmento de SUVs, ainda abaixo do Renegade. O modelo compartilhará diversas peças com o Argo, incluindo todo o seu interior – mesma fórmula de Nivus e WR-V. Ele contará com motor 1.3 Firefly aspirado e 1.0 Frefly turbo, com opção do CVT do Corolla em ambos.

Para 2022 a Fiat terá também um SUV cupê para brigar diretamente com o Volkswagen Nivus. Ele usará a mesma plataforma do Argo e do Cronos, mas terá porte mais avantajado. Nesse caso haverá invasão na faixa de preço do Renegade, mas a proposta visual será tão diferente que não deve afetar o irmão Jeep.

Fiat Argo Trekking [divulgação]
Fiat Argo Trekking [divulgação]

>>Ridgeline: a picape Honda com tamanho de Hilux e jeito de Fiat Toro

>>Jeep e Fiat terão carros por assinatura a partir de R$ 1.350 por mês

>>Ford Maverick vaza e revela armas contra a Fiat Toro

Sobre o autor

João Brigato

12 Comentários

Clique aqui para comentar

    • Pena que pega fogo,a carroceria vaza agua pela maritima,é beberrona, ainda não resolveram o problema dos câmbios automaticos travando com indicação no painel e ainda o 4×4 que não serve pra nada…
      Atolada esta,atolada fica.

  • Não sei porquê as montadoras colocam lançamento 2022 se estamos só no início de 2021?
    Na minha opinião deveriam colocar lançamento do ano em questão….

  • “mudanças profundas”. Desde o lançamento, a Toro é praticamente a mesma (isso é bom pro mercado de usados). Apenas alterações em um detalhe ou outro. Não vejo como um problema. Sobre a Maverick da Ford. Quando vier, se vier. Será apenas um zumbi no mercado. Poucos quererão apostar na traíra da Ford, embora haverão tolos que irão se propor à isso. Adeus Ford. Até nunca mais. (Mágoa…)

  • A Fiat Toro diesel tem problema grave de motor, na aguenta. Não recomendo pq a minha está parada desde dezembro na concessionária e nenhuma resposta da Fiat. Um carro que teve todas as revisões feitas pela concessionária.

  • Só aguardando o lançamento da Toro Diesel 2022,pois a minha 2019 fiz revisão de 100000 km e só alegria ,manutenção até agora só um jogo de pastilha de freio . E Show.