Destaque Novidades

Flagra: Citroën C3 2021 seguirá fórmula do Renault Kwid

Com jeito de SUV, mas ainda um hatch compacto, nova geração do Citroën C3 é flagrada pela primeira vez no Brasil com camuflagem pesada
Flagra Citroën C3 2021 [@gessnermotors]
Flagra Citroën C3 2021 [@gessnermotors]

Aposentado no Brasil de maneira discreta e sem alarde, o Citroën C3 já tem seu substituto à caminho. Não será o modelo europeu, que ficou sofisticado demais para o nosso país, mas sim um novo hatch compacto que segue a receita criada pelo Renault Kwid.

Um dos mais importantes projetos globais da PSA nos próximos anos é a família Smart Car. Projetado para países emergentes, esse trio de novos modelos tem como objetivo marcar a chegada da Citroën na Índia e tirar a marca da lama na América Latina. Além do novo C3, a Citroën terá um sedã compacto e um SUV abaixo do Cactus.

Flagra Citroën C3 2021 [@gessnermotors]
Flagra Citroën C3 2021 [@gessnermotors]
O primeiro deles, o sucessor do Citroën C3, finalmente foi flagrado por aqui por Geraldo Carlos Francisco e divulgado pelo perfil Gessner Motors no Instagram. As imagens mostram um modelo de porte compacto e carroceria robusta.

Como ele é destinado também ao mercado indiano, é bastante provável que seu comprimento seja limitado a 4 m a fim de receber os descontos fornecidos no país para carros desse porte. Isso explica a traseira reta com corte abrupto e o para-choque bem recuado como no Honda Fit e que pode provocar amassados na tampa do porta-malas.

Sucessor do Citroën C3 [@rahul_auto_spy]
Sucessor do Citroën C3 [@rahul_auto_spy]
Como o modelo ainda está em fase de testes, é possível que a versão brasileira receba um para-choque mais robusto, como aconteceu com o Ford EcoSport e o próprio Honda Fit, por exemplo.

A inspiração no Kwid vem do fato de que o novo Citroën C3 será um hatch compacto com pretensões de SUV. A carroceria parruda, alta, quadrada e com linhas bem marcadas dão a sensação de robustez que os utilitários esportivos passam – fórmula nitidamente usada pelo Renault que se diz o SUV dos compactos.

Sucessor do Citroën C3 [@rahul_auto_spy]
Sucessor do Citroën C3 [@rahul_auto_spy]
Atualmente a maioria dos modelos da Citroën traz algum artifício aventureiro como para-lamas alargados e parte inferior da carroceria com plásticos pretos. Esses itens estarão no novo C3, assim como os faróis divididos visualmente conectados pela grade frontal.

É esperado que o novo Citroën C3 seja feito no Brasil, em Porto Real (RJ). A plataforma será uma versão simplificada da CMF do Peugeot 208. Com isso, ele deverá usar o velho conhecido 1.6 aspirado de 118 cv e 15,5 kgfm de torque que era usado no antigo C3.

Citroën descontos exclusivos
Citroën C3 (divulgação)

Por ser um modelo de entrada da marca francesa, ele deverá contar com câmbio manual de cinco marchas, mas a caixa automática de seis marchas será o grande foco da linha. Chances de um motor 1.2 PureTech aspirado são bem remotas, mas ele poderá ganhar motores Firefly (1.0 ou 1.3) da Fiat em um segundo momento.

>>Flagra: JAC testa no Brasil rival de Citroën Jumpy e Peugeot Expert

>>Avaliação: novo 208 é a revolução que a Peugeot prometeu?

>>Comparativo: Peugeot 208 e VW Polo: tipo Europa ou engana-brasileiro?

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar