Destaque Novidades

Flagra: JAC testa no Brasil rival de Citroën Jumpy e Peugeot Expert

JAC Refine M4 pode ser uma grande aposta da JAC em 2021 no Brasil para conquistar o segmento comercial que já foi da Kombi
JAC Refine M4 [Auto+ / João Brigato]
JAC Refine M4 [Auto+ / João Brigato]

Com Citroën Jumpy e Peugeot Expert sozinhas no segmento de vans de médio porte, a PSA está rindo à toa. Contudo, a JAC poderá ser a primeira a investir em uma concorrência real para a dupla francesa com a van Refine M4.

Flagrada pelo Auto+ sem o menor pudor no QG da marca em São Paulo, capital, a JAC Refine M4 é menor que a T8 que já foi vendida no Brasil. É a segunda menor van da JAC no mundo, mas é a mais moderna entre elas, já que foi lançada em 2016.

JAC Refine M4 [Auto+ / João Brigato]
JAC Refine M4 [Auto+ / João Brigato]

De olho no legado da Kombi

Ela tem 5,20 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,97 m de altura e entre-eixos de 3,08 m. Comparando com Jumpy e Expert, seus concorrentes diretos, a Refine M4 é 10 cm mais curta, 3 cm mais estreita e 4 cm mais alta.

Em diversos mercados nos quais ela atua, a JAC Refine M4 tem opções de motorização que vão de gasolina, passando por diesel e híbrida. Ela traz opção de 2.0 quatro cilindros aspirado de 146 cv ou turbo de 190 cv, bebendo gasolina.

JAC Refine M4 [Auto+ / João Brigato]
JAC Refine M4 [Auto+ / João Brigato]
Com diesel a opção é um 1.9 quatro cilindros turbo de 138 cv. Já a variante híbrida é composta pelo motor 1.5 quatro cilindros turbo do T60, mas com 174 cv (o SUV entrega 168 cv) ligado a um elétrico de 16 cv apenas. Todos os motores usam transmissão manual de seis marchas.

Apesar de ser um carro bastante recente, a JAC Refine M4 foi reestilizada em 2018, onde adotou dianteira mais agressiva, com grade frontal seguindo o estilo do T40. Os faróis ganharam máscara negra, enquanto novas rodas foram adotadas. Por dentro e na traseira, nada mudou.

Refine M4 [divulgação]
Refine M4 [divulgação]

Promessas de ano novo

A JAC prometeu durante sua live de lançamento dos novos T40 Plus, T50 Plus e T60 Plus que teria outro lançamento importante durante 2021. Mas que só poderia falar sobre ele mais para a frente. A especulação caia em torno sobre o T80 reestilizado ou outros SUVs.

Contudo, o flagra da Refine M4 por aqui indica que a JAC pode voltar ao segmento de vans comerciais com esse modelo. Agora com o segmento crescendo por causa das primas Citroën Jumpy e Peugeot Expert, abre-se uma oportunidade para a montadora chinesa.

Refine M4 [divulgação]
Refine M4 [divulgação]
Consultada pelo Auto+, a JAC afirma que a van não tem previsão de lançamento para o Brasil, mas que pode vir a ser lançada. A marca chinesa a trouxe em caráter de teste, a princípio, e reafirma que não existe a perspectiva concreta no momento de lançar a Refine M4 por aqui.

>>Avaliação: JAC T60 aposta em porte de Compass ao preço de Renegade

>>JAC apresenta novos T40, T50 e T60 de uma vez

>>Primeiro JAC com plataforma Volkswagen será lançado em 2022

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar