Um dos SUVs mais bem sucedidos do Brasil e um dos queridinhos do segmento é um verdadeiro fracasso em outros países. A realidade que vivemos aqui é que o Jeep Renegade já foi um dos modelos mais vendidos da categoria e hoje ainda tem vendas fortes. Mas lá fora, o modelo é um fracasso tão grande que está morrendo. E há motivos para isso.
O começo do fim do Jeep Renegade fora do Brasil começou em 2022, quando a Stellantis deu ao modelo um visual diferenciado e que só foi aplicado por aqui. Na Europa e nos EUA, dois mercados fortes não receberam a última reestilização que a marca fez, mantendo o visual que estreou em 2019.
Hoje, o Jeep Renegade é fabricado em dois locais no mundo: Melfi, na Itália, e Goiana, em Pernambuco. A fábrica da Itália já está em processo de renovação e modificações para receber novos modelos e, com isso, o destino do Renegade fora do Brasil parece estar selado.

Prova disso é que no final do ano passado, diversas publicações deram como certa a morte do SUV compacto nos EUA. Enquanto isso, na Europa, o Avenger tem tomado seu espaço com oferta de versões gasolina e elétrica, como um atrativo que o Renegade nunca conseguiu ter. Mas o que explica seu sucesso no Brasil e fracasso lá fora?
Compass, Avenger e companhia
Analisando mercados como EUA e Europa, o maior problema do Jeep Renegade é e sempre foi o Compass. Diferentemente do Brasil em que a Stellantis conseguiu fazer com que o público identificasse os dois modelos como produtos bem diferentes aplicando uma distância forte de preço, lá fora isso não ocorre.
![Jeep Renegade [diivulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/01/jeep_renegade_s_294_edited-750x450.jpg)
A situação nos EUA é ainda pior, já que um Renegade Latitude, equivalente ao nosso Sem Nome, parte de US$ 28.445 (R$ 140 mil). Já o Compass Sport começa em US$ 25.900 (R$ 127 mil). A tentativa de justificativa de preço mais alto é que o Renegade nos EUA poderia por ele sempre ter tração 4×4, mas assim também é o Compass.
Mas isso nunca colou para o norte-americano. Para eles, o Compass já é um carro pequeno e o Renegade se torna minúsculo. Por lá, quanto maior o carro, sendo um Compass considerado carro de adolescente, enquanto aqui é a marca da classe média ascendente. Além disso, como justificar pagar mais por um carro menor e com acabamento pior?

Na Europa, a situação também não é boa. Tomamos como exemplo a Itália, que é onde o modelo é produzido. O Renegade Longitude é o modelo de entrada por lá, partindo de 26.300 euros (R$ 141 mil). Já o Avenger, que tem porte bem próximo, começa em 23.100 euros (R$ 123 mil). Pelo menos o Compass está longe, partindo de 35.100 euros (R$ 188 mil).
Ou seja, nos EUA o Renegade é mais caro que um Compass, mesmo sendo inferior. Já na Europa, o SUV compacto tem de brigar com o Avenger, que é mais moderno e tem porte semelhante, mas custando muito menos. A vida dele ficou injusta. Para tanto, China e Índia já não oferecem o modelo há um bom tempo.
![Jeep Avenger [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/jeep_avenger_737_edited-750x450.jpg)
Questões mecânicas
Outro ponto que tem prejudicado fortemente o Jeep Renegade no mundo é a escolha de motores que o SUV tem. No Brasil isso foi parte do problema, porque o motor 1.8 flex aspirado era extremamente beberrão e pouco fazia o modelo andar, mas mesmo assim vendia bem.
Na Europa atualmente ele é vendido com motor 1.0 três cilindros turbo de 120 cv, o mesmo usado pelos Fiat Pulse, Strada e Fastback, além de Peugeot 208 e Citroën C3 Aircross. O motor é suficiente para modelos de pequeno porte, mas o Renegade chega a 1.643 kg, a depender da versão.
![Jeep Renegade [diivulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/01/jeep_renegade_s_59_edited-750x450.jpg)
Por lá, ele ainda conta com motor 1.5 quatro cilindros turbo semi-híbrido, mas com apenas 130 cv – a mesma potência do 1.0 turbo no Brasil. Por fim, a versão 4xe tem exatamente o mesmo conjunto do Compass com motor 1.3 turbo e sistema elétrico. Mas é gastão, tem pouca autonomia e custa o dobro do Renegade de entrada.
Nos EUA, o modelo vem equipado com o mesmo motor 1.3 quatro cilindros turbo que temos no Brasil. Só que com 177 cv e 21,4 kgfm de torque contra 185 cv e 27,5 kgfm do mesmo motor, só que flex. Para os estadunidenses, esse motor é fraco, visto que é o país dos V8 e de motores pelo menos 2.0. Outro ponto que pesou contra o Renegade.
![Jeep Renegade [diivulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/01/jeep_renegade_s_853_edited-750x450.jpg)
Mas e o amor brasileiro?
Se o Renegade parece todo errado para fora do mundo, qual o motivo para tanto sucesso no Brasil? São vários, na realidade. Primeiro porque SUVs compactos sempre fizeram muito sucesso por aqui, especialmente por conta do primeiro Ford EcoSport e do Renault Duster. O brasileiro gosta de SUVs quadrados, que parecem robustos e aguentam a porrada.
O visual caixote do Renegade trouxe justamente isso. Além disso, Duster e EcoSport sempre tiveram acabamento péssimo, algo que o Jeep mostrou ser diferente. Ele e o Honda HR-V criaram um novo patamar para o segmento, que até hoje tem rivais que não chegam perto dele.
![Jeep Renegade 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/02/jeep_renegade_s_t270_4_4_4_edited-750x450.jpg)
Mas há um fator que foi determinante para o sucesso absurdo do Renegade por aqui: status. A Jeep sempre foi vista pelo brasileiro como uma marca premium, mesmo não sendo. A fabricante chegou por aqui nos anos 1990 com o Grand Cherokee, que se tornou símbolo de carro de rico.
A partir do momento que a Jeep se tornou fabricante nacional, mas manteve concessionárias com estilo elegante e essa aura de marca de luxo, o brasileiro comprou o discurso de se tratar de uma marca superior. Ter um Jeep ao preço de um Ford ou de um Renault se tornou a marca de sucesso para muita gente, que até esquecia o péssimo 1.8 flex.
![Jeep Renegade 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/02/jeep_renegade_s_t270_4_4_2_edited-750x450.jpg)
Outro ponto crucial: os primeiros Jeep Renegade tinham versão diesel. Esse tipo de motor, para o brasileiro, é símbolo de confiabilidade, robustez e também de status. Nenhum outro SUV compacto oferecia esse tipo de opção e o modelo da Stellantis sim. Tanto que as vendas dos modelos diesel eram expressivas nos primeiros anos.
Futuro do Renegade
Hoje as vendas do Jeep Renegade são bem mais baixas do que antigamente. Mas isso porque a fábrica de Goiana, PE, está trabalhando no limite. A planta hoje produz Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. De todos esses modelos, o Renegade é o mais barato e menos rentável. Por isso tem menos prioridade na linha.

Basicamente nas concessionárias há pouca margem de negociação por ele e fila de espera. No melhor esquema: compra quem quer. É por isso que ele deixou de ser um dos mais vendidos da categoria para ficar no meio do ranking. Mas isso deve mudar com a segunda geração que já está em desenvolvimento.
Revelada com exclusividade pelo Auto+, a segunda geração do Jeep Renegade é um projeto totalmente brasileiro – afinal, ele só fez sucesso aqui. O modelo usará plataforma CMP do Peugeot 208 e terá sua produção transferida para Betim, Minas Gerais. Por lá, ele se tornará o carro mais caro e sofisticado da planta, fazendo com ele volte a ser prioridade.
![Jeep Renegade Trailhawk 4x4 [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/03/Jeep-Renegade-Trailhawk-4x4-2022-17-750x450.jpg)
Por conta da base compartilhada com o Avenger e porte semelhante, o novo Renegade brasileiro não dará espaço para o irmão menor, que foi descartado para o nosso país. Ele deverá manter o visual quadrado e o interior bem mais refinado que a média da categoria (algo também que o Avenger não consegue ter).
Motores turbo serão usados no novo Renegade, mantendo o 1.3 quatro cilindros turbo nas versões mais caras, mas ganhando a companhia do 1.0 três cilindros turbo nos modelos de entrada. Como a base CMP é muito mais leve que a Small Wide, a segunda geração do SUV compacto passará por uma verdadeira dieta de emagrecimento.
![Jeep Renegade Sport [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Jeep-Renegade-Sport-4_edited-750x450.jpg)
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Sou proprietário de um Renegade e ele é INFINITAMENTE superior a todos os seus concorrentes.
Só ele tem O estilo, O conforto, O nivel de acabamento, O nivel de equipamentos, A suspensão que confortável e, ao mesmo tempo, robusta e, agora O motor.
A baixa nas vendas nos EUA já era esperada, afinal trata-se de um mercado voltado para carros enormes, tanto que o “carro” mais vendido há anos é a F-150, uma picape gigantesca que agora está sendo vendida aqui, assim como as RAM e Silverado…
Concordo plenamente, esqueçam o antigo motor 1.8 … Melhor carro da categoria em acabamento e dirigibilidade! Só dirigindo um para saber como roda macio, ótima suspensão, confortável … bonito design com as referências aos antigos JEEPs, nada de extravagâncias chinesas ou coreanas.
Tenho um Renegade há quase 4 anos. Carro robusto, resistente, confortável, o motor 1.8 (pelo menos no meu caso) está na média: 9,5 km/lt. na cidade e 11,5 km/lt. na estrada (com AC ligado direto). Quem fala mal do Renegade é quem nunca teve ou dirigiu. SUV que realmente aguenta as péssimas estradas brasileiras.
Difícil entender como o longitude de quase 160 mil reais não vem equipado com luzes auxiliares na parte frontal. Trata-se de economia ridícula do fabricante, que só desvaloriza o carro. Por outro lado, mesmo com a troca do motor – demorou – o carro continua muito pesado e beberrão
Boa tarde, olha eu sou dono de um renegade.2026 e um ótimo carro para mim ele atende tudo os meus requisitos.e agora eu pretendo comprar um novo.ele e um carro muito bom.
Então a segunda geração não terá versão 4×4?
Se o Renegade evoluir nesse segunda geração se mudar pelo menos o interior é Abandonar esse visual que na minha opinião ficou ridículo se melhorarem o visual e mudar o Interior fará sucesso novamente
Mas esse modelo atual é horrível e ultrapassado
Certamente um carro não necessita mudar seu visual radicalmente para não se tornar “ultrapassado” se ele é muito bonito com o visual atual. O Renegade tem o seu visual belíssimo sempre, antes e depois das reestilizações. No painel, creio que necessita apenas uma tela de multimídia maior, coisa fácil de fazer para a montadora. No mais já possui carregador de celular por indução com câmara refrigerada pelo ar-condicionado e precisa apenas de novas portas USB. O interior é muito funcional, bom e bonito, mas, poderia ser reestilizado nas costuras dos bancos e capas de portas, bem como nos materiais utilizados, para trazer aspecto de modernidade. Na parte externa que já é toda em LEDs poderiam criar novas grades e para-choques novos com diferenças sutis, sem exageros, sempre trazendo a identidade Jeep com os faróis redondos que podem ser modernizados, embora os atuais sejam sensacionais. Enfim, é sem sombra de dúvida um carro que possui personalidade marcante com sua aparência um pouco retrô, qualidade de construção superior a de seus concorrentes, possui itens de segurança como freios à disco nas rodas traseiras e suspensão independente nas quatro rodas, agora com o motor 1.3 turbo T270 ficou muito potente e divertido de dirigir e eu não posso esquecer de dizer: é bonito, muito bonito, belíssimo! Já pode ser considerado um clássico das ruas brasileiras e dos locais onde foi comercializado e num futuro será colecionado por pessoas de bom gosto.