Destaque Segredos

Stellantis troca Jeep Avenger por novos Pulse, Fastback e Uno

Com as novas gerações de Pulse, Fastback e substituto do Argo, Stellantis não terá razão para fazer o Jeep Avenger no Brasil
Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]
Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]
Compartilhar

O projeto do Jeep Avenger no Brasil foi descartado. O conhecido mini Renegade não será mais fabricado no nosso país após clínicas mostrarem que o público da marca não quer algo abaixo do SUV compacto hoje em produção. Só que não se preocupe, pois a Stellantis prepara a renovação total de Pulse, Fastback e um substituto para o Argo, que pode ser o novo Uno.

Fontes ligadas à marca relataram com exclusividade para o Auto+ que as novas gerações de Argo, Pulse e Fastback já estão em trabalho pela Stellantis no Brasil e eles serão projetos globais. O trio de compactos será todo feito em Betim (MG) na plataforma STLA Small, que será o nome novo da CMP do Peugeot 208 e do Citroën C3.

Inclusive, a base já é de responsabilidade do Brasil, visto que um dos engenheiros principais de Betim, MG, está a cargo da plataforma a nível global. Isso porque haverá uma maior sinergia entre a Fiat do Brasil e da Itália. Como temos muito mais recursos e expertise em carros compactos, os modelos desenvolvidos aqui também serão vendidos lá.

Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]
Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]

A volta do Uno?

O exemplo maior disso é o sucessor do Argo. O modelo será vendido na Europa como novo Fiat Panda e terá uma variação no Brasil de custo levemente reduzido. A estratégia é parecida com o que foi feito com o Uno e o Panda, tanto que o novo hatch deve resgatar o nome Uno pois será um compacto quadradinho.

O novo Argo / Uno brasileiro terá algumas simplificações em relação ao Panda europeu para poder atuar no segmento de entrada. Ele terá visual levemente aventureiro, seguindo uma fórmula parecida com a do Citroën C3. Contudo, ele será maior que o hatch francês, sendo o maior dos compactos da Stellantis no Brasil.

Fiat Centoventi [divulgação] uno Mille
Fiat Centoventi [divulgação]

SUVs globais

Outra grande novidade da Fiat para os próximos anos é a globalização de Pulse e Fastback. A marca trabalha para que a segunda geração da dupla se torne global, colocando a Fiat em um segmento ainda não tão explorado na Europa. Hoje ela tem o 500X, que é um Jeep Renegade com cara retrô e o 600, que é meio SUV, meio hatch.

Por conta da flexibilidade da plataforma, os novos Pulse e Fastback deixarão de ser versões altinhas de Argo e Cronos. Eles não mais compartilharão componentes externos com o próximo Argo, adotando estilo próprio e uma carroceria mais volumosa. A ideia é fazer a lógica que os Peugeot 208 e 2008 possuem: intimamente ligados, mas não iguais.

Fastback Abarth [divulgação]
Fastback Abarth [divulgação]

Antes dessa mudança de geração, contudo, os dois modelos receberão mudanças visuais em 2025. A Fiat trabalha para que Fastback Abarth e Pulse Abarth tenham teto solar como opcional, além de um pacote com bancos dianteiros elétricos. As mudanças visuais contemplarão também para-choques e faróis novos. 

Qual dos novos Fiat você quer ver logo? Conte nos comentários.

>>Programa sobre carros da Amazon dará adeus em breve

>>Esses são os carros com as piores versões do Brasil

>>Volkswagen lança certidão de nascimento para carros clássicos

Sobre o autor

João Brigato

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Seria muito legal se esse Futuro Uno Brasileiro tivesse um visual retrô ala Fiat 500, mas sendo inspirado no Fiat Uno Mille que tinhamos de 2004 pra frente, mas modernizado.

  • Nada de novo Cronos? O carro faz relativo sucesso. Vem consistente na segunda posição entre os compactos e de vez em quando fica na frente do Onix Plus.

  • O Fastback deveria ser o primeiro, para que se corrija urgentemente a desproporção da carroceria. Hoje é um carro que tem tudo para ser bonito, mas é feio.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa