O Jeep Renegade não conseguiu manter as cinco estrelas na avaliação do Latin NCAP. De acordo com o resultado divulgado nesta quarta-feira (5), o SUV só teve uma estrela na avaliação, uma queda considerável perante as cinco estrelas obtidas pelo modelo em 2015.
Entretanto, vale lembrar que os testes se tornaram mais exigentes desde então. Apesar disso, a Jeep continuava afirmando que o Renegade tinha a nota máxima de segurança. Por conta disso, o Latin NCAP deu uma bronca explícita na Stellantis, dizendo que o grupo confunde os consumidores com a afirmação.
Por outro lado, os critérios do órgão também são confusos. O Renegade avaliado tinha apenas dois airbags, uma configuração que não é vendida no Brasil, mas como alguns mercados do exterior recebem o SUV dessa forma, esta foi a versão escolhida pelo instituto.
![Jeep Renegade no Latin NCAP [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/gd_86499a07fc1a86-750x450.jpg)
Isso porque o Latin NCAP sempre testa a versão menos equipada disponível na América Latina. Porém, caso a configuração disponível no Brasil fosse testada, é provável que a nota do Jeep Renegade fosse melhor. O problema, também, é que esse Renegade é o modelo pré-reestilização de 2022.
Problemas do Jeep Renegade
Segundo o relatório, o SUV da Jeep ofereceu 48,71% de proteção para adultos, 66,71% para crianças, 45,32% para pedestre e 55,81% para os sistemas de assistência à segurança. No impacto frontal, a cabeça do ocupante infantil atingiu o banco dianteiro, o que fez o modelo perder alguns pontos.\

Como a unidade avaliada não tinha airbags laterais e de cortina, não foi realizado o teste lateral contra o poste.
VW Taigun
Por outro lado, o Volkswagen Taigun, que é um gêmeo do T-Cross vendido em outros mercados da América Latina, foi bem no teste. O SUV conseguiu a nota máxima, obtendo as cinco estrelas.
![VW Taigun Latin NCAP [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/gd_86499a00e9862a-750x450.jpg)
Produzido na Índia, o Taigun ofereceu 92,47% de proteção para adultos, 91,84% para ocupantes infantis, 55,14% para pedestres e 83,28% no quesito dos sistemas de assistência à segurança.
>> VW T-Cross 2024 tem interior melhorado e lanterna de Renegade
>> Volkswagen Polo é o carro mais vendido do Brasil em junho
![Jeep Renegade no Latin NCAP [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/gd_86499a0884da4d-1200x719.jpg)

Estas avaliações, da forma como são feitas, só confundem o consumidor.
Primeiro que precisa ser uma instituição totalmente independente, e nunca é.
Segundo que não pode chamar de latin ncap. O nome tem de incluir a versão do teste. Se a versao do teste é de 2010 tem de ter no nome V2010 e se é a versão de 2020, deve ter V2020 na chamada/titulo. Ou seja, o órgão deve informar segundo o LatinNCap V2010 o Veículo X modelo Y tem nota Z.
Como disse a reportagem, se tem 2 air-bag ganha uma nota, se tem 5 outra, só que o teste generaliza o resultado para todos. Péssimo.
Ao generalizar o nome só confunde e perde toda a credibilidade.
Outra coisa é num teste dar uma nota e em seguida mudar totalmente. Novamente demonstra a falta de qualidade deste sistema.
Deveriam ser mais profissionais e apresentar ao consumidor documentos detalhados falando dos testes, como foram elaborados/modelados e o tipo de batida que cobre. E os resultados devem ser apresentados nos seus detalhes, devem ser publicos. Nada de divulgação parcial.
Sem isso perde totalmente a credibilidade e passa a ser instrumento de chantagem.
Outro ponto dramático, precisamos de jornalismo sério, pois o que mais se vê é sensacionalismo barato. Quando o jornalista formado faz isso, dá razão a proliferação de “jornais, blogs, sites, youtubers” de péssima qualidade. Isto ocorre por culpa dos próprios jornalistas que jogam o bom jornalismo na cesta de lixo.