Ao vivo
Home » Manutenção » Cinco carros para não comprar em 2026 no Brasil 

Manutenção

Já teve algum?

Cinco carros para não comprar em 2026 no Brasil 

Fim de ano sempre renova o desejo de trocar de carro, mas nem todo modelo vale a dor de cabeça

4 min de leitura

O fim do ano chega, muitas pessoas começam a planejar a vida para o ano seguinte e a compra de um carro entra naturalmente na lista de muitos brasileiros. E é claro que os usados continuam atraindo quem busca um bom custo-benefício, só que esse mercado também esconde modelos que podem virar pesadelo. 

São carros com problemas crônicos, defeitos recorrentes e manutenção que pode drenar o bolso de qualquer proprietário desavisado. Para ajudar quem está pesquisando, o Auto+ selecionou cinco modelos que você deve evitar em 2026.

Jeep Renegade e Compass 

Jeep Renegade e Compass conquistaram o público brasileiro, só que isso não os livrou de um problema crônico que afetou diversas unidades antes de 2021, com os motores 1.8 e 2.0 aspirados. O câmbio automático AT6 sofria com engates bruscos, trepidações e vazamento de fluido. O maior vilão era o trocador de calor. 

Quando ele falhava, permitia a mistura do óleo do câmbio com a água do radiador, causando superaquecimento e desgaste precoce da transmissão. Se você pretende comprar um Renegade ou Compass usado em 2026, atenção ao histórico de manutenção e às notas de serviços realizados.

Fiat Marea 2.0 Turbo

Fiat Marea prata parado de frente
Fiat Marea [divulgação]

O Fiat Marea Turbo é, talvez, o carro mais famoso quando o assunto é problema crônico no Brasil. O modelo tem uma legião de fãs, anda muito quando está saudável e entregava desempenho de esportivo numa época em que poucos nacionais faziam isso. O problema está no resto. 

O motor 2.0 Turbo exige manutenção extremamente rigorosa. Qualquer descuido com óleo, troca de correia ou arrefecimento pode custar uma retífica completa. E é aí que mora o perigo. Como muitos Mareas passaram por donos que não seguiram o padrão ideal de manutenção, grande parte dos usados no mercado está longe do estado ideal. O risco de você comprar um carro com histórico duvidoso é enorme. 

Fiat Marea [divulgação]
Fiat Marea [divulgação]

Vazamentos, superaquecimento, desgaste prematuro do cabeçote e até motores inteiros condenados fazem parte da rotina de quem assume um Marea sem histórico detalhado. 

Ford Focus, Fiesta e EcoSport 

Ford New Fiesta Titanium 2018 (divulgação)
Ford New Fiesta Titanium 2018 (divulgação)

Poucas tecnologias ficaram tão marcadas negativamente no Brasil quanto o Powershift. O câmbio automatizado de dupla embreagem, usado pela Ford entre 2013 e 2017, acumulou relatos de trepidação, travamento, superaquecimento e perda de desempenho. 

O problema estrutural estava nos retentores que deixavam o óleo contaminar a embreagem, gerando falhas constantes. Mesmo com recalls e algumas melhorias ao longo dos anos, o histórico ficou manchado. Esses carros costumam ser desvalorizados e tem reparos caros.

Volkswagen e Audi com câmbio DSG 

Volkswagen Golf (divulgação)

O DSG de sete marchas, presente em modelos Volkswagen e Audi entre 2010 e 2015, é eficiente, rápido e esperto. Só que a versão a seco (DQ200) virou sinônimo de dor de cabeça. Vibrações, falhas na mecatrônica, ruídos e até rompimento das paredes internas por pressão excessiva são relatos comuns.

A Volkswagen chegou a fazer um recall abrangendo Golf MK7, Jetta, Passat, Fusca e diversos Audi A1 e A3. Os modelos mais novos usam uma versão banhada a óleo, muito mais confiável. Mas os usados com o câmbio antigo continuam sofrendo desvalorização.

Peugeot 206

Peugeot 206 prata de frente com um por do sol ao fundo
Peugeot 206 [divulgação]

O Peugeot 206 foi um sucesso de vendas e marcou uma época, mas também ganhou fama por um conjunto de problemas que até hoje afastam compradores até da própria marca. O mais conhecido está na suspensão, que não foi projetada para aguentar a buraqueira brasileira. Bieletas, buchas e bandejas apresentam desgaste prematuro, exigindo manutenção frequente.

Além disso, as versões 1.4 ficaram famosas por falhas de junta de cabeçote. Como tudo isso se repetiu em muitos exemplares, o 206 ganhou reputação ruim. Hoje a Peugeot é outra marca, mais confiável e com produtos modernos após a criação da Stellantis. Mas quando o assunto é mercado de usados, o 206 ainda carrega essa sombra.

E você, já teve um desses carros? Deixe seu comentário!


YouTube video

90 comentários em “Cinco carros para não comprar em 2026 no Brasil ”

  1. João Nicanor Renato

    Tenho um Compass , se fizer as revisões e usar água motul , dificilmente terá problemas no trocador de calor , esqueceram da correia dentada banhada a óleo da GM , agora colocar Jeep , no patamar de Marea , Peugeot 206 , os câmbios DSG que só foi usado nos VW até 2016 , a Jeep não pagou o jaba

    • José Roberto Leme

      Concordo plenamente, que fez a matéria não deve entender porta nenhuma de carros.

      • Raphael

        Meu amigo… Ele deixou claro que o problema está nos modelos até 2021….

    • Carlos Durso

      Concordo, tenho um Compass Sport 2025 e estou muito satisfeito. Não concordo com esta avaliação, achei tendenciosa as comparações, até engraçado.

      • Denilson

        Tenho um Compass 2018, deu problema no trocador de e agora foi colocado um kit em que não precisa passar pela caixa de marcha, paguei R$2500,00 colocado

      • Sinvaldo Costa

        Bom meu amigo, já tive três Jeep Compass, hora que passar de 60
        000 Kms, você verá a dificuldades. Dois comprei zero, mas, não fiquei livre dos problemas. Outra informação, os mecânicos da Concessionária entendem pouco, e lá não tem concerto de peças, eles trocam o conjunto todo, e normalmente não fica menos de R$ 10.000, as trocas.

      • Eduardo

        Na matéria fala antes de 2021

    • Iberê Marques Silvestre

      Tenho um Ford Fiesta Titanium mexicano 2014. Está com 75000 km e nunca tive qualquer problema. Agora colocar estes carros no mesmo patamar dos peugeot e fiat Marea é demonstrar pouco conhecimento…

      • Welfane Kemil Tão

        Minha esposa também tem um Ford Fiesta Titanium. O dela é 2015/2016. Compramos em 01/2017, ou seja, já é dela há quase nove anos, e zero problema com o câmbio até hoje.

    • Emerson Andrade

      Eu tenho Compass a 7 anos e nunca deu problema algum. Não consigo entender essas críticas que fazem desse modelo.

    • Sergio Brito

      Concordo perfeitamente. Tenho Compass e é um excelente carro ! O redator do texto não merece confiabilidade

      • Francisco BH MG

        Eu tenho um jeep Renegade 2017 .
        Anos só manutenção básica excelente carro.
        Até o momento.

      • Eduardo

        No texto diz, antes de 2021

    • Carlos

      Concordo plenamente o compass renegade sao excelente o problema é que o brasileiro não está acostumado a fazer manutenção

      • Francisco BH MG

        O único ser não do meu jeep acho ele beberão mais entrega muito.
        Conforto.
        Etc etc e Tau.

    • JUNIOR

      Bom dia!! Concordo plenamente. Meu Jeep assim que peguei foi a primeira manutenção de rotina que fiz no veículo (dei atenção ao trocado de calor). J faz 1 ano que ja estou com ele fazendo as demais manutenções básicas e zero problema.

    • José

      Realmente, nada a ver.

  2. Oberlan

    Vocês esqueceram do Gran Siena da Fiat, foi um pesadelo na minha vida

    • Guilherme

      Meu tb !!! Problemas no abs … avaria câmbio… por aí vai ! Carro lixo

    • Roberto Floeter

      Tive um por 10 anos, 100mil km rodados e só me deu alegria

  3. Roberto rodrigues

    Comparar jeep compass com marea… foi de f…..

    • Ronaldo

      Sem novidades… Só o óbvio de sempre.

    • RobertoM

      Ninguém está comparando, somente são citados os carros com problemas crônicos..
      E a lista está pequena, tem muitos outros com …

  4. Roberto

    Tenho um Jeep Renegade 1.8 2021 ATS. Com quase 5 anos de uso, com revisões anuais em dia, até o presente momento não tive nenhum problema…
    Porém tenho conhecimento de amigos meus que mesmo com o carro zero km não consegui usar o mesmo, por causa de N problemas.

    • Marina Marcaci Olivo

      Tenho um Jeep 2021,desde que comprei me dá problema,foi várias vezes pro mecânico com o câmbio travado,agora tá na Jeep arrumando o câmbio,adoro a Jeep , más não indico

  5. Francisco Edimar da Silva

    O Fiat Toro da mesma plataforma do Renegade e compas apresentou o mesmo defeito do trocador de calor, eu tive um alto custo , a fabricante deveria arcar com os custos ja que e uma falha deles.

    • SANDRELI MAZZINGHY

      Dessa vez errou feio .
      As comparações dos carros acima , não esta de acordo .
      Carros não fabricados com carros que ainda fabricam .
      Tem outras listas pra fazer .

  6. Alcir dos Anjos

    Ora, o antes foi corrigido, não existe mais o problema,repeti-lo,como forma de confundir as pessoas no presente, revela uma postura inadequada e sem nenhum sentido prático, a não ser o de querer punir por, simplesmente, punir.

    • Edmar

      Parabéns

    • Rodrigo

      Concordo o problema dos Jeep já foram resolvidos a anos

    • Jair Santos Lopes

      Informações falsas jeep Compass mais vendido quem postou d deve estar com inveja

      • Jair

        Vdd , foram os mais vendidos , se fossem tão ruins os mesmos estariam superlotando as agências e concessionárias de revenda e isso não acontece. O meu é um compass 350TD 2.0 Turbo 4×4 , já à anos com ele,nunca tive problemas e mesmo os flex como qqr carro é cuidar das preventivas.

    • Henrique Adachi Diamante

      Ridículo comparar Renegade e Compass com Marea. Péssima matéria.

    • Rafael

      Que matéria mequetrefe. Poutz grila. Onde estão os jornalistas do Brasil? Só temos caçadores de likes incompetentes.

    • Carlos

      Concordo plenamente tive um focus fazendo manutenção correta o carro é um tanque de guerra o compass e renegade são excelentes carros

  7. Claudio

    Sinceramente você reclamar do Peugeot 206 você não conhece carro o problema não é o carro é o dono e as ruas ruins da cidade ,item 01 motor 1.4 refrigeração o pobre pão duro do brasileiro usa água da torneira ao invés do aditivo, suspensão realmente um pouco problema mas não a dianteira traseira com aqueles rolamentos mas isso é com mais de 100 mil kilometros que você vai ter esse problema com 100 mil kilometros meu amigo já está na hora de uma troca e revisão geral na suspensão ou você quer que o carro dure a vida inteira então o problema é o brasileiro acostumado com fusca,gol,uno,que foi feito pé de boi .Não troco meu Peugeot por umas porcarias dessas ar-condicionado ruim, suspensão dura, conforto zero.

  8. Simone

    Estou no segundo renegade zero km e nunca tive problemas! Um carro robusto, seguro, nao troco por nenhum outro! Depois que vi os veículos da jeep todos os outro parecem feitos de papel.

  9. Ozéias Oliveira

    Tenho um jeep Renegade 2019, sempre fiz as revisões,,,até agora não tenho que reclamar,, sempre quis deixar TD em dias pra não ter surpresas ,,até agora só alegria e curtindo o carro,,

  10. Márcia

    Me surpreendi com a matéria, porque tenho um Jeep Compass Longitude 2018 que NUNCA me deu problema, até porque, eu faço todas as revisões, as manutenção necessárias e cuido da estética. Já pensei em trocar por outro zero, mas ele está impecável. Isso me parece matéria paga pela concorrência, lamentável!

  11. Ronaldo

    Tive um compas 2121 diesel foi jm ótimo carro no primeiro ano, mesmo com as revisões em dia começou a dar muito problema e a cada concerto era uma pancada e desvalorizou muito na hora da venda

  12. Rodrigo

    É sério que estão comparando a Jeep com essas carroças? Não tem outra notícia para vender? Tenho um Compass 2024 e não tenho do que reclamar.

  13. Eduardo

    Tive um Peugeot 206, comprei zero, fiz todas as revisões, nunca deu problema!!! Usei por sete anos, um bom carro!!!

  14. Antônio Lopes

    Esqueceram de mencionar o PÉSSIMO atendimento das concessionárias JEEP, somado as falhas crônicas do COMPASS, (MAIS DE 2000) apontadas pelo Ministério Público de SP. A JEEP DEVE SER EVITADA SIM E ESTA NO NÍVEL DO MAREA TURBO.

  15. Nelson

    Tenho um jeep compass 2019, todas as revisões feita na agência. Não deu nenhum problema até agora. Carro excelente .

  16. Bruno

    Ando de jeepn há uma década e zero problemas…. tem muita tranqueira de amigos do portal que não foram citadas

  17. Rai

    Galera dos “jeeps ” não é uma comparação, mas sim, citar os possíveis problemas do modelo…

  18. Eustaquio

    Os termos de comparações entre os veículos é absurda incluindo carros fora de linha com alguns anos com jeep que está em fabricação.

  19. Remy Pedroso Jacomassi

    Tenho um VECTRA 2007/100 MIL KILOMETROS RODADOS/4 PNEUS NOVOS,COR VERDE ESCURO, ÚNICO DONO,” SEM QUALQUER AMASSO,ETC ETC,A VENDA.
    SÓ. PARA AMIGOS.

  20. Lucas

    O comentário do cara:
    “Tenho um jeep compass, é ótimo. É so fazer as revisões, não se importar em gastar com conserto. Torcer para júpiter se alinhar com netuno, no solstício, ter sorte, fazer macumba no cruzamento na rua 12, já comprar as peças que sabe que vão quebrar…

  21. Clóvis

    Comparar compass com Marea ,Pegeout, jetta e afins? Da licença !

  22. Petras Barros

    Tenho um COMPASS ano 2023 modelo 2024, sem nenhum problema até agora. Excelente suspensão, motor e chassi respondem adequadamente, vou trocar por outro qdo possível.

  23. Andreia Faraco

    Faltou falar do cruzeiro, tive um zero e uma dor de cabeça 10, o carro parecia um trator simplesmente horrível.

  24. Luiz

    Ridículo um site especializado publicar matéria de qualidade duvidosa. Ainda mais pelas comparações. Pelo jeito o estudante gostaria de ter um compass ou renegate mas esta sendo mal remunerado!!

  25. Toni França

    Tenho um Peugeot 206, ano 2001 manual.
    Faço minhas revisões corretamente e não tenho problema alguma com o carro .
    Na época de chuvas, ele até parece o Fiat Uno, falta colocar a escada no teto, kkkkkk

  26. Paulo Rubini

    Coloquem na lista : Renault Kardian. O meu tem 2500 km e bebe igual a um maverick v8 . Alem disso, faz uns barulhos estranhos. Pior! A concessionária Orvel (verifique reputação no reclame aqui)…

  27. Alexandre

    Que matéria fuleira, comparar Jeep Compass com Marea, só pode ser de quem não sabe o que escrever.

  28. Antonio

    Tenho um jeep compass 2019 flex troquei o trocado de calor por um radiador e só alegria, ja rodei quase todo esse Brasil, o único gasto é combustível e revisão tudo normal, imagino que quem esculhamba com o compass, não tem fiat 147.

  29. Fernando Maranhão

    Se não quiser ter problemas compre um carro da TOYOTA.

  30. Fernando Maranhão

    Se não quiser ter problemas compre qualquer carro da TOYOTA.

  31. Alex Miguel

    Nada a ver colocar o Marea Turbo, um carro que saiu de linha a mais de 20 anos, como um carro a ser evitado, até porque os poucos modelos que ainda existem estão na mão de colecionadores e entusiastas desse modelo. Não há motivos para alertar o consumidor quanto os problemas desse veículo, que é de conhecimento por todos os seres vivos do universo há muito tempo.

  32. Carlos Stechman

    A questão do trocador de calor, também ocorreu na linha Nissan, o Sentra também sofria esse defeito, Marea e 206 são peças para desmanche!

  33. Aguimar

    Tenho um Jeep Compass Limited 2018 e o bicho é nervoso viu bom d+ estou com ela a 5 anos só vou vender porque comprei outro mais novo 37 98800-3082

  34. Pépe

    Uma grande bobagem essa sempre história com o renegade e compass sobre o trocador de calor. Os antigos realmente só algumas unidades deram problemas (como qualquer carro produzido) e principalmente porque eles foram campeões de vendas durante anos (é muito carro feito) sendo normal ocorrer problemas. Agora ninguém fala das verdadeiras “porcarias” os carros 3 cilindros feitos por algumas montadoras que quando chega a 120.000km o motor abre o bico!!

  35. Ricardo CL

    Uma vergonha essa matéria sobre Compass e Renegade.

  36. Daniel Carlos

    Tenho um Jeep Compass 2019 Flex a solução que tive foi a retirada do trocador de calor e colocar o radiador de óleo é um carrão mais os engenheiros cagou nesse trocador de calor e a montadora deveria fazer a troca ou até mesmo arcar com os prejuízos causados pela peça.

  37. Jorge

    Tenho um Jeep Renegade 2021, 1.8 flex, que nunca deu problema. Devo trocar em breve, apenas porque está com mais de 50.000 km.

  38. Reinaldo Tanajura

    Jeep compass de 2022 foram corrigidos não tem problema algum

  39. Clodoaldo

    Aqui falam o que pagam para falar..kkk

  40. Robinson Meridian

    Jepp Compass o melhor carro que já tive na minha vida! Só troco por outro Compass! Maravilha!

  41. Jackson

    JEEP Renegade hoje estão atualizados, não tem mais os problemas do passado tem ótimo motor T270 que equipa a Fiat Toro e outros carros mais de luxo da Fiat. Renegade de entrada seria a melhor opção custo benefício.

  42. Gustavo

    Esse jornalista de terceira nao sabe nada do mundo automotivo em comparar Jeep com carros antigos problemáticos! Ridículo

  43. Anna

    Você está muito desinformado. E quando for falar de carros, fale por categoria

  44. Bruno Souza

    Reportagem muito fraca.
    Sem comentários,

  45. Luiz Eduardo

    Essa chamada para problemas JEEP de um carro 2021 USADO realmente muito tendenciosa pois teria que ficar claro.
    JEEP USADO ANO 2021 se queriam fazer algum alerta

    Carro mais vendido com essa chamada?
    Tenho um 2023 e único problema que na chuva embasa lanternas traseiras

  46. Luiz Eduardo

    Essa chamada para problemas JEEP de um carro 2021 USADO realmente muito tendenciosa pois teria que ficar claro.
    JEEP USADO ANO 2021 se queriam fazer algum alerta

    Carro mais vendido com essa chamada?
    Tenho um 2023 e único problema que na chuva embasa lanternas traseiras

  47. Glaucus

    Comprem amarok ! Kkkk

  48. Glaucus

    Esse repórter deve ter um fiat 500 pela cara dele kkkkkk

  49. Douglas

    Esqueceu de colocar VW qlq modelo com motores 1.0 e 1.6 EA111, pior motor da VW depois do 1.0 16v. Se vc quer arrumar um problema é só comprar um carro da VW com esses motores Gol Fox Saveiro Voyage etc.

  50. Marcelo

    Reportagem total sem sentido. Comparar um Marea com os carros mais atuais na minha opinião esse repórter comeu bola.
    Fora os fás quem é fica em dúvida entre comprar um Marea ou Compass ?

    Sou fã de carros e motores, se quiserem podem me contratar pra fazer reportagens melhores.

  51. Herivelto Fraga da Silva

    Tenho 70 anos, já tive inúmeras marcas e modelos de automóveis, desde um simples Chevette à ML 320 da Mercedes, nunca tive problema com nenhum deles. Tive inclusive uma Marea Weekend, excelente carro. O problema é que muitas pessoas compram automovel e esquecem que devem fazer as manutenções.

  52. Luis Thiago

    Comprei um Fox 1.6 imotion em 2020 com 40.000 KM por R$ 27 mil, tive problema no cambio com 60.000 km valor gasto para arrumar o robo R$ 4 mil – agora tive novamente problema com 150.000 mil km com o robo e desta vez quebrou porque não troquei a embreagem ai a embreagem forçou o robo (robo é a automação que faz a mudança das marchar).
    Para que pagou R$ 27.000 no veiculo até que esta ok

  53. Devanir

    Reportagem sem sentido e com colocações equivocadas, colocar Renegade e Compass no mesmo nível do Marea e do 206, outros carros com o mesmo problema de trocador de calor do que o Renegade e não foi colocado na lista.

  54. Sinvaldo Costa

    Bom meu amigo, já tive três Jeep Compass, hora que passar de 60
    000 Kms, você verá a dificuldades. Dois comprei zero, mas, não fiquei livre dos problemas. Outra informação, os mecânicos da Concessionária entendem pouco, e lá não tem concerto de peças, eles trocam o conjunto todo, e normalmente não fica menos de R$ 10.000, as trocas.

  55. Marcel Leite

    Tenho um Compass Sport 2018, com 115 mil km rodados, fiz todas as revisões previstas até hoje e nunca enfrentei os problemas relatados. Penso inclusive em trocar por um outro zero de tão satisfeito que estou com o carro. Só acho ele meio lento para manobras rápidas, talvez pelo motor, que sei já foi alterado.

  56. Alexandre Faro

    Concordo com os problelas dos jeeps renegate citados no artigo e acrecento problemas de parte eletrica que tive com um desses comprado 0km antes da pandemia com esse motor 1.8 horroroso da FIAT quando o freio de mão eletrônico travou e na garantia ninguem da concessionaria deu jeito no problema ficou lá enguiçado depois que vendi pra eles outra vez ,veja bem Jeep näo é mais uma marca americana Chrasler confiável como era nem.para os americanos porque é FIAT/ Stelantis!!

  57. DNF

    Tenho um Golf Variant 2015 com câmbio DSG e nunca tive problemas, o carro é ótimo. Também não tenho problemas com Renegade 2023, só o consumo que é alto.

  58. Amauri

    ECOSPORT SÓ SE FOR A TITANIUM 2.0 DIRECT FLEX DE 2018/2019 pode econpar de olho fechado se for de um proprietário que cuida…. ZERO problema crônico zero MANUTENÇÃO tenho uma e só alegria 👍

  59. Geraldo

    Também achei descabida a listagem dos jeeps compass e renegade nesse rol de carros a não comprar em 2026. Sinceramente, não dá para entender. Afinal, os problemas crônicos antigos já não ocorrem mais. São carros excelentes, hoje. Digam que não indicam a compra por que vão mudar os modelos em breve (2027..28), mas não pelos motivos expostos. E ainda colocam os jeeps numa lista onde aparece, ninguém menos, que um Fiat Marea. Kkkkkk
    Esclareçam, pelo menos, até qual ano os problemas persistiram, para orientar o consumidor.

  60. Matias

    Em pleno 2026 pegar um usado com mais de 5 anos q n seja toyota ou honda é fria. Jeep so pegar 2022 para frente. Marea ai foi so pelo meme nao é possível. O powershift ate o meu cachorro sabe que n presta. Peugeot so se for o 208 com motor Fiat. Audi e vw turbo antes de 2015 sao tudo monocombustivel tb nao vira.

  61. Guilherme

    O mal do brasileiro é ler e não interpretar… em nenhum momento houve comparação entre os carros citados, e quanto aos chorões da Jeep, no texto está bem claro: “antes de 2021”.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar