O fim de julho se aproxima e está chegando a hora do licenciamento 2025. Os veículos que tiverem placas com finais 1 e 2 devem ser licenciados até o próximo dia 31 de julho. Mas, para fazer este processo, o automóvel precisa estar com todas as dívidas quitadas, incluindo o IPVA. Aliás, qual é a diferença entre o IPVA e o licenciamento?
A taxa desse serviço cobrada no estado de São Paulo é de R$ 167,74, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo. Até 31/07, carros de passeio com placas que tenham final 1 ou 2 precisam estar licenciados. Até 31/08, com placas 3 e 4, precisarão estar com o item quitado. Até 30/09, é a vez das placas com finais 5 e 6. Até 31/10, finais 7 e 8.
Carro com placa final 9 precisa ter o licenciamento pago até 30/11 e final 0 precisa ter a taxa paga até 31/12. Para fazer o pagamento, o condutor precisa ter quitado o IPVA 2025 e todas as multas pendentes do veículo. Além disso, não pode ter problemas como apreensão ou falta de transferência.

Cuidado para não atrasar
Aliás, se o veículo for movido a Gás GNV, é necessário a inspeção anual de segurança veicular para assegurar que o modelo está em perfeitas condições. O número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), RG e CPF do dono do carro são necessários para se fazer o licenciamento.
Para pagar a taxa, o deve acessar plataformas do Detran-SP ou o sistema do Poupatempo. Logo após efetuar o pagamento, em até dois dias, estará disponível o documento digital (CRLV-e) de 2025, sendo acessado pelas plataformas digitais do Detran-SP e do Poupatempo.

Este documento é digital e a versão impressa feita pelo proprietário. Caso haja atraso, há multa gravíssima tabelada em R$ 293,47. Inclusive, ele recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Tem ainda a chance de ter seu veículo rebocado e apreendidono pátio do Detran-SP.
Para retirar o automóvel de lá, é necessário pagar taxas como: liberação do veículo, estadia (cobrada por dia estacionado), taxa de rebocamento, o licenciamento, bem como qualquer outro débito pendente.
Tem diferenças
O portal Zul+ ainda pontua que IPVA e licenciamento não são a mesma coisa. O primeiro é um imposto cobrado pelo Sefaz (Secretarias de Estado da Fazenda), é estadual, o valor muda e não tem multa em caso de atraso. Já o licenciamento é uma taxa cobrada pelo Detran, tem valor fixo, regulariza a situação do automóvel e se for pago com atraso, rende multa, pontos na CNH e possível apreensão do veículo.
Já se programou para pagar o licenciamento deste ano? Conte nos comentários


