Se você busca ter carros com gás natural para focar em uma maior economia de combustível, é bom saber que eles precisam de cuidados. Essas atenções especiais servem a fim de prevenir qualquer tipo de problema e até acidentes com esses modelos. Vale dizer que o kit GNV pode já vir de fábrica quanto ser instalado de forma opcional.
Mas, se for o segundo caso, é importante escolher uma oficina com mecânicos especializados para realizarem o serviço. O Auto+ separou alguns cuidados que os donos de carros movidos a gás natural precisam ter para manter seu modelo em bom estado. Então, separe papel e lápis para anotar as dicas.
De olho no reservatório
O modelo movido a gás possui reservatórios que armazenam a substância. É por isso que especialistas nesse tema recomendam o teste de requalificação do cilindro de gás a cada cinco anos. O objetivo deste teste é verificar se o cilindro está em bom estado de funcionamento e se não apresenta vazamentos. Mas, ele deve ser feito por uma empresa que segue as normas do Inmetro.
Cuidado na hora de abastecer
Assim como os carros flex, os modelos a gás natural precisam de cuidados na hora de abastecer. Em primeiro lugar, o condutor só pode realizar esta ação em postos onde a pressão do compressor é limitada em 220 bar. Este número foi imposto pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, ANP.
Os cientistas implantaram o valor como limite com o intuito de prevenir quais quer problemas caso a taxa exceda os 220 bar. Se exceder este limite, a segurança do posto e do motorista estará em risco e até explosões podem acontecer. Não ficar dentro do veículo, não fumar ao redor, não usar o celular e o frentista fazer o aterramento do circuito também são indicados.
foto
Certificado está em dia?
Outro dos cuidados essenciais com os carros movidos a gás natural é em relação ao Certificado de Segurança Veicular, o CSV. De acordo com o Mobilidade Estadão, este documento valida o uso do kit GNV no veículo e é emitido cinco dias após a instalação do sistema.
Além disso, só pode ser feito por uma empresa credenciada pelo Inmetro, precisa de revisão anual dos sistema para ser renovado e se ele não estiver em dia, o licenciamento do veículo não é realizado.
Que fedor!
Por fim, um dos últimos cuidados essenciais com os carros movidos a gás natural tem haver com a válvula de segurança. Ou seja, se o condutor sentir um odor diferente, ele logo deve fechar a válvula. Aliás, ela também precisa estar com seu funcionamento em perfeito estado. Caso haja algum problema com ela, o recomendado é buscar uma oficina especializada para fazer uma revisão geral.
Seu carro é movido a gás natural? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários