Home » Manutenção » Posso estacionar o carro e deixar a marcha engatada?

Manutenção

Posso estacionar o carro e deixar a marcha engatada?

Uma atitude que muitos motoristas tomam é deixar o carro estacionado em uma via íngreme com a marcha engatada, Será que pode fazer isso?

2 min de leitura

Uma prática muito comum de se estacionar o carro em ruas, principalmente as íngremes, é deixar a marcha engatada. Esse hábito é visto apenas em modelos equipados com câmbio manual. Contudo, para especialistas não é a melhor opção a se tomar e existe uma explicação bem racional para evitar tal costume.

A equipe da Auto Esporte conversou entrevistou o dono do centro automotivo Garage 77, Marcelo Ramaciotti, para sanar essa dúvida. Marcelo foi categórico ao revelar que a atitude não deve ser tomada em hipótese alguma. Como ele já atendeu motoristas que sofreram consequências após terem essa atitude, ele conta o que normalmente acontece.

Em seu relato, Ramaciotti afirma que se um carro for estacionado e vier um outro veículo e der uma simples encostada, seja na dianteira ou traseira, o modelo com a marcha engatada andará alguns centímetros e isso é extremamente prejudicial. Como a marcha estará engatada, o sistema de transmissão pode não aguentar e se quebrar. E o custo de reparação pode ser bem alto dependendo da gravidade.

Fiat Mobi Like [Auto+ / João Brigato]
Fiat Mobi Like [Auto+ / João Brigato]

Solução é bem mais simples do que se pensa

O especialista pontua que para evitar que o automóvel precise ter uma marcha engatada ao ser estacionado, o ideal é fazer a revisão periódica no freio de estacionamento ou o freio de mão. Este sim tem a função de segurar o veículo em qualquer situação. Ele é tão útil que auxilia os motoristas que não possuem a devida prática ao pilotar um carro manual, que pode ser acionado em diversas situações.

Para finalizar, Marcelo afirma que a melhor saída para “segurar” um carro estacionado é sempre utilizar o freio de mão. O objetivo dele sempre foi e sempre será esse. Além disso, ele não vai causar danos graves se houver a famosa encostada, pois foi criado para manter o automóvel parado. Se o modelo precisar ter a marcha engatada ao ser estacionado, é sinal que a parte de freio precisa de revisão, ele pontua.

freio de mão
Freio de mão [Divulgação]

Você praticava essa atitude? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários



YouTube video

4 comentários em “Posso estacionar o carro e deixar a marcha engatada?”

  1. Ricardo Brito de Carvalho

    Certamente quem escreveu a matéria so dirige carro do ano, 90% tem carros com anos de uso e se engatar apenas o freio de mão os carros desce ladeira abaixo.

    Isso so serve para o contexto dos ricos

  2. Saul Goodman

    Rapaz, que absurdo e que desserviço a população uma matéria dessas. Em outros países inclusive é obrigatório deixar uma marcha engatada ou posição P ao estacionar.

    deixar somente o freio de mão segurando um carro. Principalmente em lombas é perigosíssimo

  3. Saul Goodman

    Mesmo em carros mais novos, a diferença de temperatura que ocorre, com os freios esfriando depois de estacionado podem facilmente fazer um freio de mão soltar….

    • Ricardo Brito de Carvalho

      Exato. O problema sao que essas matérias falam comobse fosse uma verdade absoluta sem analizar outras questões, a exemplo, supor que o deno vai ser causado por alguem bater no seu carro que esta parado.

      A mesma coisa é sobre colocar pneus mais novos na frente ou atrás, eles analisam do ponto de vista de alguém que tem habilidades defensivas, o que nao é o caso da maioria das pessoas, em geral todos só pisam no freio e seja o que Deus quiser; a analise tem que ser partindo do comum, pois a maioria so sem freio a disco na frente, ao freiar a projeção de peso e atrito é na frente, a maioria absoluta são com tração dianteira, e pobre só troca de 2 em 2.

Os comentários estão encerrado.

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar