Ao abrir o capô de um carro, nem sempre é fácil entender o que acontece por trás do funcionamento do motor. Mas uma peça bem específica costuma dar muitas dúvidas, e claro, muitas reclamações. O sistema responsável por sincronizar o movimento das válvulas e pistões, que pode ser feito por uma corrente de comando ou por uma correia dentada.
E, nos últimos anos, um terceiro tipo também entrou na briga, que é a famosa correia dentada banhada a óleo, como a utilizada nos Chevrolet Onix, Tracker e Montana.
Corrente ou correia? Qual a diferença?
Vamos começar com o básico. Todo motor precisa de um sistema para permitir que as válvulas se abram e fechem no tempo certo, acompanhando o movimento dos pistões. Esse papel é feito por um componente que liga o virabrequim ao comando de válvulas. Pode ser uma corrente metálica, como a de bicicleta, ou uma correia dentada feita de borracha reforçada.
Corrente de comando

A corrente de comando é feita de aço e funciona internamente no motor, lubrificada pelo próprio óleo do motor. Por isso, sofre muito pouco desgaste ao longo do tempo. É um sistema que, em condições normais, pode durar mais de 300 mil quilômetros sem precisar ser trocado e em alguns modelos, ela nunca precisa ser substituída.
Os cuidados que os donos devem ter é trocar o óleo no prazo correto (já que ele lubrifica a corrente), usar sempre o óleo certo, com a especificação indicada pela montadora e não andar com o carro seco ou com o óleo vencido

É um sistema mais confiável e que equipa modelos como o Peugeot 208, Fiat Pulse, Fastback, Citroën Basalt, entre outros.
Correia dentada seca
Mais simples, a correia dentada seca é feita de borracha com reforços de fibra, e normalmente fica do lado de fora do motor, em um compartimento seco.
É leve, barata e silenciosa e por isso é muito usada em carros populares. Mas tem uma vida útil limitada porque precisa ser trocada entre 60 e 100 mil km, de acordo com a recomendação do fabricante. Se romper, pode causar um prejuízo enorme, entortando válvulas e até quebrando o motor.
![Volkswagen Polo Highline [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Volkswagen-Polo-Highline-16-1200x720.jpg)
Com isso, o proprietário deve trocar a correia no prazo certo, mesmo que o carro esteja rodando normalmente, verificar o estado da correia nas revisões e trocar junto com os tensionadores e rolamentos, quando indicado
É comum que motoristas esqueçam dessa manutenção, e aí o risco de rompimento aumenta muito. A linha Volkswagen, por exemplo, com motor 1.6 MSI ou 1.0 TSI, como Polo, Nivus, T-Cross e Saveiro, utilizam esse sistema.
E a tal da correia dentada banhada a óleo?
Para tentar unir o melhor dos dois mundos do sistema silencioso e barateado, algumas montadoras passaram a adotar um sistema intermediário que é a correia dentada banhada a óleo. E é aqui que começa o problema enfrentado por muitos donos de Onix e Tracker com motor 1.0 turbo da Chevrolet.

Ela é feita de borracha, mas fica dentro do motor, mergulhada em um óleo lubrificante específico. Isso diminui o ruído e aumenta a durabilidade, teoricamente dispensando trocas frequentes como as correias tradicionais. Mas esse sistema tem um ponto fraco: é extremamente sensível à qualidade do óleo.
Quando o barato saiu caro
O motor 1.0 turbo da linha Chevrolet usa a correia dentada banhada a óleo desde o seu lançamento, em 2020. Na teoria, era para ser um sistema durável, eficiente e mais barato de manter.

Só que na prática, muitos donos começaram a relatar falhas prematuras na correia, mesmo com baixa quilometragem. As queixas iam desde ruídos até rompimentos, o que causa danos sérios e além de caros no motor.
Isso acontece porque muitas pessoas trocaram o óleo fora da concessionária, usando marcas diferentes da especificada pela GM — o Dexos 1 Gen3. E a correia usada pela Chevrolet até então, fabricada pela Continental, não reagia bem ao uso de óleos diferentes.

Ela inchava, esfarelava ou simplesmente arrebentava. Isso deu uma grande dor de cabeça para consumidores, que se viram sem garantia e com contas altíssimas para reparar o motor.
Novo fornecedor e nova garantia
Diante da insatisfação, a Chevrolet decidiu mudar o fornecedor na linha 2026. Modelos Onix, Onix Plus, e Tracker passam a usar uma nova correia dentada banhada a óleo, agora fornecida pela Dayco.
![[divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Chevrolet-Onix-2_edited.jpg)
Segundo a marca, essa correia é mais resistente e tolera melhor o uso de óleos diferentes, ainda que a recomendação oficial continue sendo usar o óleo correto (Dexos 1 Gen3) e fazer as revisões nas concessionárias.
Outra notícia é que a Chevrolet ampliou a garantia da correia para 240 mil km em 2024, desde que o plano de manutenção seja seguido corretamente.
![Chevrolet Montana RS [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Chevrolet-Montana-RS-22-1200x720.jpg)
A montadora também está fazendo campanhas para reativar a garantia de modelos antigos, desde que o sistema da correia esteja em bom estado e o dono troque o óleo e o filtro com a marca certa.
E no final, qual é melhor?
Depende do perfil do dono. A corrente de comando é mais resistente e dispensa preocupações com tipo de óleo ou prazos de troca da correia, mas custa mais caro para o fabricante e pode gerar mais ruído.

Já a correia banhada a óleo é mais leve, silenciosa e barata, mas precisa de mais cuidados e rigorosos com o tipo e o prazo de troca do óleo.
Com isso, podemos afirmar que para o brasileiro que a corrente de comando é a solução mais segura e durável. Porque os brasileiros? Devido a esse cuidado de utilizar o óleo correto. Nos EUA, por comparação, diversos carros da GM oferecem a correia dentada banhada à óleo e não houve esses relatos devido a troca de óleo correta.
E você, o que acha da correia dentada e corrente de comndo? Deixe sua opinião nos comentários!
![Chevrolet Onix LT 1.0 Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Chevrolet-OnixLT-1-18-1200x720.jpg)



A reportagem diz que a correia banhada à oléo é mais barata de manter, não é. É mais barata de produzir. Quem ganha é a montadora que não repassa esse “desconto na produção” para o consumidor. Portanto, se puderem evitar, evitem.
Já tive dois Onix no meu primeiro a quarta troca de óleo fiz fora da concessionária aí começou a dor de cabeça agora tenho um 2023 todas tricas na concessionária já está com 120 mil km e nada de problema mas meu colega fazendo as trocas na concessionária com 100 mil km deu problema aí fica a dúvida troca o óleo fora da problema troca dentro tá sujeito dar problema tbm
Tive um onix 2020 troquei agora com 99.800km nunca tive problemas sempre usei o óleo recomendado.
Boa tarde com certeza corrente sem duvidas
Pra mim a melhor é a corrente, seguido pela correia seca.
Pelo sim pelo não, vendi imediatamente meu Onix, comprei um carro com correia de comando de aço, e preocupação encerrada! Chega de promessas não cumpridas por fábricas de veículos irresponsáveis. Quero sossego!
Eu também prefiro as corrente de comando e correia dentada a seco, esta tal de correia banhada a oléo foi o maior erro ou não estão preocupado com o consumidor.
O fato da Chevrolet oferecer a garantia de 240.000 SOMENTE para aqueles que fizerem todas as revisões na concessionária , mostra a fragilidade da correia na vida real, onde 70% dos clientes optam por manutenções fora da rede oficial…
Um lixo.Foi a pior coisa que a chevrolet inventou nos seu veículos.Independente do fabricante da correia,lona e borracha não combina com óleo,esse papo de que o dono usou um óleo diferente do recomendado é papo pra boi dormir,e ainda mais deixar o proprietário com um grande prejuízo.
A GM deveria ter vergonha na cara, e colocar a corrente de comando, e continuar a vender seus produtos,(carro Onix) que deu uma parada nas vendas.
Mostre que vocês são os melhores.
O melhor mesmo é o sistema com engrenagens acaba o carro e não da problema. Mas a corrente de comando é bem segura e boa também, mas essa correia banhada a óleo é complicada. Dizem que nos EUA deu certo, mas quem é que sabe se não dá problema também. A Chevrolet que fala isso, vai saber!… Só sei que o engenheiro que fez esse projeto devia ter tomado uns goles, será que ele não sabe que borracha e óleo não combinam?
Resumindo é um biata de engenharia que não deu certo e vai continuar sem da certo.chevrolet agora só se for os antigos pq os novos deuzomilivre!!!!
Essa troca de corrente de comando por correia banhada a óleo deu tão errado que hoje em dia já se encontra Onix até 2019 mais valorizado do que os modelos Aparti de 2020.
Um carro bonito e que foi líder de vendas que a Chevrolet conseguiu estragar, hoje em dia tá menos confiável que um Peugeot.
Tá difícil de confiar agora, deixa eu com meu Cruze Sport6 2015 mesmo… Bebi muito mais é confiável nunca me de problemas…
Sempre tive carro por comando de corrente. Nunca confiei na Coreia dentada. E está história de corrente provocar mais ruído e muita conversa fiada. Já tive Honda, Nissan e nunca tive problemas com ruídos. Corrente muito mais eficiente.
Para mim o melhor sistema é a corrente.
Os japoneses e a Fiat já provaram da melhor forma.
Usando em seus veículos um sistema que passa tranquilidade a seus clientes.
Que a GM faça igual no Onix um belo que seria líder absoluto de vendas se não fosse esse problemaço da correia banhada a óleo.
Corrente de comando é show ultimo caso dentada sem olèo
Tenho uma EcoSport 2019 SE automática tbm com correia banhada no óleo e não tenho tido problemas porque faço as revisões em tempo certo, mesmo que fóra da concessionaria mas como é pedido no manual do carro, ou seja, troca de óleo dentro da especificação do fabricante!
Levante as mãos pro céus e agradeça a Senhor Deus por nada ter lhe acontecido. Mas gastos a parte, se é que sendo da marca e específicacoes corretos, nunca dará defeito, o tanto de dinheiro que você vai gastar e a preocupação de você sair pra longe e não ter dor de cabeça ou de em pior dos males seu motor simplesmente quebrar, porque não tem como você supervisionar este item, e você ter que consertar, não acho que vala o pena um veículo deste. Mas tomara que nunca de verdade te der dor de cabeça, e você possa usufruir muito do seu carro. Mas a maioria que conheço que tiveram este carro já tiveram problema. Principalmente quem usa muito com transporte por aplicativos.
Faltou somente comparar os preços de manutenção e da compra dos veículos que possuem cada um desses sistemas. Bom pensar nisso em uma próxima pauta.
Corrente e sempre melhor não tem duvida no Brasil tem ser corrente
A maioria dessas opiniões acima é de quem não tem o onix. Eu já é o segundo onix desde 2020 .a melhor engenharia que já vi. Opinião de quem tem o carro. Faço minhas revisões correta tenho o carro majs silencioso e econômico e uma garantia oficial de 240mil ou 15 anos durmo em paz e tranquilidade
No meu ver é muito melhor a corrente de comando, essa tal de correia banhada a óleo foi feita pra dar prejuízo aí consumidor, e nte fora que hoje tem que ficar refém da concessionária para ter a garantia de 240.000 kms, não sei por quê a Chevrolet não reconhece que errou e volta a usar a correia normal ou corrente de comando
Esse argumento da GM, baseado na troca de óleo incorreta resultando no desgaste prematuro da correia e consequentes danos ao motor e demais componentes envolvidos é só uma desculpa ESFARRAPADA que ela arrumou pra tentar se isentar do grande erro que cometeram com essa tal correia banhada à óleo, eu proprietário de uma Chevrolet Tracker realizei todas as trocas na consecionaria a correia apresentou problema bem antes da quilometragem prometida e me negaram a garantia.
Por que infelizmente tem ainda quem compre, cai na labia do vendedor e tal que e por causa de óleo etc. Sempre tem os bestas pra sustentar isso. Igual falaram aqui, Chevrolet toma vergonha na cara e para de tirar de besta o consumidor querendo amarrar o mesmo nas manutenções absurdas ou economizando combustível esse tipo de correia.
Meu tio é funcionário da GM e eu ja comentei sobre essa besteira que a GM fez. Os funcionários todos sabem que os engenheiros fizeram besteira mas seria humilhante reconhecer que erraram fora o prejuízo financeiro em assumir o erro. Pior de tudo é saber que ainda continuam com correia banhada a óleo e ainda tem consumidor pra comprar.
Ruído como desculpa….
Que coisa idiota isso… não dá 3 dB(A) de diferença.
O negócio é preço…. somente isso. GM economiza R$30,00 por carro é o cliente gasta um absurdo.
Isso tudo acontece por que as concessionárias roubam o cliente na prestação dos serviços, se fizessem um serviço barato, justo e honesto, ninguém levaria o carro para o mecânico de confiança!
Em 2020 comprei um ONIX LT zero km na Carreira Butantã,resumindo entre vários problemas que tive o carro travou o motor com 5 mil km,entendi com processo contra a montadora e o revendedor,hoje já se faz 4 anos e até agora nada resolvido,então fujam de Chevrolet corrente banhada a óleo,lixo lixo lixo
Engenheiro da GM.muito inteligentes,uma bomba ao consumidor. Correia banhada a óleo? Só que faltava.menos ruído? Ata.
Meu Onix 2019, 1.4, 4 cilindros mandou lembranças para o seu irmão bastardo chinês com correia banhada a óleo. Já vale mais que um modelo 2022. Esse papo de prolongar garantia e trocar o fornecedor só é assumir a culpa de que o projeto não presta.
A solução da GM é um erro de conceito grave e só justificável se se considerar o motor como um item descartável após alguns poucos anos de uso. Não compro, não recomendo. Lixo.
O valor para troca de uma corrria banhada a óleo esta em torno de R$4.000,00 , um absurdo! Pode durar os 240.000KM mais a conta um dia chegará e alguém tera q arcar.
Fizeram a maior 💩 ao implantar essa porcaria nos carros, mais o culpado é o consumidor que vaia lá e compra essa 💣, pois se os carros tivessem parados dentro das concessionárias esperando por vendas já teriam dado um jeito no problema.
Pura balela essa correia,qualquer químico vai dizer que óleo e borracha não se dão bem,queriam algo silencioso e que custasse barato,nada justifica essa gambiarra,carros de verdade usam corrente de comando e nunca incomodam,mas custa caro, então borrachinha no óleo para os mais frágeis ao barulho
Melhor a corrente, se a GM produzir carros com corrente de comando de válvulas , volta a ser líder de vendas fácil.
Já tive carro com correia seca e ela quebrou antes do prazo de troca, me dando um baita prejuízo. Hoje em dia tenho carro com corrente de comando, não dá dor de cabeça.
Eu desisti da compra da Tracker única e exclusivamente por conta do sistema de correia banhada a óleo.
E mesmo fazendo as trocas do óleo fora da concessionária, sempre usamos o óleo especificado pelo fabricante.
A Gm usa essa desculpa, para empurrar o consumidor para a concessionária autorizada.
As fabricantes sempre procuram formas de baratear a produção e programar a obsolescência dos produtos, para ter mais rotatividade.
Só no Brasil pra ter uma porcaria de um carro que custa mas de 100 mil com um motor descartável de 3 cilindro com correia banhada óleo eu nunca vir borracha durar com a presença de óleo
E motores comandados por carrêtes? Já não se fabrica muito mas é a solução ideal. Nunca vi um motor comandando por carrêtes descomandar
Tenho um Onix 2019 , Apesar não fazer Manutenção na Chevrolet , mais eu tinha Fidelidade na África óleo w Manutenção , Agendei a Troca Correia ,Próximo de Chegar Exatamente , 5 Km , Loja Novo Rio ,Autorizada antes da Araguaia Tocantins, Acionei O Guincho , Ceiculo Onix 2019 o Mesmo tem 130.000 km , Tirado Neste Agência Semi Novo , está no Momento , Orçamento ficou sem Condicões 20.000 Reais Valor , Aguardando Decisão Regional do Valor , Sem Condições de Arrumar. AGUARDO ESPERANÇA. sensibilidade por ser cliente Fiel. Gm
Simples. Corrente banhada a óleo dá muito dinheiro em manutenção para as concessionárias Chevrolet.
Já tive dois onix até agora não tive problemas com nenhum deles i e porque eu trabalho por aplicativos
O artigo é claro, o mesmo motor nos EUA não tem queixa como aqui, pois lá seguem a risca o manual. Os casos qui que seguem a risca pela quantidade de carros produzidos são casos isolados e para isso existe a garantia.