Sempre bom cuidar preventivamente

Saiba como cuidar corretamente do virabrequim

O funcionamento correto do motor exige cuidados e o virabrequim é muito útil para o propulsor. Conheça dicas para manter a peça em bom estado

Virabrequim
Virabrequim [Divulgação]

Para que o motor do carro funcione perfeitamente, todas as suas peças precisam de uma série de cuidados. Uma delas que exige uma atenção especial é o virabrequim. Este componente que transforma o movimento alternado dos pistões no movimento de rotação do propulsor e isso é o que dá a força ao veículo. Já que é uma peça importante, conheça algumas dicas para seu cuidado.

Troca periódica

Realizar a troca de óleo com a frequência indicada no manual do veículo é importante. Colocar o lubrificante que a montadora recomenda para seu modelo, auxilia no funcionamento correto do motor e diminui os riscos de grandes problemas mecânicos e gastos elevados de conserto.

Sem sustos

Com o intuito de prolongar ao máximo e com todos os cuidados necessários, os especialistas em mecânica não recomendam reduzir abruptamente as marchas do automóvel. Ou seja, nada de estar andando a 100 km/h e reduzir a marcha para uma menor. Isso prejudica o virabrequim de forma contundente e também pode trazer problemas maiores.

Troca de óleo (divulgação)

Pobre motor

Essa dica serve tanto para cuidar do virabrequim quanto para deixar melhor a estabilidade e segurança do veículo. Não é ideal sobrecarregar o modelo, ou seja, colocar mais pessoas ou mais carga do que é recomendado pela fabricante do automóvel. Além de instável, isso aumenta também o consumo de combustível, que está uma fortuna em determinados lugares.

Cuidado com os filtros

Diversas partes precisam desses componentes, assim evita-se o acúmulo de detritos e outras coisas que possam grudar no propulsor e trazer problemas maiores. O filtro de óleo precisa sempre ser trocado no tempo ideal, isso evita o acúmulo de partículas ruins nos componentes.

Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]
Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]

Rotação baixa

Outra dica valiosa para manter o virabrequim em bom funcionamento é não deixar o carro andando em altas rotações, principalmente em marcha lenta. Além de deixar o modelo fazendo um barulho ensurdecedor, cometer essa falha desgasta acentuadamente diversas peças.

Você sabia desses cuidados com esta peça? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários


>>Flagra: Citroën C3 X roda disfarçado de Aircross

>>Novo Peugeot 5008 é um possível futuro para o Jeep Commander

>>Audi Q3 2025 cai em barranco durante teste