Compass da Chevrolet

Trax: o SUV que a Chevrolet deveria vender no Brasil

Sucesso de crítica nos EUA, o Chevrolet Trax substituiu o Tracker, mas aqui poderia atuar acima dele e brigar com o Jeep Compass

Chevrolet Trax Activ amarelo parado de frente
Chevrolet Trax Activ [divulgação]

Enquanto quase todas as fabricantes no Brasil têm um SUV compacto para chamar de seu, nem todas atuam no segmento de médios, especialmente os de entrada. A categoria é dominada por Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, CAOA Chery Tiggo 7 e tem correndo por fora outros modelos. Mas até agora nada da Chevrolet entrar nessa.

Hoje a gama de SUVs da Chevrolet no Brasil é constituída de Tracker, Equinox e Trailblazer, com enormes buracos entre eles. O Tracker é o modelo de entrada, com preços entre R$ 119.900 a R$ 170.140. O andar seguinte é o Equinox, já começando em R$ 225.710 e indo até R$ 247.650.

Ou seja, há um buraco de R$ 55 mil no qual poderia facilmente ser inserido outro modelo. Considere que o Toyota Corolla Cross parte de R$ 164.990 e vai até R$ 210.990, o Jeep Compass tem preços entre R$ 179.990 e R$ 236.990 (com motor flex), enquanto até o esquecido VW Taos fica entre R$ 186.990 e R$ 210.990. Ou seja, há espaço para a GM.

Chevrolet Trax RS [divulgação]

Compass da Chevrolet

Só que a marca tem a solução pronta lá nos EUA e na China, atendendo pelo nome de Trax na terra do Tio Sam e de Seekr no maior mercado automotivo do mundo. Sucessor do Cruze em vários mercados e substituto da geração anterior do Tracker nos EUA, o modelo usa plataforma VSS-F, que é uma variante sofisticada da GEM brasileira.

O Trax tem 4,53 m de comprimento, exatamente 26 cm a mais que o Tracker e 12 cm a menos que o Equinox, se encaixando perfeitamente entre eles. Além disso, são 1,82 m de largura e 1,56 m de altura. Por conta do formato levemente cupê, ele tem teto mais baixo, carroceria bem larga e vidro traseiro inclinado.

Chevrolet Trax Activ [divulgação]
Chevrolet Trax Activ [divulgação]

O estilo é bem esportivo, com a linguagem visual atual da Chevrolet. Assim como Montana, Spin e S10, o Trax tem faróis divididos, sendo a porção superior suportada por uma barra cromada, que desce em X até o bloco luminoso principal. A grade frontal é maior na versão esportiva RS e na aventureira Activ.

Na traseira, ele conta com lanternas bem parecidas com as da Chevrolet Montana, subsequentemente muito próximas às das Fiat Toro e Strada. A cabine também traz semelhanças com a linha nacional, tendo o mesmo painel digital, central multimídia e comandos de faróis da nova Chevrolet Spin.

Chevrolet Trax RS [divulgação]
Chevrolet Trax RS [divulgação]

O estilo também é bem moderno e sofisticado, com parte superior do painel macia ao toque, saídas de ar laterais redondas com bordas cromadas e detalhes que variam de acordo com a versão. Na RS, o Trax tem interior preto com destaques em vermelho, enquanto a Activ traz costuras em verde limão e couro mais claro. 

Bases comuns

A parte mecânica é conhecida pelos brasileiros. Todas as versões nos EUA usam motor 1.2 três cilindros turbo do Tracker, entregando 139 cv e 22,5 kgfm, um pouco mais que os 133 cv e 21,4 kgfm que o SUV compacto tem no Brasil. Na China há motor 1.5 quatro cilindros turbo de 180 cv. Nos EUA, ele usa câmbio automático de seis marchas, na China é um CVT.

Acha que o Chevrolet Trax faria sucesso no Brasil? Conte nos comentários.


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