![[Auto+ / João Brigato] [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/BYD-Dolphin-Plus-9.jpg)
Com o fim do primeiro semestre de 2024, os órgãos de economia locais começaram a divulgar seus números de vendas. A China sofreu uma queda de 5% nas negociações em julho deste ano, mas as exportações de seus carros eletrificados subiram quase 20% e o Brasil, a Rússia e o México foram os lugares que mais lucraram com isso.
Segundo dados revelados pelo portal Auto Blog e analisados pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, o total de carros de passeio vendidos no território chinês foi de 1,6 milhão. Outros 399 mil foram enviados para fora. A maioria deles eram carros eletrificados.
Ou seja, haviam modelos 100% elétricos, híbridos ou híbridos plug-in. O problema é que a China também enfrentou recentemente uma queda na demanda por este tipo de automóvel. Por isso, as montadoras optaram por dar uma impulsionada nas exportações. Só que, lugares como a Europa e a União Europeia se mostraram contra e começaram a taxar de forma incisiva os carros chineses.

Brasil, Rússia e México saíram ganhando
O ministério do comércio chinês pontuou que o imposto cobrado pela União Europeia em cima de seus veículos viola determinadas regras da Organização Mundial do Comércio, prejudica a cooperação global no enfrentamento das drásticas mudanças climáticas e outros fatores.
Esses governantes pediram por uma correção imediata desta situação. Para dar uma alavancada nas vendas locais, a China também criou incentivos para sua população. O que o governo quer é que os motoristas troquem seus carros a combustão antigos por modelos com algum nível de eletrificação. Aliás, as vendas de carros elétricos tiveram um crescimento em julho de 2024.

O acréscimo foi de 30%, com 991 mil unidades vendidas. Desse total, 887 mil foram vendidos para os chineses e os 103 mil restantes importados. As marcas que mais exportaram carros foram as Chery Automobile e os conglomerados Saic Motor e Geely Auto Group. Contudo, elas mais enviaram veículos a combustão do que eletrificados.
Por sua vez, as montadoras que mais despacharam seus carros eletrificados para outros mercados foram a BYD com 31 mil modelos elétricos e híbridos plug-in exportados e a Tesla com 28 mil automóveis. No acumulado, a marca dona do Dolphin já exportou 2,38 milhões de veículos até julho de 2024.
![Tesla Cybertruck [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/tesla_cybertruck_72-1320x792.jpeg)
Já a fabricante cuidada por Elon Musk tem 1,76 milhão de automóveis exportados até o momento. O relatório ainda pontuou os países que mais receberam os carros chineses. Em primeiro lugar ficou a Rússia com 478 mil automóveis e a maioria eram movidos a combustão.
O pódio ainda foi composto pelo México com 226 mil unidades e por fim o Brasil com 171 mil veículos vindos da China. Vale lembrar que agora os modelos que chegam por aqui também possuem uma taxa de importação aplicada em seu preço.
![GWM Haval H6 PHEV19 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/06/8fz7ic6f-GWM-Haval-H6-PHEV19-11-1320x793.avif)
Você gosta dos carros chineses eletrificados? Teria ou tem algum deles na sua garagem? Conte nos comentários