Pela primeira vez desde que foi lançado no Brasil, o Jeep Compass não é o SUV médio mais vendido do país. Com queda brusca nas vendas, ele se tornou o décimo SUV mais emplacado do território nacional, segundo a Fenabrave. Uma queda tão forte, que o Toyota Corolla Cross assumiu o posto de líder da subcategoria.
Olhando a categoria como um todo, temos o Volkswagen T-Cross como o SUV preferido do país e único acima de 6 mil unidades emplacadas. Ele é seguido pelo Nissan Kicks, em segundo lugar, o qual vem vivendo dias de glória no Brasil. Antes apagado, agora ele até se atreve a entrar no ranking geral de todos os carros, mostrando forte fôlego.
O Hyundai Creta é mais um SUV a estar presente entre todos os carros mais vendidos do Brasil e também é um grande campeão de vendas no varejo. Ou seja, é um dos modelos que mais se vende em concessionárias. A lista tem Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Nivus embolados entre a quarta e a sexta posição.

Já o Jeep Renegade finalmente acordou e voltou a vender bem. Ainda que esteja em sétimo lugar no ranking, está à frente do Fiat Fastback e, surpreendentemente, do Jeep Compass. A assessoria de imprensa da Stellantis foi procurada para tentar entender o motivo da queda do Compass, quando houver resposta, a matéria será atualizada.
SUVs mais vendidos do Brasil em maio
1. Volkswagen T-Cross – 6.501 unidades
2. Nissan Kicks – 5.910 unidades
3. Hyundai Creta – 5.739 unidades
4. Chevrolet Tracker – 4.613 unidades
5. Toyota Corolla Cross – 4.565 unidades
6. Volkswagen Nivus – 4.546 unidades
7. Jeep Renegade – 4.173 unidades
8. Honda HR-V – 3.660 unidades
9. Fiat Fastback – 3.589 unidades
10. Jeep Compass – 3.282 unidades
Qual sua aposta para SUV mais vendido do Brasil em 2024? Conte nos comentários.
>> Jeep Compass de nova geração será revelado em 2024
>> Toyota Corolla Cross 2025 preserva um legado | Impressões

![Toyota Corolla Cross XRE 2025 [Divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/XRE_C.Cross_2025_8-1320x881.jpg)

Fator novidade do "novo" Corolla Cross ajudou muito. A divulgação foi muito pesada, diversos stands em shoppings, entre outros.
O Jeep compass visualmente já não empolga mais e o modelo perdeu o custo benefício imbatível que tinha, inclusive perdeu diversos equipamentos enquanto ficava mais caro. Por mais que eu ache no geral o Compass um melhor produto, era só questão de tempo pro Toyota passar ele.
Acredito que o tapinha no visual, substituição do bizarro freio de pé pelo eletrônico e a opção de motorização híbrida trouxe uma certa vantagem para o Corolla Cross.
O Compass está para mudar de geração que poderá trazer a opção de hibridização. Essa notícia vem sendo vinculado há algum tempo e pode ter "ajudado" na queda das vendas do Compass, além do preço do modelo estar bem alto com poucas novidades.
Corolla Cross é um suv médio, Tracker , t Cross, kikis, Creta, Renegade são pequenos, a comparação deveria ser com os médios apenas como é o caso do compas que perdeu a liderança entre os médios devido ao preço absurdo e problemas graves em motor e câmbio