A indústria automotiva entrou numa fase de cortes e trocas rápidas devido a transição da eletrificação ou por trocas de segmentos e estratégias.
O resultado é um 2025 de despedidas e uma virada para 2026 com nomes importantes fora de cena. Pensando nisso, o Auto+ separou os carros que vão sair de linha do Brasil e no mundo em 2026.
Audi A4
![Audi A4 Performance Black [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Audi-A4-Performance-Black-2-1200x720.jpg)
O Audi A4 com motor a combustão já saiu de linha do Brasil em 2022 e vai se despedir em 2026. A estratégia da marca separa pares e ímpares, com A4 migrando para o elétrico A4 e-tron e A5 assumindo o papel dos a gasolina e a diesel.
Por aqui, já tivemos o lançamento do A5 (R$ 379.990) que substitui o A4, com motor 2.0 TFSI de 272 cv e 40,8 kgfm de torque e será o último A5 a combustão antes da transição para e eletrificação
Audi A7

O Audi A7 também se despede globalmente em 2026 dentro da reorganização de portfólio. É mais um passo da Audi para simplificar a gama e priorizar projetos eletrificados. No Brasil, o modelo saiu em 2022 e já tem seu substituto A6 e-tron de R$ 649.990 com bateria de 100 kWh que gera 367 cv e 57,6 kgfm de torque, além da autonomia de 445 km.
BMW Série 8
![BMW M850i xDrive [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/bmw_m850i_xdrive_6_edited-1200x719.jpg)
A família Série 8 da BMW caminha para o fim até 2026 no cenário global, com cortes faseados por carroceria e motorização. A BMW direciona seus esforços para novos conceitos eletrificados. No Brasil, o 850i deixou de ser importado em 2020.
BMW X4

O BMW X4, SUV cupê médio, encerra produção global por volta de 2025, em uma limpeza de portfólio que reposiciona X2, X3 e X6. A BMW decidiu descontinuar o X4 para racionalizar sua linha de SUVs, principalmente porque o lançamento da segunda geração do X2, que cresceu em tamanho e luxo, acabou tornando o X4 redundante em termos de mercado.
No Brasil, o BMW X2 chegou ao mercado em 2018 como um crossover e desde sua segunda geração foi lançada em 2024 como um SUV cupê.
BMW Z4
![BMW Z4 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bmw_z4_m40i_29-1200x720.jpeg)
O BMW Z4, um roadster de dois lugares com produção terceirizada na Áustria, encerra o ciclo mundial até 2026, sem substituto direto anunciado. No Brasil, a história já acabou antes, com a linha saindo do catálogo em 2022.
Porsche 718 Boxster e 718 Cayman
![Porsche 718 GT4 RS [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Porsche-718-GT4-RS-24_edited-1320x792.webp)
A Porsche encerra os 718 a combustão em 2025 para abrir espaço à nova geração elétrica, prevista para chegar entre 2026 e 2027. A proposta mantém o espírito esportivo com configurações de um ou dois motores. No Brasil, as últimas unidades a combustão ainda estão à venda.
Porsche Macan
![Porsche Macan GTS [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Porsche-Macan-GTS-2_edited-1200x720.jpg)
Com a chegada da nova geração do Porsche Macan que virou elétrico, a montadora de Stuttgart está prestes a tirar o Macan a combustão de linha. Mas a marca também avalia o ritmo de eletrificação e pode ajustar a oferta conforme a demanda.
Nissan Versa

O Nissan Versa, produzido no México e abastece tanto os EUA quanto o Brasil, deve sair de cena a partir de 2026 em vários mercados, sem garantia de nova geração. O movimento segue a migração para SUVs e a priorização de projetos elétricos. No Brasil, segue à venda em 2025 e inclusive ganhou versão SR, mas a estratégia global indica que a linha pode cair nos próximos anos.
Qual desses modelos deixa mais saudade e qual lançamento elétrico você espera ver no lugar dele? Compartilhe seu comentário!




Boa noite! Todos, em algum momento sairão de linha e tornar – se hão jurássicos, nenhum projeto de engenharia é absoluta e insubstituível.
Como terei saudades de algo que nunca tive!
Com exceção do Sentra, os demais são modelos Premium e que não cabem nos bolsos do brasileiro comum.
que graça terá um porche eletrico sem o ronco dos motores a combustao? NENHUMA!!
Exato!! Inagine um Maverick ou um Mustang elétricos?? Sem graça nenhuma!!
Carros popular no Brasil custando 100 mil ,Brasil deveria entrar em falência pra parar de roubar tanto