A Porsche continua firme em sua transição para a eletrificação e agora está focando em uma das linhas mais icônicas da marca — o 718. Os modelos Cayman e Boxster elétricos já foram flagrados em testes e voltaram a aparecer, desta vez com bem menos camuflagem, o que permite enxergar melhor o que vem por aí.
Tanto o cupê Cayman quanto o conversível Boxster devem abandonar de vez os motores a combustão a partir de outubro deste ano, criando um hiato até a chegada das versões 100% elétricas.
A previsão mais recente é que os novos 718 elétricos só estreiem em 2026, já que a Porsche decidiu priorizar o lançamento do novo Cayenne elétrico ainda neste ano. Desta forma, a Porsche ainda tem tempo para aperfeiçoar o comportamento dinâmico dos novos elétricos. A informação foi divulgada pelo Motor1.com, que acompanhou o cronograma da marca.


Os novos 718 vão seguir um caminho diferente do Taycan, mesmo que visualmente lembrem o sedã elétrico. Eles não usam a plataforma J1 (do Taycan e do Audi e-tron GT), mas sim uma arquitetura inédita, desenvolvida especialmente para esportivos mais leves e com proposta purista. É uma arquitetura para carros leves, tração traseira e foco em dirigibilidade.
Visual esportivo e moderno
Entre os principais pontos visuais, o novo Cayman elétrico adota faróis mais quadrados com quatro pontos de LED, além de um capô inclinado para baixo e para-brisa levemente mais deitado, criando uma silhueta aerodinâmica.

O para-choque dianteiro tem duas entradas de ar grandes nas extremidades, com flaps verticais e horizontais, solução já usada no Porsche 911 GTS para melhorar o fluxo de ar.
A traseira do Cayman exibe lanternas finas, mas que não aparentam ser interligadas de uma ponta a outra, como ocorre em outros veículos da marca.

No interior, o flagra também feito pelo Motor1.com mostra aquilo que já conhecemos na nova identidade visual da cabine dos novos carros da Porsche, que nesse caso, lembra o 911. Ou seja, painel de instrumento de 12,6 polegadas e central multimídia de 10,9”.
Vale lembrar que, enquanto o Cayman é o cupê de teto fixo, o Boxster é a versão conversível do esportivo, e ambos devem compartilhar o mesmo conjunto motriz.
Sem rugido, mas ainda com esportividade
Ainda não há dados oficiais de potência, mas a expectativa é que a Porsche ofereça versões com um ou dois motores elétricos, o que vai influenciar na performance de cada versão.

O foco será manter o DNA esportivo da linha 718, com peso reduzido, baixo centro de gravidade e muita precisão ao volante, mesmo sem o clássico som dos seis cilindros aspirados.
A maior dificuldade da Porsche pode ser convencer os puristas. O atual Cayman a gasolina parte de US$ 74.795 (cerca de R$ 478 mil) nos Estados Unidos, enquanto o Boxster custa US$ 76.895 (cerca de R$ 492 mil).

Já o 911 Carrera mais barato começa em US$ 127.700 (cerca de R$ 816 mil). Se os novos 718 elétricos passarem da casa dos seis dígitos em dólar, podem acabar muito próximos do 911. No Brasil, o 718 Cayman inicia no valor de R$ 535.000 e a linha Boxster parte de R$ 555.000.
Você trocaria um Porsche 718 a combustão por um 718 elétrico silencioso? Deixe sua opinião nos comentários!




Sim…
Trocaria…
Nunca.
Claro já tenho una etron