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Guerra declarada

GAC chega na Europa ousada para tomar espaço das tradicionais e produzir carros localmente

Marca chinesa quer vender 50 mil carros por ano no continente até 2027 e estuda produção local para driblar tarifas

3 min de leitura

Enquanto no Brasil a GAC chegou em maio, na Europa a marca chinesa começa a dar seus primeiros passos em busca de espaço em um mercado historicamente dominado por fabricantes locais. A estreia aconteceu no Salão de Munique, onde a empresa exibiu o hatch elétrico Aion UT, o SUV médio Aion V e o crossover Aion Y, além do SUV cupê elétrico premium Hyptec HT.

O presidente da GAC International, Wei Haigang, comentou à CNBC que a Europa é um dos cinco mercados estratégicos da companhia e definiu a região de extrema importância para os planos de expansão global. 

Assim como no Brasil, no velho continente a meta é ousada. A fabricante quer começar com 3.000 unidades vendidas em 2025, saltar para 15.000 em 2026 e superar a marca de 50.000 carros por ano em 2027. 

Aion Hyptec HT [Divulgação]

Mas vale lembrar que os números são um tanto modestos quando comparado com a China, onde a empresa vendeu quase 2 milhões de veículos em 2024 —  vale lembrar que por lá ela é a sexta maior montadora do mercado chinês.

Impostos é uma barreira

Um dos maiores desafios que a GAC deve ter é a questão tarifária. Com a União Europeia impondo sobretaxas sobre carros chineses, a GAC vem estudando instalar uma fábrica em solo europeu para driblar essas barreiras e atender melhor os clientes locais. 

GAC Aion V [Divulgação]

Haigang disse esperar avanços em negociações comerciais entre China e UE, mas deixou afirmou já ter um plano B para produzirem localmente, embora não tenha comentado o local de um hipotético local para uma fábrica.

Segundo dados da Jato Dynamics, as marcas chinesas dobraram sua participação de mercado na Europa no primeiro semestre de 2025, atingindo 5,1% de participação com 347.135 unidades vendidas. 

GAC Aion UT, rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 na cor rosê visto de frente
GAC Aion UT [Foto: Divulgação

A BYD lidera esse avanço, mas nomes que vem aparecendo aqui no Brasil também estão por trás desse crescimento, como a Jaecoo, Omoda, Leapmotor e Xpeng — essas duas prestes a desembarcar por aqui também. 

Estratégia da GAC no Brasil

No Brasil a GAC também vem ambiciosa e chega forte. A marca iniciou operações em maio de 2025 e anunciou investimento de R$ 6 bilhões em cinco anos, além de uma fábrica em Catalão (GO) prevista para 2026 e um centro de distribuição já em operação em Cajamar (SP).

GAC GS4 Hybrid [Divulgação]

O plano comercial prevê uma rede inicial de 83 pontos de venda (33 concessionárias e 50 lojas em shoppings), com a meta de chegar a 120 concessionárias ainda em 2025 e 200 até 2027. As metas de vendas são agressivas: 8.000 carros em 2025, 30.000 em 2026 e 100.000 por ano até 2030.

No portfólio nacional, estão à venda o sedã elétrico Aion ES, os SUVs elétricos Aion V, Aion Y e Hyptec HT, além do SUV híbrido GS4. Futuramente, a GAC também planeja fabricar veículos flex e híbridos flex no país.

Você acredita que a GAC pode repetir no Brasil e na Europa o sucesso que já tem na China? Deixe seu comentário! 


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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