Ao vivo
Home » Mercado » Stellantis manterá todas as suas 14 marcas; entenda

Vendas e Preços

Stellantis manterá todas as suas 14 marcas; entenda

A Stellantis manterá todas as suas 14 marcas até o final desta década. Ou seja, nenhuma delas será desmembrada

3 min de leitura

A Stellantis, gigante do setor automotivo, anunciou que não desmembrará nenhuma de suas 14 marcas. Assim, até o fim desta década, fabricantes como Lancia, DS Automobiles e Abarth permanecerão sob a gestão da Stellantis.

O comunicado da Stellantis responde ao vídeo do bisneto de Walter P. Chrysler, Frank B. Rhodes Jr., no YouTube. Ele manifestou desejo de que Dodge e Chrysler saíssem da Stellantis para criar uma nova Chrysler Corporation.

Contudo, essa proposta é desafiadora, especialmente porque Rhodes ainda está em busca de investidores para viabilizá-la. Com a declaração recente da Stellantis, ambas as marcas americanas seguirão integradas ao grupo.

Esse compromisso da Stellantis vem após a declaração de que marcas não lucrativas poderiam ser encerradas. Após essa declaração, publicada pelo Motor1.com, houve especulações de que a Maserati poderia ser vendida e que Lancia ou DS Automobiles poderiam ser descontinuadas.

Maserati Levante [divulgação]

No entanto, isso parece infundado, já que todas as 14 marcas continuarão sob a Stellantis. Descontinuar a Lancia agora não faria sentido, considerando que a marca italiana está recebendo novos modelos e ampliando sua presença internacional.

A Maserati também está em processo de atualização, enquanto a DS é classificada como uma marca premium ao lado da Alfa Romeo – o novo Stelvio chegará em 2025, seguido pela próxima geração do Giulia em 2026. Já a Abarth atua como independente desde 2007, vendendo versões esportivas dos modelos Fiat.

Stellantis
Alfa Romeo Stelvio [divulgação]

Stellantis e a Chrysler

Nos Estados Unidos, a situação da Chrysler é complexa. Com o fim do 300C, resta apenas a minivan Pacifica. O portfólio da Dodge também não é vasto, mas teve uma ampliação com a adição do Hornet, que é essencialmente um Alfa Romeo Tonale.

O novo Charger será elétrico e terá um motor de seis cilindros em linha, mas o V8 está extinto – o HEMI ainda está disponível no Durango.

Stellantis
Dodge Charger Daytona [Divulgação]

Jeep, Ram, Citroën, Fiat, Opel/Vauxhall e Peugeot têm perspectivas positivas, mesmo com vendas menores em alguns mercados. Além dessas 14 marcas, a Stellantis possui 51% da Leapmotor International, uma joint venture com a Leapmotor, na qual tem 20% de participação.

Qual a sua opinião sobre os planos futuros da Stellantis? Deixe nos comentários!



YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar