Ao vivo
Home » Moto+ » Honda lança a XR 300L Tornado: a volta de um nome clássico

Moto+

Honda lança a XR 300L Tornado: a volta de um nome clássico

A Honda resgatou do passado o nome Tornado e a nova motocicleta do fabricante com motor monocilíndrico oferece até 24,8 cv

3 min de leitura

A Honda tem uma tradição de resgatar nomenclaturas clássicas de suas motocicletas. Africa Twin e XRE 300 Sahara são alguns exemplos, e agora quem chega ao nosso mercado é a XR 300L Tornado, nome que remete ao modelo dos anos 2000.

Com capacidade para uso misto no asfalto e fora de estrada, a XR 300L Tornado usa o chassi derivado da CRF 250F, além de elementos do modelo XRE 300 Sahara.

De acordo com a Honda, a escolha pelo chassi derivado da CRF 250F proporciona maior robustez, oferecendo suspensões de longo curso e rodas raiadas de alumínio de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, com pneus que possibilitam o uso no off-road.

[Divulgação]

O motor da nova Honda XR 300L Tornado é a versão que equipa a Sahara 300, com ajustes para atender às normas do PROMOT 5, resultando em um ganho de aproximadamente 7% na potência e 14% no torque.

Esse monocilíndrico SOHC arrefecido a ar de 293,5 cm³ produz 24,8 cv (etanol) e 24,3 cv (gasolina), oferecendo 2,74 kgfm e 2,70 kgfm, respectivamente. O câmbio é de seis marchas.

Honda XR 300 L Tornado
[Divulgação]

Design e ergonomia

O visual dessa trail de média cilindrada inclui farol de LED, enquanto a ergonomia se destaca pelo assento plano que invade o tanque metálico com capacidade de 13,8 litros (3,7 litros de reserva).

As aletas laterais protegem o tanque em possíveis quedas ou danos no uso fora de estrada. Para beneficiar o conforto do garupa, as alças de aço possuem revestimento de borracha.

Honda XR 300L Tornado
[Divulgação]

A altura do banco em relação ao solo é de 890 mm, e a distância livre em relação ao piso é de 268 mm. O quadro de instrumentos é digital e pode ser regulado em cinco níveis de luminosidade, oferecendo indicador de troca de marcha, nível de combustível, consumo médio/instantâneo, e hodômetro parcial.

[Divulgação]

Os freios com ABS de dois canais da Honda XR 300L Tornado usam disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e traseiro de 220 mm, enquanto o peso a seco é de 143 kg.

Para quem ficou interessado, o preço da Honda XR 300L Tornado é de R$ 27.690 (sem frete) e a motocicleta chegará às concessionárias da marca a partir de agosto.

O que você achou da Honda XR 300 L Tornado? Teria essa motocicleta? Escreva a sua opinião nos comentários!



YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar