Ao vivo
Home » Novidades » 5 carros importados esquecidos pelos brasileiros

Novidades

Sumiram das ruas

5 carros importados esquecidos pelos brasileiros

Com a abertura das importações, em 1990, o mercado nacional recebeu uma enxurrada de carros importados, mas alguns deles sumiram das ruas

4 min de leitura

Com a reabertura das importações, em 1990, durante o governo Fernando Collor de Mello, os brasileiros voltaram a ter acesso aos carros importados. A liberação foi gradual, mas abriu um novo horizonte para os consumidores, ainda que sob tarifas elevadas.

Mesmo com uma enxurrada de modelos à venda em nosso mercado, alguns deles sumiram das ruas e acabaram se tornando raridades. Por isso, independentemente do ano de importação, selecionamos cinco carros importados que viraram verdadeiras “moscas de olhos azuis”.

Citroën XM

Citroën XM prata estático é um carro importado esquecido pelo brasileiros
Citroën XM [Divulgação]

Em anos em que as importações acabavam de ser abertas, o Citroën XM era uma nave espacial. Não apenas pelas linhas à frente do tempo, com desenho assinado pela Bertone, mas também pelos equipamentos disponíveis: freios a disco nas quatro rodas com ABS, controlador de velocidade e ar-condicionado com controle digital.

Tudo isso em conjunto à suspensão hidropneumática, chamada de Hydractive pelo fabricante. Paralelamente aos itens de conforto e conveniência, assim como de tecnologia, o motor V6 3.0, atrelado ao câmbio automático de quatro marchas, rende 170 cv e 24,5 kgfm.

Subaru SVX

Subaru SVX amarelo parado de frente e lateral é um carro importado esquecido pelos brasileiros
Subaru SVX [Divulgação]

Ele foi o primeiro gran turismo da marca, com as linhas da carroceria assinadas por Giorgetto Giugiaro, da Italdesign. Além do desenho externo, um destaque estilístico está nas janelas duplas, com a porção menor inspirada nos aviões de caça.

Esse detalhe visual cooperava tanto na aerodinâmica quanto na redução de ruídos. Lançado em 1991 e também conhecido por Alcyone SVX no Japão, no Brasil o motor 3.3 com 24 válvulas rendia 240 cv e 31,5 kgfm, enviados às quatro rodas, como manda a cartilha da Subaru.

Saab 9000 CD Turbo

Saab 9000 prata parado de traseira
Saab 9000 [Divulgação]

A história da Saab iniciou com a construção de aviões em 1937, mas nos anos 1940 se destacou por fabricar carros rápidos e seguros. Poucos lembram ou sabem que o fabricante sueco já ofereceu o sedan executivo 9000 em nosso mercado no início da década de 1990.

Sustentado por uma plataforma compartilhada com o Alfa Romeo 164, escondia sob o capô um motor de quatro cilindros em linha 2.3 turbo com 200 cv e 34 kgfm. A transmissão era automática de quatro marchas. O Saab 9000 CD Turbo foi o Pace Car do GP do Brasil de Fórmula 1, com vitória de Ayrton Senna.

Chevrolet Malibu

Chevrolet Malibu vermelho é um carro importado esquecido pelos brasileiros
Chevrolet Malibu [Divulgação]

O Chevrolet Malibu esteve à venda em nosso mercado para dividir as atenções com o Ford Fusion. Era importado dos Estados Unidos, enquanto, à época, o rival vinha do México pagando menos IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).

As vendas encerraram em 2012. Sob o capô, o motor 2.4 de quatro cilindros (nomenclatura Ecotec LE9) trabalha conjuntamente ao câmbio automático de seis marchas, para render 171 cv e 22,2 kgfm. No mercado de usados, um Chevrolet Malibu, ano 2011/2012, pode ser encontrado com preço na faixa de R$ 40.000.

Nissan Murano

Nissan Murano vermelho parado de frente
Nissan Murano [Divulgação]

A segunda geração do Nissan Murano esteve em nosso mercado e o lançamento ocorreu em 2007. Sendo um carro de imagem do fabricante, a pretensão não era vender grandes volumes, mas o SUV seduz pelas linhas arredondadas junto da versatilidade do porta-malas, com capacidade volumétrica de 480 litros.

O SUV ainda oferece 4,77 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,70 m de altura, enquanto sob o capô está o propulsor V6 3.5 conectado ao câmbio continuamente variável de seis marchas, com conversor de torque, para entregar 231 cv e 32,4 kgfm. Para quem ficar interessado, um Nissan Murano, ano 2007/2008, custa em torno de R$ 50.000.

E você, lembra de outro carro importado esquecido? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar