Ao vivo
Home » Novidades » 5 carros legais que a Fiat fez apenas no Brasil

Novidades

Só em nosso mercado

5 carros legais que a Fiat fez apenas no Brasil

Italiana de origem, mas profundamente adaptada ao Brasil, a Fiat desenvolveu e produziu modelos exclusivos que marcaram o mercado nacional

3 min de leitura

É comum dizer que os carros vendidos no exterior são mais legais do que os brasileiros. Isso até é uma verdade em determinados, só que vez ou outra viramos o jogo. Esse é o caso da Fiat. Com centro de desenvolvimento fortíssimo no Brasil, temos liberdade total de criar modelos diferentes dos europeus por aqui, o que gerou alguns modelos de dar inveja à matriz.

Prova disso, é que a Fiat conseguiu fazer carros verdadeiramente legais, produzidos apenas no nosso país e que nunca foram oferecidos na Europa. Veja agora cinco modelos legais que a marca fabricou ou produz somente no Brasil.

Fiat Tempra duas portas

Carro Tempra duas portas vermelho parado de traseira é um dos carros mais legais da Fiat
Fiat Tempra duas portas [Divulgação]

Brasileiros sempre tiveram um gosto bastante peculiar para os carros. Por muito tempo, ter um carro quatro portas era algo de taxista. Por isso, a Fiat desenvolveu para o Brasil o Tempra duas portas. Combinado a um motor turbo 2.0 e visual esportivo, ele parecia uma tão desejada versão cupê do Tempra que nunca existiu lá fora.

Pulse Abarth e Fastback Abarth

Nunca na história da Abarth houve um SUV feito pela marca, mas isso mudou por causa do Brasil. Até então acostumada a mexer com hatches, a Abarth fez seu primeiro SUV através do Pulse, que ganhou um irmão, o Fastback, logo em seguida. A dupla é também representa os carros Abarth a combustão mais potentes da história com 185 cv.

Toro

Fiat Toro Freedom [Auto+/Luiz Forelli]

Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e a Chevrolet Montana devem sua existência à Toro. O fabricante provou aqui no Brasil que havia espaço para picapes menores que as médias, com construção monobloco e visual verdadeiramente bonito. Uma tacada de mestre, porém, que até hoje não entendemos o motivo de não ser feita na Europa.

Uno Turbo

 Fiat Uno Turbo vermelho parado de dianteira com fundo preto é um dos carros mais legais da Fiat
Fiat Uno Turbo [divulgação]

Ainda que o Fiat Uno Turbo italiano tenha o mesmo motor 1.4 do modelo brasileiro, o nosso era mais legal. A reestilização aplicada no Brasil era mais agradável, bem como o kit de carroceria o deixava mais esportivo. Além disso, o nosso tinha suspensão independente na traseira.

Fiat Palio Weekend Adventure

Carro Fiat Weekend Adventure verde parada de frente com montanhas ao fundo
Fiat Weekend Adventure [Divulgação]

Europeus adoram peruas e os SUVs seguem em alta. Mas, quem estava à frente de seu tempo era a Fiat Palio Weekend Adventure, ou só Weekend Adventure em seus últimos anos. A perua tinha visual aventureiro, construção robusta e bom porta-malas. Do jeito que os europeus gostam e que, anos depois, começaram a copiar seu estilo.

Que outro carro legal da Fiat você se lembra? Conte nos comentários.


YouTube video

2 comentários em “5 carros legais que a Fiat fez apenas no Brasil”

  1. Evandro Paula

    Eu sou um dos pioneiros brasileiro desde a fundação da Fiat no Brasil.
    A pick-up 147 totalmente desenhada em Betim MG deu origem ao seguimento das pick-ups derivadas do design do carro.
    Virou uma lenda.
    Até a presente data suas sucessora Strada bate recordes de aceitação desde o pedreiro ao de status aventureiro. Confira.

  2. Sérgio

    O Tempra foi o pior carro que a Fiat criou. Tão ruim que nem são acham mais rodando nas ruas…

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar