
Desde a marca de veículos off-road da BYD até a novata Lynk&Co, separamos cinco SUVs que marcaram presença no Salão de Xangai e que vêm ao Brasil em breve. Algo interessante para se notar, é que os carros chineses começaram a fazer sucesso no Brasil especialmente pelo custo-benefício. Mas parece que o interesse dos brasileiros tem encorajada as marcas a apostarem em carros cada vez mais caros.
Com exceção da BYD que é detentora dos preços mais competitivos quando falamos de carros híbridos e especialmente elétricos, a GWM e a Omoda & Jaecoo estão só subindo a régua. A Lynk&Co já pretende estrear no mercado com um carro de R$ 300.000 e a Zeekr tem planos de trazer um modelo de meio milhão de reais. Confira abaixo quais são as novidades.
5 SUVs chineses do Salão de Xangai que vêm ao Brasil
BYD Denza B3

A nova aposta da BYD para o mercado brasileiro é sua linha de SUVs aventureiros. O modelo Bao 3, que deve ser vendido por aqui como Denza B3 será lançado entre 2025 e 2026. Esse elétrico é equipado com um motor dianteiro de 148 cv de potência e um traseiro de 268 cv. No ciclo chinês, o alcance chega a 500 km. No Brasil, a autonomia certamente será menor.
Mas não são os números relacionados a potência e autonomia que mais chamam atenção quando falamos desse SUV e sim seus drones no teto que mostram como um veículo off-road pode ser muito tecnológico. Sem dúvidas esse é um dos carros mais legais dentre os SUVs do Salão de Xangai que vêm ao Brasil em breve.
GWM Haval H9

Ponderada, a GWM demorou a trocar de marcha no Brasil. Embora seus modelos tenham sido muito bem aceitos por aqui, a fabricante chinesa não trouxe nenhuma novidade para o país em 2024. Mas agora parece que já está prestes a engatar a quinta marcha, depois do Tank 300, a marca já está se preparando para inaugurar sua fábrica no Brasil em junho deste ano.
O modelo a ser produzido será o Haval H6 e em seguida a tão desejada picape Poer. A GWM falou ainda aos jornalistas convidados pela marca para o Salão de Xangai que um SUV raiz de sete lugares também será produzido no complexo. Ela estava falando do Haval H9, que usa a mesma plataforma das picapes Poer e será feito no Brasil com motor diesel.
Jaecoo 8

Parece que a Jaecoo, marca do grupo Chery, está confiante para fazer suas apostas no mercado brasileiro, mesmo independente da Caoa. O Jaecoo 8, será um dos próximos lançamentos da marca no Brasil e está previsto para chegar em 2026. Para quem não sabe, o Jaecoo 8 na verdade é o Tiggo 9, que também será vendido pela CAOA Chery.
Assim como o Jaecoo 7 é posicionado acima do Tiggo 7, o Jaecoo 8 também estará acima do Tiggo 8. O modelo deve ser vendido em variante de seis lugares, com a segunda fileira de bancos feita por poltronas individuais.
Zeekr 7X

O Zeekr 7X deve ser o próximo lançamento da marca no Brasil. O modelo chegou ao mercado chinês ano passado e não deve demorar a desembarcar por aqui. Com preço estimado em R$ 500.000, esse elétrico vem para disputar o mercado de luxo. Vale lembrar que a Zeekr e a Volvo fazem parte do mesmo grupo.
Só que a chinesa se destaca por ser uma marca mais minimalista e tecnológica. Essa fabricante tem se chamado atenção no mercado global, ainda mais depois do Zeekr X ter sido eleito o carro mais seguro do mundo na pelo Euro NCAP. Como se pode ver, as chinesas também estão trabalhando fortemente para deixar no passado sua fama de carros inseguros.
Lynk&Co 01
![Lynk & Co 01 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/lynk_co_01_ex-f_83_edited-1200x720.jpg)
Outro SUV do Salão Xangai que vêm ao Brasil é o Lynk&Co 01, inclusive, ele que marcará a estreia da marca em solo brasileiro. Assim como outras marcas chinesas, o foco da Lynk&Co é surfar na mesma onda que a BYD. Esse modelo, por exemplo, rivaliza com o Song Plus Premium e deve chegar as concessionárias na faixa de R$ 300.000.
O Lynk&Co 01 é oferecido em versões a combustão, híbrida e elétrica em outros mercados. Por aqui a aposta deve ser a configuração híbrida equipada com o motor 1.5 turbo e um elétrico, cuja potência e torque combinados é de 261 cv e 43,3 kgfm. A expectativa é que a estreia da marca aconteça no Brasil já em 2026.
Qual desses 5 SUVs do Salão de Xangai que vêm para o Brasil é o seu preferido? Conte para nós nos comentários.