Mudar o gosto dos donos de caminhonetes de repente não é tarefa fácil. Não se trata apenas do que está sob o capô, mas sim da experiência — da sonoridade, do legado do motor. Por isso, a decisão da Ram de trazer de volta o V8 Hemi vai além de uma simples estratégia de negócios. Mas sim, compensação de um erro da Stellantis.
Não importa o quão eficiente um motor possa ser, a esmagadora maioria dos consumidores de caminhonetes grandes nos Estados Unidos quer sentir o ronco potente e borbulhante de um motor V8. Um legado construído ao longo de décadas, difícil de ser substituído.
Tim Kuniskis, CEO da Ram, acredita que a ausência do V8 Hemi poderia resultar numa queda de cerca de 30 mil unidades vendidas por ano. Não é apenas uma questão de números, mas da forma como os consumidores associam a identidade do fabricante ao icônico propulsor V8 Hemi da Stellantis.

Embora o seis cilindros em linha sobrealimentado ofereça desempenho superior em números, a volta do V8 Hemi representa muito mais do que dados técnicos. É uma conexão emocional com os consumidores e um símbolo da personalidade da marca. Algo que Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis, não havia percebido.
Os argumentos de tirar o V8 Hemi
Quando a Stellantis decidiu tirar o V8 Hemi de cena, houve a tentativa de justificar a estratégia com argumentos positivos. Apesar de investimentos milionários no motor de seis cilindros, a preferência dos consumidores falou mais alto. “Com uma lealdade de 75 a 80% dos donos de caminhonetes, você não pode se dar ao luxo de perder esses clientes para a concorrência”, explicou Kuniskis em entrevista à CNBC.

Ele ressaltou que o V8 Hemi faz parte da identidade da Ram. “Os americanos identificam o desempenho das caminhonetes pelo oito cilindros em V. Eles gostam de saber que têm um V8 Hemi sob o capô”, afirmou Ed Kim, presidente e analista-chefe da AutoPacific, em matéria publicada no Carscoops.
Para Kuniskis, cerca de 40% dos compradores da Ram optarão pelo V8 Hemi, o que já se refletiu na rápida reação do mercado: mais de 10 mil pedidos foram registrados no primeiro dia de disponibilidade do motor. A Ram cobra um adicional de US$ 1.200 pelo Hemi — algo que não acontece nas caminhonetes full-size da Ford ou da GM.

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Stellantis errou em tirar o motor V8 Hemi. Acertou em colocá-lo de volta.
Retirar o motor V8, foi um devaneio grave .
-Wellington .
Agora a Dodge está nas mãos da rainha do downsize. Fazer o que, né?
é um motor excepcional quê jamais deveria ter saído ainda mais pelo próprio porte daRAM
Só quem dirigiu um v8 sabe a sensação.
Foi.absurdo que esta sendo corrigido e estarei na lista de compra. Ja tive 3 ram 1500 hemi
Quem quer eficiência não gosta de carro, so quer um meio de transporte.
Quem gosta de carro de verdade gosta de ronco barulhento e motores que em cada acelerada abre um buraco na camada de ozônio!