Home » Novidades » Volta do V8 Hemi escancara erro da Stellantis

Novidades

Arrumando a casa

Volta do V8 Hemi escancara erro da Stellantis

Após críticas e queda de vendas, a Ram volta a oferecer o icônico motor V8 Hemi. Mais de 10 mil unidades foram encomendadas no primeiro dia

3 min de leitura

Mudar o gosto dos donos de caminhonetes de repente não é tarefa fácil. Não se trata apenas do que está sob o capô, mas sim da experiência — da sonoridade, do legado do motor. Por isso, a decisão da Ram de trazer de volta o V8 Hemi vai além de uma simples estratégia de negócios. Mas sim, compensação de um erro da Stellantis.

Não importa o quão eficiente um motor possa ser, a esmagadora maioria dos consumidores de caminhonetes grandes nos Estados Unidos quer sentir o ronco potente e borbulhante de um motor V8. Um legado construído ao longo de décadas, difícil de ser substituído.

Tim Kuniskis, CEO da Ram, acredita que a ausência do V8 Hemi poderia resultar numa queda de cerca de 30 mil unidades vendidas por ano. Não é apenas uma questão de números, mas da forma como os consumidores associam a identidade do fabricante ao icônico propulsor V8 Hemi da Stellantis.

Embora o seis cilindros em linha sobrealimentado ofereça desempenho superior em números, a volta do V8 Hemi representa muito mais do que dados técnicos. É uma conexão emocional com os consumidores e um símbolo da personalidade da marca. Algo que Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis, não havia percebido.

Os argumentos de tirar o V8 Hemi

Quando a Stellantis decidiu tirar o V8 Hemi de cena, houve a tentativa de justificar a estratégia com argumentos positivos. Apesar de investimentos milionários no motor de seis cilindros, a preferência dos consumidores falou mais alto. “Com uma lealdade de 75 a 80% dos donos de caminhonetes, você não pode se dar ao luxo de perder esses clientes para a concorrência”, explicou Kuniskis em entrevista à CNBC.

Ram 1500 [Foto: Divulgação]

Ele ressaltou que o V8 Hemi faz parte da identidade da Ram. “Os americanos identificam o desempenho das caminhonetes pelo oito cilindros em V. Eles gostam de saber que têm um V8 Hemi sob o capô”, afirmou Ed Kim, presidente e analista-chefe da AutoPacific, em matéria publicada no Carscoops.

Para Kuniskis, cerca de 40% dos compradores da Ram optarão pelo V8 Hemi, o que já se refletiu na rápida reação do mercado: mais de 10 mil pedidos foram registrados no primeiro dia de disponibilidade do motor. A Ram cobra um adicional de US$ 1.200 pelo Hemi — algo que não acontece nas caminhonetes full-size da Ford ou da GM.

Motor HEMI V-8 da Ram 1500 com fundo branco
Motor HEMI V-8 da Ram 1500 [Divulgação/Ram]

Você acha que a Stellantis errou ao tirar o motor V8 da Ram? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

5 comentários em “Volta do V8 Hemi escancara erro da Stellantis”

  1. Luz

    Stellantis errou em tirar o motor V8 Hemi. Acertou em colocá-lo de volta.

  2. Wellington Peer

    Retirar o motor V8, foi um devaneio grave .
    -Wellington .

  3. Marcelo

    Agora a Dodge está nas mãos da rainha do downsize. Fazer o que, né?

  4. Jeferson Marana

    é um motor excepcional quê jamais deveria ter saído ainda mais pelo próprio porte daRAM

  5. Marcos bento Demetrio

    Só quem dirigiu um v8 sabe a sensação.

  6. Vince

    Foi.absurdo que esta sendo corrigido e estarei na lista de compra. Ja tive 3 ram 1500 hemi

  7. André MP

    Quem quer eficiência não gosta de carro, so quer um meio de transporte.
    Quem gosta de carro de verdade gosta de ronco barulhento e motores que em cada acelerada abre um buraco na camada de ozônio!

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar