Ao vivo
Home » Novidades » Audi assume erro dos botões touch e traz controles físicos de volta

Novidades

Mais uma que volta atrás

Audi assume erro dos botões touch e traz controles físicos de volta

A decisão da montadora de Zwickau vai mudar o A5, Q5, A6, A6 e-tron e Q6 e-tron por botões e rolagens de verdade

3 min de leitura

As montadoras tradicionais finalmente estão se ligando de que encher os carros de botões touch foi um tremendo erro. A ideia até tinha bom intuito de dar uma aparência mais moderna, minimalista e tecnológica, mas na prática é um problema. Qualquer esbarrão muda uma função e, em alguns modelos, até tira a segurança. A Audi foi uma das primeiras a admitir isso e começou a voltar com o simples bem feito.

Os primeiros modelos a abandonar os botões touch no volante foram anunciados: o A5, Q5, A6, A6 e-tron e Q6 e-tron trocarão o touch pelos botões em breve. Eles vão passam a usar rolagens físicas para ajustar volume e navegar pelos menus do painel digital. 

Investimento no físico

A Audi explicou que essas alterações ocorrem devido aos pedidos insistentes dos clientes. Segundo a marca, a maior parte das reclamações era dos controles touch no volante. Além disso, esse tema entra em outro ponto que a Audi já havia comentado. Executivos da marca afirmaram que a marca não fez o seu melhor em relação à qualidade de interiores nos últimos anos. 

Interior do Audi SQ6 Sportback e-Tron [Divulgação]

Houve corte de custo, muita aposta em telas gigantes e uma redução clara de comandos físicos. Agora, o discurso promete voltar ao padrão que a consagrou, com materiais melhores e ergonomia mais inteligente, longe dos chineses. 

Euro NCAP aperta o cerco

E a Audi não está sozinha nessa. A Volkswagen já confirmou que também está devolvendo os botões físicos em vários modelos novos, e a Mercedes-Benz, que apostou forte em superfícies sensíveis ao toque, anunciou que vai abandonar parte dessa solução porque a experiência não entregou o que se esperava.

Audi A6 Avant
Audi A6 Avant [Divulgação]

A iniciativa de comando touch e telas espalhadas por todo carro com os comandos concentrados na tela, acontece por boa parte da filosofia dos carros chineses, mas especialmente em cortar custos. A ideia jogada na mídia é para deixar o ambiente mais minimalista, porém no dia a dia, a praticidade some. E por isso, o Euro NCAP já sinalizou que vai punir veículos que não tenham botões físicos para funções consideradas essenciais. 

A tendência agora é que as telas continuem, obviamente, mas com botões essenciais para funções rápidas, como ventilação, volume, modos de condução e ajustes imediatos. E é aqui que entra o Concept C, o novo estudo da Audi que sinaliza esse retorno ao físico. 

Audi Concept C substituto do TT e R8
Audi Concept C [Divulgação]

O protótipo usa peças de alumínio, botões de verdade, comandos giratórios e uma pegada premium que resgata essa tradição da marca. A Audi chamou isso de clique inconfundível, aquele toque mecânico que parece simples, mas faz diferença gigantesca no dia a dia.

Acha que o mercado volta de vez aos botões físicos ou as marcas vão insistir no touch até o fim? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar