Enquanto o BMW X4 já está em sua segunda geração e a Mercedes-Benz prepara a mudança mais drástica da história do GLC Coupé, a Audi finalmente entra no segmento de SUVs cupês de porte médio-grande com o inédito Q5 Sportback. Revelado na Europa, ele deve chegar ao Brasil no próximo ano.
Baseado na segunda geração do Audi Q5, que estreou em 2016 e foi reestilizada em 2020, o Q5 Sportback segue a mesma receita de e-tron Sportback e Q3 Sportback: teto em arco, traseira alta e curta e um visual mais esportivo que seu equivalente regular.
Em termos de espaço, o Q5 Sportback perdeu 40 litros de porta-malas, totalizando 510 litros. Os bancos traseiros foram levemente rebaixados para manter a boa altura para a cabeça dos que sentam atrás.
Para os que querem mais potência, o SQ5 Sportback já estará disponível na Europa e contará com motor V6 3.0 TFSI turbo de 355 cv. As versões quatro cilindros contam com transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas, enquanto o SQ5 vem com câmbio automático Tiptronic de oito marchas.
Tração integral, chamada pela Audi de quattro, é padrão para todos os Q5 Sportback. A marca alemã promete ainda duas versões híbridas plug-in TFSIe, mas não revelou ainda quando elas serão lançadas.
>>Audi confirma e-tron Sportback S para Brasil e mudanças em SQ7 e SQ8
>>Impressões: e-tron Sportback é elétrico por acaso e Audi por completo
>>Demanda pelo Taycan é tão alta que Porsche pediu ajuda à Audi