Quando a Audi anunciou o fim do TT e do R8 entre 2023 e 2024, muitos fãs lamentaram a despedida. Dois ícones que marcaram época saíram de cena em nome da eletrificação e da busca por modelos mais rentáveis. Mas a ausência de um carro com história esportiva pode estar perto de acabar. Tudo indica que a marca das quatro argolas prepara um retorno com conceito esportivo inédito que será mostrado no Salão de Munique.
A confirmação veio por meio de teasers oficiais publicados pela própria Audi. Em um dos vídeos, a marca exibiu o TT e a frase “as lendas de ontem são o plano para o amanhã”. Em seguida, surgem outros clássicos de competição e até o conceito Avus, como se a montadora resgatasse seu passado para dar spoiler do que vem no futuro.
Outro teaser cita os famosos Silver Arrows, monopostos da Auto Union que já nos anos 1930 usavam carroceria de alumínio e motor central, soluções que estavam muito à frente do seu tempo.
Entre TT e R8, agora elétrico

Segundo o CEO da Audi, Gernot Döllner, o novo carro é tratado internamente como TT Moment 2.0. Ele já confirmou que será 100% elétrico e posicionado entre o TT e o R8, ou seja, não será um esportivo de nicho tão extremo quanto o supercarro, mas também não ficará no patamar de acesso que foi o TT.
A expectativa é que o modelo compartilhe plataforma e tecnologia com o futuro Porsche 718 elétrico, projeto que já foi flagrado em testes e vem sendo desenvolvido dentro do grupo Volkswagen. A Audi teria calibrado sua própria versão com proporções menores que um A5, mas com perfil mais encorpado e esportivo.
O que esperar
![Audi TTS Final Edition [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/02/32166-TTFinalEdition_edited-1200x720.jpg)
Ainda não há nada oficial, mas é especulada tração integral com dois motores, boa autonomia e desempenho próximo ao dos esportivos a combustão que fizeram a história da marca. Se realmente usar como base a arquitetura PPE do 718 elétrico, irá herdar baterias de última geração e carregamento rápido.
Vale lembrar que o Porsche 718 elétrico teve atrasos devido a questões com as baterias, e isso pode impactar o cronograma do novo Audi. Mesmo assim, a estreia do conceito em Munique agora está confirmado.
Acha que a Audi ainda deveria investir em esportivo a combustão, mesmo com a legislação europeia, ou está certa de fazer o esportivo elétrico entre o TT e R8? Deixe sua opinião nos comentários!



