Em 2024, a Jaguar compartilhou seus planos audaciosos para o futuro da marca. Isso incluía ficar um ano ou mais sem sequer um modelo novo. Mais que isso, a fabricante encerrou a produção de praticamente todos os seus modelos, exceto o F-Pace. Com isso, já era de se esperar que as vendas da Jaguar cairiam drasticamente.
Segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, a Jaguar teve apenas 49 emplacamentos no mês de abril. Isso significa uma queda de 97,5% nas vendas em relação ao mesmo período em 2024, quando registrou 1.961 emplacamentos.
Fazendo um recorte mais amplo, a Jaguar vendeu 2.665 unidades no acumulado de 2025, o que é praticamente um quarto das vendas no primeiro quadrimestre de 2024, quando registrou 10.641 emplacamentos. Podemos esperar por resultados ainda piores nos próximos quadrimestres do ano.

O que tem salvado a Jaguar de cair no esquecimento é o seu passado respeitável e o seu futuro polêmico. Pois, o presente da marca tem sido bem desinteressante. É recomendável que a Jaguar saiba exatamente o que está fazendo para conseguir se recuperar quando lançar o primeiro modelo da nova era da marca.
Azar de uns e sorte de outros
Enquanto as vendas da Jaguar caem drasticamente mês a mês, o grupo Jaguar-Land Rover registrou o maior lucro em uma década. Ela afirma ter gerado US$ 3,33 bilhões de receita no último ano fiscal, que foi encerrado em março.

Enquanto a Land Rover vendeu globalmente 272.268 unidades do Defender, Range Rover Sport e Range Rover, contra 26.862 carros da Jaguar vendidos no mesmo período. Ou seja, a Land vendeu quase 11 vezes mais.
Os EUA é um dos grandes reesposáveis pela ascensão nas vendas do grupo JLR, já que a América do Norte registrou um aumento de 14,4% nas vendas no primeiro trimestre de 2025. Para fins de curiosidade, dos 111.413 veículos vendidos globalmente pela JLR este ano, 34.764 foram vendidos nos EUA.
Até quando a Land Rover conseguirá tirar proveito deste momento turbulento na história da Jaguar? Conte para nós nos comentários.